Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Cena na praça Marechal Deodoro marca o começo do espetáculo Barafonda - Foto: Cacá Bernardes

Por Miguel Arcanjo Prado

Barafonda
Aclamado espetáculo de rua da Cia. São Jorge de Variedades, Barafonda está de volta em duas únicas sessões, com 240 minutos cada uma. Serão nos dias 1º e 3 de novembro, com saída às 15 horas na praça Marechal Deodoro, em São Paulo. Oportunidade dupla.

Barafonda 2
A peça tem números de impressionar: 25 atores, quatro músicos, 150 figurinos, dois carros alegóricos e quase dois quilômetros percorridos por artistas e espectadores. A coordenação geral é de Patrícia Gifford. Rala um bocado.

Barafonda 3
A volta de Barafonda tem participação das comunidades do Jongo do Tamandaré, de Guaratinguetá (SP) e da Irmandade do Rosário de Justinópolis (MG), que fazem oficinas abertas ao público, como a Oficina de Congado, com Mestre Dirceu Ferreira (dia 1º de novembro, das 10 às 13 horas) e Oficina de Jongo, com Jefinho do Tamandaré (dia 3 de novembro, das 10 às 13 horas). Todas na Casa Livre (r. Pirineus, 107, Barra Funda). Vale a pena.

Barafonda 4
No dia 2 de novembro, às 15h, será lançada a edição 9 do fanzine São Jorges. Na rua Lopes de Oliveira, em frente à sede da Cia. São Jorge de Variedades, no número 342. O quarteirão entre as ruas Barra Funda e Vitorino Carmilo será fechado para a festança. A coluna vai.

Barafonda 5
O elenco de Barafonda é numeroso, mas a coluna faz questão de deixar registrado o nome de todos, em ordem alfabética: Alexandre Krug, André Capuano, Angela Maria Prestes, Anna Cosenza, Bárbara Bonnie, Caco Pontes, Camilla Martinez, Carol Portela, Cristiano Kunitake, Dárcio de Oliveira, Fernanda Machado, Flávio Porto, Georgette Fadel, Isa Santos, Ivan Zancan, João Inocêncio, Jonathan Silva, José Andery, Antonia Mattos, Juliana Amorim, Leandro Rosario, Majo Sesan, Marcelo Reis, Maria Carulina Macário, Marina Donati, Marita Prado, Mauro Grillo, Pascoal da Conceição, Patrícia Gifford, Paula Klein e Rogério Tarifa. Ufa!

No banco da praça
Denise Fraga fica no lugar de Caio Blat na peça Chorinho, ao lado de Claudia Mello. A direção é do grande Fauzi Arap (que também é o autor), ao lado de Marcos Loureiro, amigo da coluna. O enredo conta o encontro de uma aposentada com uma moradora de rua. Estreia dia 17 de outubro, no Teatro Eva Herz, em São Paulo. Só vai ter gente fina.

Só dois
Atençao turma de BH: a Cia. Quinta Marcha, formada por Dayane Lacerda e Rafael Lucas Bacelar, faz duas apresentações da peça Sobre-Viventes: Reeditados e Dispersos. O texto, assinado pela dupla, é fruto de pesquisa sobre a obra de Caio Fernando Abreu e Ana Cristina César. Na trilha, tem Ângela Rô Rô, Picassos Falsos e até Peninha. Dias 20 e 21 de outubro, sempre às 20h, no Galpão Cine Horto (r. Pitangui, 3.613, Horto, Belo Horizonte). Tem de ir, sô.

Prorrogou
O musical A Família Addams fica no Teatro Abril, em São Paulo, até 16 de dezembro. Então, tá.

Aconchego
Cacá Carvalho anda falando por aí que seu teatro preferido em São Paulo é o do Sesc Bom Retiro. Ele fez umnenhumcemmil por lá. Antes, ele preferia o Teatro Anchieta, do Sesc Consolação. Não mais.

Curitiba de Papel
O grupo Ânima Dois, de São Paulo, estará na 8ª Mostra Cena Breve Curitiba, no próximo dia 18 de outubro. Eles apresentarão a montagem Esboço para My Adult World. O charme do trabalho é o cuidadoso cenário de papel assinado por Alexandre D’Angeli. Merda.

Viva os pequeninos!
Olhe aí, com exclusividade para a coluna, a artista circense Alfonsina, em um dos números que o público paulistano vai conferir a partir desta sexta (12), no Circo Zanni, instalado no Memorial da América Latina, na Barra Funda. Chama-se Parada de Mão, e causará, com certeza, frenesi na plateia. Quem dirige a trupe é o ator Domingos Montangner, que se divide entre a paixão pelo circo e as gravações da próxima novela das 21h da Globo, Salve Jorge, na qual vive o personagem turco Zyah. Tem sessões sexta, às 20h30; sábado, às 17h e 20h30; domingos, às 17h e 19h30, e feriados, apenas às 17h. O ingresso é R$ 15 na sexta e R$30 nos outros dias. Feliz Dia das Crianças!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *