Opressão do negro vira trilogia da Cia. Os Crespos

Mulheres negras contam suas histórias de vida para integrantes da Cia. Os Crespos – Foto: Lau Francisco

Por Miguel Arcanjo Prado

Os aguerridos integrantes da paulistana Cia. Os Crespos estão em polvorosa com seu mais novo projeto, Dos Desmanches aos Sonhos – Poética em Legítima Defesa.

A trupe investiga o impacto da escravidão e também as esferas das relações entre afetividade, negritude e gênero no Brasil. Eles fazem uma pesquisa cênica e também audiovisual. O objetivo é criar uma trilogia de espetáculos que apontem para a construção da realidade do negro no País.

Para levantar material, conversam com mulheres negras. O grupo também participou, na última semana, de um encontro na Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo. No roteiro de pesquisa, ainda estão visitas a bairros da periferia, a escolas de samba e até a presídios.

A estreia da primeira peça está prevista para novembro deste ano. O foco do primeiro trabalho serão as mulheres negras e suas relações afetivas.

Cia. Os Crespos no encontro com mulheres negras na Faculdade Zumbi dos Palmares – Foto: Lau Francisco

No encontro na Faculdade Zumbi dos Palmares, eles receberam mulheres de diversas áreas e de diferentes níveis sociais e econômicos, militantes do movimento negro, jornalistas,  pedagogas, empreendedoras, farmacêuticas e produtoras culturais.

Cada uma delas pode contar sua história, tanto de vida quanto profissional. Na pauta, histórias de luta, superação do preconceito e da opressão que vive a mulher negra no Brasil.

Lucélia Sérgio, diretora do projeto que tem co-direção de Sidney Santiago, conta ao blog que “toda construção cênica será a partir dos depoimentos colhidos”.

E diz que “o foco para esta obra é a ideia do amor e as consequências do impacto o foco é a ideia de amor e as consequências do impacto da escravidão”.

Pelo jeito, os palcos paulistanos vão ganhar em breve importante reflexão artística.

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Felipe disse:

    Muito legítimo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *