Baianos dão vida a vítimas do massacre do Carandiru na peça Salmo 91, na Mostra Latino-Americana

 

Na semana do julgamento, massacre do Carandiru ganha vida no CCSP – Foto: Bob Nunes

Por Miguel Arcanjo Prado

O julgamento dos policiais envolvidos no massacre do Carandiru, quando 111 presos foram exterminados no então maior presídio do País, ocupa os noticiários e também o palco do Centro Cultural São Paulo (CCSP), neste domingo (21), a partir das 18h.

Lá será apresentado espetáculo Salmo 91, de Dib Carneiro Neto, baseado no livro de Dráuzio Varella. A peça encerra a programação da 8ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, que trouxe 11 espetáculos de sete países a São Paulo, todos com entrada gratuita. Os ingressos são distribuídos a partir das 16h na bilheteria do CCSP.

A peça já teve montagem de sucesso, com direção do mineiro Gabriel Villela e elenco potente em 2007. Desta vez, quem assume a missão de recriar os relatos daqueles presos vítimas da truculência policial são os atores do Ateliê Voador Companhia de Teatro, de Salvador, na Bahia, com direção de Djalma Thürler.

Duda Woyda, ator da trupe, diz ao R7 que “não há comparação” da montagem baiana com a paulistana e que o diretor deixou o elenco criar à vontade, “sempre aberto” às propostas dos mesmos.

Outro ator do elenco, Lucas Lacerda, diz que é um privilégio encerrar a mostra e abordar no palco um assunto que voltou para as manchetes do jornais por conta do julgamento. “Durante muito tempo ninguém falou do massacre. No ano passado, quando ele completou 20 anos, também estávamos encenando a peça. E logo quando estreamos em São Paulo isso acontece justo na semana do julgamento”.

Fábio Vidal, também do elenco do Ateliê Voador, destaca o privilégio de encerrar a Mostra e diz que “o festival tem uma visibilidade enorme e forte presença do público paulistano”. Ao que Lacerda completa: “É um lugar de intercâmbio entre os artistas que fazem teatro na América Latina. Não apenas apresentamos nossas pecas, mas assistimos às dos colegas. Isso não acontece na maioria dos festivais. Conhece realizações cênicas tão diferentes é uma riqueza muito grande”.

Em julho, a peça Salmo 91 será apresentada em Miami, nos Estados Unidos, onde se apresentam no Festival Internacional de Teatro Hispano. O grupo afirmou ao R7 que espera retornar a São Paulo para uma temporada grande com o espetáculo. Eles querem trazer a trilogia composta pelos espetáculos O Melhor do Homem, Salmo 91 e O Diário de Genet. Salmo 91 ainda tem no elenco Rafael Medrado e Lúcio Tranchesi.

 

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Felipe disse:

    Apenas corrigir a legenda na foto: “ganha” e não “gana”.

  2. Felipe disse:

    De nada. Deveria ganhar uma medalha de fã mais assíduo do blog. Além disso, vou migrando pelos blogs, acompanhando suas participações. Já vi suas participações no sítio da Fabíola Reipert e, embora de malgrado, no sítio de uma loira a quem, no passado, costumava seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *