Fotógrafo Bob Sousa lança livro Retratos do Teatro e declara: “Sou o Bob do teatro, que me deu tudo”

O fotógrafo Bob Sousa mostra o livro Retratos do Teatro: 169 fotografados – Foto: Tiago Cheregati; veja galeria

Por Miguel Arcanjo Prado
Fotos de Tiago Cheregati

“Olha como fiquei bonito. Estou parecendo um galã dos filmes da Metro. Estou um Clark Gable”, disse um sorridente diretor Antunes Filho no saguão do Teatro Anchieta do Sesc Consolação, na noite da última quarta (27).

O gerente regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, apresentou o livro ao público, ao lado da programadora de teatro do Sesc Consolação e jornalista Adriana Macedo – Foto: Tiago Cheregati; veja galeria

Ele conferia sua foto, que abre o livro Retratos do Teatro [Editora Unesp], do fotógrafo Bob Sousa, com 169 personalidades do teatro paulistano retratadas. A obra está disponível gratuitamente na internet.

O livro foi lançado com casa lotada. O fotógrafo passou mais de duas horas autografando cerca de 300 exemplares distribuídos gratuitamente aos convidados. Antunes lembrou a importância da iniciativa:

— É do cacete esse livro! O Bob Sousa dá uma força para o teatro. Dá um estímulo estético para a gente. Isso é bom e eu gosto. Para ele, estou sempre às ordens.

Veja galeria de fotos do lançamento de Retratos do Teatro, de Bob Sousa

A cerimônia de lançamento foi aberta pelo gerente regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda. Ele falou que o livro de Bob “ajuda a valorizar o teatro”.

— Temos grandes personalidades do teatro neste livro. É uma honra para o Sesc receber Bob Sousa e seus convidados no Teatro Anchieta, este palco que tem um significado tão importante para o teatro.

Amigos: Antunes Filho abraça Danilo Santos de Miranda no lançamento – Foto: Tiago Cheregati; veja galeria

Professor e pesquisador de teatro da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Alexandre Mate, falou que Bob Sousa documenta em seu livro uma história importante de nosso teatro.

Bob Sousa posa com sua mulher, Daniela, e os filhos, Isabela, Letícia e Pedro, no evento – Foto: Tiago Cheregati; veja galeria

— Este livro é uma oportunidade para muitos artistas terem assento na história. O modo de ser de Bob Sousa me lembra uma canção de Beto Guedes que diz “um mais um é sempre mais que dois”. O Bob traz isso: ele se doa às pessoas.

Marta Colabone, gerente de estudos e desenvolvimento do Sesc São Paulo, fez um dos mais belos discursos da noite e afirmou que “Bob Sousa, ao retratar pessoas, retratou vidas”.

Veja galeria de fotos do lançamento de Retratos do Teatro, de Bob Sousa

O ator Lee Taylor lembrou que, “numa era de banalização da imagem, o livro de Bob Sousa revela imagens cheias de sensibilidade”.

O também ator Caco Ciocler, lembrou da “simpatia” que faz com que os artistas se sintam à vontade diante da lente de Bob a quem definiu como “um amigo muito fácil de se ter”.

O público viu um vídeo com os retratos do livro exibidos em um telão, dirigido por Laerte Késsimos, com texto de Camilo Vannuchi e voz de Danilo Grangheia.

Emocionado, Bob Sousa discursou à plateia lotada. Lembrou que sua trajetória foi de muita persistência e brincou que, no começo, sempre lhe perguntavam: “Bob de onde?”.

—Fazer este livro foi viver duas vidas. Sempre me perguntavam: ‘Bob de onde?’. Foi a frase que mais ouvi. Eu sou o Bob do teatro. O teatro me deu tudo!

Clique aqui para baixar o livro Retratos do Teatro, de Bob Sousa

Veja galeria de fotos do lançamento de Retratos do Teatro, de Bob Sousa

Personalidades do teatro paulistano lotaram o saguão do para pegar o autógrafo de Bob Sousa no livro Retratos do Teatro (Editora Unesp), que está disponível na internet gratuitamente – Foto: Tiago Cheregati; veja galeria

 

Curta nossa página no Facebook!

Veja dicas da Agenda Cultural (toda sexta, meio-dia, na Record News)

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Felipe disse:

    Bela família. Parabéns a Bob!

  1. novembro 29, 2013

    […] Fotógrafo Bob Sousa lança livro Retratos do Teatro e declara: “Sou o Bob do teatro, que me deu t… […]

  2. dezembro 1, 2013

    […] de posar lá para o retrato que Bob Sousa teimou em fazer deste vosso escriba para seu livro, Retratos do Teatro, lançado com toda pompa na última quarta (27) no Sesc Consolação, em São […]

  3. janeiro 16, 2014

    […] é a volta de Bob ao Sesc Consolação, onde lançou em dezembro de 2013 o livro Retratos do Teatro, evento que contou com a presença da nata do teatro […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *