Cearenses do Teatro Máquina vão para Edimburgo, na Escócia, após o FIT Rio Preto 2013

Cena do espetáculo Ivanov, apresentado pelo Teatro Máquina no FIT 2013 – Foto: Deivyson Teixeira

Por Miguel Arcanjo Prado
Enviado especial do R7 a São José do Rio Preto (SP)*

A trupe cearense Teatro Máquina tem sua primeira viagem internacional marcada após sua participação no FIT 2013, o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, no interior paulista.

Eles vão com a cara e a coragem para o Fringe de Edimburgo, na Escócia, o mais importante festival de teatro do mundo, no próximo mês de agosto.

No FIT, eles apresentaram a peça Ivanov, adaptação do texto de Tchékhov. Esta é a segunda vez que o grupo participa do evento em São José do Rio Preto, como conta a atriz Aline Silva.

– Para nós, este é um dos melhores festivais do Brasil, pela qualidade da produção e pela forma como somos recebidos.

O ator Levy Mota faz coro e diz que todos estão “honrados com o convite”. Ele conta que o grupo sofreu um extravio do cenário e do figurino.

– Tivemos de improvisar tudo em 24 horas para fazer nossas apresentações no FIT. Foi muito tenso, mas no final, valeu a pena. Temos muito o que agradecer a todos que nos ajudaram.

Cena de teatro de rua do Fringe de Edimburgo – Foto: Getty Images

A diretora do Teatro Máquina, Fran Teixeira, conta que a viagem ao Fringe é sonho antigo, só agora viabilizado. Mas levarão outra peça para lá: Leonce e Lena é a montagem escolhida para ser apresentada aos escoceses. Ficará em cartaz por lá de 4 a 25 de agosto. Viajarão sete artistas e um produtor. A diretora faz questão de citar os apoios.

– Temos um apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, sem os quais a viagem seria inviável. E temos, sobretudo, o apoio dos nossos bolsos [risos].

O ator Edivaldo Batista, protagonista de Ivanov, acredita que a participação no Fringe de Edimburgo, seguida ao FIT 2013, “vai engrandecer o currículo do Teatro Máquina”.

– As viagens nos dão maturidade e renovam nossas forças. É muito difícil fazer teatro em Fortaleza. Infelizmente, ainda não conseguimos ficar em temporada. Fazer mais de oito apresentações lá ainda é algo impossível. Esperamos que isso mude.

*O jornalista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do FIT Rio Preto 2013

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

 

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Felipe disse:

    Tomara que o responsável pela ideia das portas seja premiado então! Quanto ao grupo, torço por seu sucesso. Será que eles não tiveram uma atuação pomposa justamente para dar um tom de época à peça? É uma possibilidade. Se for, acho então que eles acertaram.

  2. Felipe disse:

    O comentário anterior está errado. Era para ter sido postado na parte sobre Tchekhov.

  3. Felipe disse:

    Agora comentando realmente, só posso ficar feliz de ver o povo do Teatro Máquina indo para a Escócia. Acho maravilhoso! Desejo que eles tenham ótimas experiências por lá. Só posso aplaudi-los!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *