Peça de Galisteu faz público querer sair antes do fim

Adriane Galisteu, Jairo Mattos e Lúcia Veríssimo são o trio central da peça - Foto: Victor Hugo/Divulgação

A comédia Uma Mulher do Outro Mundo, protagonizada por Adriane Galisteu, está inserida no que se convencionou chamar de “teatro comercial”. É o tipo de espetáculo em que o público procura entretenimento certeiro. Contudo, a montagem fica longe de tal objetivo. Diante dela, rir é tarefa árdua.

A obra dirigida por Alexandre Reinecke, em cartaz no Teatro das Artes, em São Paulo, é enfadonha. A premissa do texto escrito pelo inglês Noël Coward e traduzido para o português por Miguel Paiva até poderia ter se convertido em uma obra interessante: um casal se vê perturbado com a volta do espírito da falecida ex-mulher do marido.

Se bem que Jorge Amado construiu uma dramaturgia infinitamente melhor em Dona Flor e Seus Dois Maridos – cuja adaptação teatral também está em cartaz na cidade, no Teatro Sérgio Cardoso.

De toda forma, o público entra com disposição para ser seduzido pela obra. A grandiosidade do cenário de José de Anchieta, que reproduz o interior de uma bela residência inglesa de meados do século 20, enche os olhos, bem como os sempre bem cortados figurinos de Fabio Namatame. Contudo, logo a encenação se arrasta e o espectador sente um cheiro de blefe no ar.

Apesar de ter trabalhado ao lado de nomes consagrados como Paulo Autran, Bibi Ferreira e Jô Soares, falta a Adriane Galisteu envergadura cênica para segurar o posto de protagonista de uma obra de quase duas horas de duração. Adriane simplesmente não convence. Perdida no palco e com pouca ajuda da direção, parece que ela pulou de seu programa de TV direto para o tablado.

O excesso de gestual e um ar de vaidade forçada prejudicam não só a atuação dela como a dos atores com quem contracena, sobretudo Jairo Mattos e Lúcia Veríssimo, intérpretes do casal central. Os dois, apesar de experientes, parecem ligados no piloto automático. Falta viço. E o público sente.

A direção se equivoca ainda em algumas escolhas, como o inexplicável efeito sonoro de trovão a cada entrada da empregada da casa (Daniela Mustafci) ou a trilha que, de forma abrupta, coloca um hip hop totalmente fora de contexto com o proposto até então. Mas o maior problema é o pouco trabalho na “carpintaria de ator”.

Até Iara Jamra, mesmo sendo a melhor em cena na pele da exotérica Madame Arcati, peca em não explorar por completo a riqueza de sua personagem. A impressão que se tem é que, sem encontrar motivação no embate cênico com seus pares, Iara faz o arroz com feijão, cheio de caretas e gritos.

A obra dura tanto que, na sessão vista pelo R7, no último domingo (29), o público chegou a aplaudir por engano, antes do fim real do espetáculo, tamanha ansiedade em ir embora. Muitos dormiram.

Após os aplausos do fim real, o ator Jairo Mattos ainda ironizou, falando em tom de piada que se tratava do começo de um breve intervalo e que o espetáculo continuaria. Diante dos olhos de pavor da plateia, ele logo revelou que se tratava de uma brincadeira – tão sem graça como a peça.

Uma Mulher do Outro Mundo
Avaliação: ruim
Quando: sexta, às 21h30; sábado, às 21h; domingo, às 19h. Até 27/5/2012
Onde: Teatro das Artes (shopping Eldorado, av. Rebouças, 3.970, São Paulo, tel. 0/xx/11 3034-0075)
Quanto: R$ 60 (sexta e domingo) e R$ 70 (sábado)
Classificação: 12 anos

Internauta do R7 escolhe os musos do teatro em abril

Por trás do pano – rapidinhas teatrais

Erika Riedel inaugura coluna na SP Escola de Teatro

Saiba como ver a peça de Gianecchini de graça

Leia outras reportagens do blog Atores &  Bastidores!

Descubra agora os segredos de toda miss!

 

Você pode gostar...

32 Resultados

  1. Célia disse:

    Vocês do R7 e Record só podem estar de marcação com a Galisteu porque eu já ouvi falar que a peça é boa e quem viu gostou muito. Isso é por causa da Ana Hickmann?

  2. Cris disse:

    É verdade Célia, gosto não se discute mas prefiro a peça da Galisteu ao programa apelativo e sem conteúdo da Ana Hickman.

  3. Berta disse:

    Olha pelo que conheço da vida, ninguem é tao ruim assim,o que o R7 fala da moça já esta ficando sem credibilidade.
    No começo eu até acreditava mas agora…… não sei não.

  4. mario disse:

    É sim Célia. Engraçado que essa materia só saiu dias depois da briga das duas. Óbvio que esse cara recebeu ordens de tentar denigrir a imagem da Galisteu e da sua peça como atriz.
    Eu vi a peça e achei ótima. Quem é esse cara para julgá-la? por favor…

  5. Gabriel Oliveira disse:

    Célia, se é ruim ou uma b… não sei. Pois, assim como você não assisti ao espetáculo (se podemos chamar assim). Mas acredito no profissionalismo do jornalista que aqui escreve. Com certeza ele não iria inventar uma ironia feita pelo ator da peça Jairo Mattos ao público. Vai ver sua amiga é na verdade uma AMIGA DA ONÇA!

  6. Polliana disse:

    Gabriel: Quem é o jornalista que escreveu essa matéria? Pois não vi o nome (mas vc deve ter visto)..Aproveito e pergunto a redação: QUEM É O JORNALISTA..

  7. Polliana disse:

    Gabriel: agora eu li quem é o jornalista e fiquei mais indignada ainda…Ele trabalha para quem?

  8. Dermeval White Paim disse:

    Miguel, bom dia!
    Lamentavelmente estamos vivendo uma epoca pífia nas artes não é possível que sejamos obrigados a engolir goela abaixo estes arremedos do tipo Adriane Galisteu (Atriz?), cantores (Michel Teló?)é o final dos tempos!!!!!!!
    Há que ter alguém na Midia que fale por nós, espero que seja você, mete a boca meu amigo ou viveremos eternamente nesta hipocrisia (Paulo Autran, Paulo Gracindo, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e outros devem estar se revirando no túmulo).
    Um abraço!!!

  9. Amanda disse:

    Por favor Polliana, a cara dele está estampada no blog. Acho que vc está precisando de um curso de inclusão digital! Agora o fato do jornalista trabalhar no R7 não afeta a credibilidade dele como um crítico teatral. Eu penso assim, acho que deve ser uma pessoa com gabarito intelectual para fazer tal crítica!

  10. Rogério disse:

    Bom dia pessoal, eu fui assistir este fiasco da Galisteu no grande palco do teatro. Ela pode mandar muito bem atrás da lente do J.R. Duran, já nos palcos só se for atrás da televisão!!!!

  11. Murilo disse:

    E quem disse que galisteu é atriz?

  12. Verita disse:

    Oxe cade meu comentario? foi censurado???????

  13. André disse:

    Não vi a peça, mas já vi algumas atuações da Adriane Galisteu e não foram ruins – ninguém nasce atriz. Se ela fosse péssima, não seria protagonista de peça, nem ter recebido convite para atuar de Bibi Ferreira. E para entrar na polêmica, Adriane é uma lady, inteligentíssima e estou com ela. Sou Muito + ela do que Ana Hickmann; mas a mídia divulga o que quer e o que não quer. Tudo é possível.

  14. cassia lima disse:

    e verdade que Adiane Galisteu estar muito longe de ser uma Atriz, mais issso tudo e por causa da Ana HICKMAMM, so voces não viram que a Ana e forçada naõ convence ninguem o programa e chato cansativo e sem novidades, se a emissora estiver querendo a audiencia retornava com as series

  15. DRICA disse:

    Gnt!vcs ainda perdem tempo de ficar brigando por causa dessa gata seca da Galisteu?Essa mulher caiu de paraquedas na mídia. Eu não assisti à peça mas imagino q deva ser igual ao programa que ela apresenta:UMA PORCARIA! Ela e aqueles puxa-sacos só ficam metendo o pau nos outros tenho até pena dessa mulher,essa alpinista social. Deve pagar jabá p/ estar na mídia.Ela tem q comer mto angu e nascer de novo p/ ser atriz e chegar aos pés da Ana Hickman então? kkkkkkkk e o pior hein fia…o MARIDÃO da Ana, macho de verdade, defende ela com unhas e dentes.kkkkkkk

  16. Fabricio Mugnol disse:

    Nem vale apena assistir…é perda de tempo

  17. Eduardo Lima disse:

    Não concordo. Fui do meu Estado ver em SP, e adorei. Achei engraçada demais a peça. Lúcia e Jairo excelentes. E Adriane faz o que o papel pede, nem parecia a apresentadora. Curti demais. Parabéns a todos envolvidos na peça.

  18. Jeruza disse:

    Essa Galisteu se acha demaissssssssss, por isso dá bola fora.

  19. Murilo disse:

    Vale lembrar que a Ana tambem não é atriz, mas na tv dá de dez dá Galisteu

  20. Wagner disse:

    Eita implicância com a Galisteu em R7??!!

    Se ela é tão ruim atriz assim, porque será que monstros sagrados do teatro realizaram trabalhos com ela?

  21. Sthé disse:

    Essa Galisteu se acha demaissssssssss, por isso dá bola fora.[2]Concordo.
    Miguel,fala de Dona Flor!!!! Adorooo a Fê Vasconcellos.E a peça é um sucesso! Gostaria de saber como ela está como Dona Flor…rs Bjos.Ah,sei q o Marcelo Faria arrasa,TDB.rsrsrsrrs

  22. CLAUDEMIR disse:

    NADA QUE GALISTEU FAZ TEM SENTIDO…É PESSIMA APRESENTADORA,COMO INTREVISTADORA IDEM…COMO ATRIZ UM DESASTRE.MAS ELA ESTÁ NA MÍDIA DIARIAMENTE, DESDE A MORTE DE SENNA,É UM ABSURDO!ELA PROVOCA PARA SAIR NA MÍDIA …E A IMPRENSA CAÍ DE PATINHO…

  23. jose antonio queiroz disse:

    Já tá na hora dessa moça desaparecer….já ta cansando…tanto na tv como na mídia em geral…..adeus……..

  24. Pra quê ficar falando mal dos outros, isso é uma falta de respeito, elogiar até que vai, mas denegrir a imagens das pessoas pra baixar a auto-estima e prejudicar…isso é inveja ou o que? cada um tem o seu jeito de ser, quem gosta…vai curtir, quem não gosta…não precisa nem dar atenção. O que vcs ganham falando mal dos outros? Que falta de ética e moral. Cada um cuide de sua vida!

    Quanta hipocrisia.

    Parabéns aos que sabem respeitar, elogiam ou que mesmo sem curtir tal pessoa, não falam mal.

  25. Jael Kuster disse:

    Então Galisteu virou atriz não!! Deve ser ATRIZ{TEZA} da família.AFF…..Péssima como ninguem mais.

  26. Vcs não percebem que o interesse dessa matéria é causar o que vcs estão fazendo, discussões e intrigas. Pelo amor de Deus, o que vcs ganham com isso?

    Tudo que é “verdade”, é o que a mídia mostra, vcs não tem opnião, são levados pelo que os outros dizem ou decidem por vcs ou o que? A mídia mexe tanto com a mente das pessoas. Esqueçam os assuntos que correm nos jornais, na tv, os quais são: futebol, “notícias dos famosos”, disputa por atenção e etc…Aproveitem o tempo de vcs falando com quem vc amam, passem o tempo com a família ao invés de ficar na frente da tv vendo uma novela (sem vc saber, essa novela corta a comunicação com pessoas especiais para vc, nem que seja só por 5, 10, 20 minutos ou qualquer q seja o tempo). Sua vida, seu tempo, sua família é preciosa demais para serm gastos de forma tão banal, despresível ou insignificante.

  27. Samid disse:

    Chega de Galisteu, pelamor!

  28. marlene disse:

    Na boa, A Galisteu não é boa atriz mesmo, assisti Chica da Silva, ela entrava muda e saia calada. Mas, a Ana H. também não é boa apresentadora,seu programinha é chatésimo, já falei, no dia em que ela sir, eu volto a assistir a Record aos domingos.

  29. Cri disse:

    Bibi Ferreira colocou a Galisteu em uma peça para atrair público, só isso. À época ela encontrava-se no auge dos contratos publicitários, disputada à tapa pelas revistas de moda, beleza, de fofocas, etc e tal. A intenção era conseguir publicidade para o teatro, ou atrair público. Se não fosse por isso, a grande dama do teatro não apostaria em uma pessoa cuja única experiência na dramaturgia havia sido aquele papel desastroso na novela da Manchete. Depois da peça a moça começou a espalhar (e acreditar) que era atriz, já que tinha até Bibi Ferreira no currículo, e o público ingênuo acreditou. E ainda tem alguns diretores espertos que oferecem papéis a ela em busca de público e patrocínio. O resultado é esse aí.

  30. Tania disse:

    Galisteu é muito corajosa, sempre encara os desafios profissionais com muita dignidade.
    Não acredito que um ícone do teatro como Bibi Ferreira ia correr o risco de ser ridicularizada apostando em alguém sem talento. Acho que o problema é que teatro absorve muito o ator, e ela tem o programa de televisão que causa esta quebra, se pudesse se dedicar somente à peça, talvez melhorasse.
    Ao contrário de alguns, e esta é a opinião de quem não a conhece pessoalmente, dentro desta safra de apresentadores e apresentadoras atuais, Adriane se destaca porque é inteligente e articulada.
    Enquanto o que ela fizer estiver rendendo críticas, boas ou ruins, ela estará longe do ostracismo.

  31. Wilson disse:

    Descordo!
    A peça é ótima, e Adriane Galisteu como sempre um espetáculo, além de ótima apresentadora!!

  32. Silvana Castro disse:

    Ela foi considerada uma excelente atriz por ninguém menos que Bibi Ferreira e Jô Soares e ela é maravilhosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *