Diamante Phedra D. Córdoba faz 75 anos

Phedra D. Córdoba, a diva: 75 anos de nosso valioso diamante teatral – Fotos: Bob Sousa

Por Miguel Arcanjo Prado
Fotos de Bob Sousa

Quando deixou a Havana natal, com Fulgêncio Batista ainda no poder – Fidel Castro era apenas um nome para o futuro –, há quase 60 anos, ela sabia que corria todos os riscos. Mas tinha consciência de que seu rumo era seguir sem porto-seguro. Urgia ser diva em terras estrangeiras. Neste domingo, 26 de maio de 2013, Phedra D. Córdoba faz 75 anos de vida.


Setenta e cinco é diamante, me conta Bob Sousa, enquanto a fotografa. É claro. A pedra de maior valor e tão cara a este mineiro que vos escreve, vindo de terra forjada em joias, tinha mesmo de representá-la. Mas Phedra não é diamante bruto. Muito pelo contrário. É fruto da mais fina lapidação. Feita pela vida.

Phedra é joia rara. Bela. Forte. É cor, é drama, é comédia. É a estrela maior. Quando pisa num palco hipnotiza tudo. Tem aquilo que não se compra. E Deus foi generoso com ela.

Celebrar os 75 anos de Phedra é escrever capítulo importante de nosso teatro, que ela domina com precisão e técnica pura.

Mas Bob Sousa e eu sabemos que imagens e palavras jamais chegarão perto do que é Phedra. Ao vivo.

Mesmo assim, seguimos, sabedores de que apenas queremos fazer uma homenagem singela. Porque Phedra D. Córdoba é diva. É nosso diamante. Merece ser festejada e reverenciada. Diariamente.

Leia mais sobre Phedra D. Córdoba!

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Felipe disse:

    Parabéns a Phedra! Sua homenagem foi belíssima e merecida.

  1. Maio 31, 2013

    […] a Pompadeur Phedra D. Córdoba, nossa diva que completou 75 anos no último domingo (26), não viajou para os EUA com os Satyros. Tudo por conta do bendito […]

  2. novembro 16, 2013

    […] imagem do ensaio fotográfico realizado por Bob Sousa aqui no blog para celebrar os 75 anos de vida da atriz cubana Phedra D. Córdoba, integrante do […]

  3. Abril 10, 2016

    […] e a sessão de fotos. Jamais vou me esquecer quando, acompanhado do fotógrafo Bob Sousa, fizemos o ensaio especial para seus 75 anos no Parque da Luz. Nunca vi uma atriz posar para fotos com tanta presença. Phedra […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *