Conheça os Melhores do Teatro R7 2013

Com cerca de 250 mil votos, Internautas do R7 escolheram os Melhores do Teatro R7 2013

O ano de 2013 foi de muita agitação nos teatros brasileiros, cheio de espetáculos marcantes e vigorosos.

E o teatro interessa a muita gente. Foram cerca de 250 mil votos no R7, aqui no Atores & Bastidores, para escolher os Melhores do Teatro R7 2013.

Concorreram sete indicados em 17 categorias, escolhidos pelo jornalista e crítico teatral Miguel Arcanjo Prado e pelo fotógrafo Bob Sousa, especializado em teatro, já que ambos acompanham de perto a cena.

Mas quem deu a palavra final foi você, nosso internauta.

Veja, abaixo, a lista completa dos vencedores. Parabéns a todos!

Dentro É Lugar Longe, da Trupe Sinhá Zózima: Melhor Espetáculo R7 2013 – Foto: Christiane Forcinito

Melhor Espetáculo: Dentro É Lugar Longe, da Trupe Sinhá Zózima
A Trupe Sinhá Zózima fez o público paulistano embarcar em um ônibus no Terminal Parque Dom Pedro II, rumo a reminiscências de um tempo que já se foi. Lembranças brotavam, enquanto o centro da metrópole se descortinava na janela do coletivo. Com direção de Anderson Maurício e dramaturgia de Rudinei Borges, Dentro É Lugar Longe é daqueles espetáculos que ficam no coração da gente.

Grace Passô, Melhor Diretora R7 2013 pelo espetáculo Contrações – Foto: Divulgação

Melhor Diretor: Grace Passô, por Contrações
Experiente nos palcos, a diretora mineira Grace Passô reuniu outras duas conterrâneas em uma encenação marcante, Yara de Novaes e Débora Falabella. Juntas, contaram um infindável embate entre gerente e funcionária, marcado pela opressão e o abuso. Com maestria, a diretora deu um nó na garganta dos espectadores de Contrações, um dos melhores espetáculos do ano, encenado no CCBB-SP.

Ricardo Gelli: Melhor Ator R7 2013 por sua atuação em Genet, o Poeta Ladrão – Foto: Bob Sousa

Melhor Ator : Ricardo Gelli, por Genet: O Poeta Ladrão
Ele conquistou o público cheio de libido que foi ver Genet: O Poeta Ladrão, com direção de Sergio Ferrara e dramaturgia de Zen Salles, encenada no Espaço Beta do Sesc Consolação.

Yara de Novaes: Melhor Atriz R7 2013 por sua atuação em Contrações – Foto: Bob Sousa

Melhor Atriz: Yara de Novaes, por Contrações
Na pele de uma gerente pragmática e manipuladora, Yara de Novaes foi de uma grandeza no palco que engoliu tudo ao seu redor. Em uma das melhores performances de sua carreira já recheada de trabalhos impactantes, ela conquistou o público em Contrações, mesmo sendo a vilã da história. A atriz foi de força única e certeza absoluta do que fazia no palco. E ninguém duvidou dela. Juntos, acreditamos todos, assustados.

Sérgio Maggio: Melhor Autor do Teatro R7 2013, por Eros Impuro – Foto: Eduardo Enomoto

Melhor Autor: Sergio Maggio, por Eros Impuro
Com sua Criatura Alaranjadas Cia. de Teatro, o baiano radicado em Brasília aportou em São Paulo em curtíssima temporada com um espetáculo simples, mas de discurso potente: Eros Impuro, também dirigido por ele. O monólogo vivido pelo ator Jones de Abreu, apresentava um texto que é fruto de árdua pesquisa de Sergio Maggio junto a prostitutas e aborda o espinhento tema do abuso sexual infantil. Tudo feito de forma poética e forte, misturando a vida na arte.

Mario Sergio Cabral: Revelação do Teatro R7 2013 por Viúva, porém Honesta, do Magiluth – Foto: Bob Sousa

Revelação: Mario Sergio Cabral, do Grupo Magiluth, por Viúva, porém Honesta
Caçulinha do grupo pernambucano Magiluth, o ator Mario Sergio Cabral apresentou um vigor interminável na montagem debochada do grupo recifense para o texto Viúva, porém Honesta, de Nelson Rodrigues. Sem pudores ou amarras, Cabral conquistou o público com a verdade de sua loucura em cena. Mostrou que veio para ficar.

Ivam Cabral: Personalidade Teatro R7 2013 – Foto: Bob Sousa

Personalidade: Ivam Cabral
Fundador do grupo Os Satyros e diretor da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral consegue estar a par de tudo quando o assunto é teatro. Cheio de contatos e participante ativos do mundo tecnológico, ele é um dos nomes mais lembrados da cena brasileira. Ivam consegue ser, ao mesmo tempo, o executivo e o artista. Coisa para poucos.

Fran Barros: Melhor Iluminação no Teatro R7 2013 por Vestido de Noiva (foto) – Foto: André Porto

Melhor Iluminação: Fran Barros, por Vestido de Noiva
Na montagem do diretor Eric Lenate para Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues no Teatro do Núcleo Experimental, Fran Barros criou uma atmosfera cheia de dimensões nas quais os personagens se perdiam em agonia, girando a cabeça do público. Artista com assinatura própria, já conquistou lugar entre os melhores iluminadores do teatro brasileiro.

Cabaret: André Latorre e Dalila Cruz levam Melhor Cenário do Teatro R7 2013 – Foto: Eduardo Enomoto

Melhor Cenário: André Latorre e Dalila Cruz, por Cabaret, da Cia. Instável
A dupla André Latorre e Dalila Cruz criou, com poucos recursos, o cenário simples e eficiente do musical Cabaret, feito com a Cia. Instável de Teatro, dirigida por Latorre. Todos fomos transportados para a conturbada Alemanha em meio à ascensão do nazismo, onde a dançarina Sally Bowles reinava na noite. Com jovens atores cheios de sede de palco, o musical marcou o ano, com filas intermináveis na sala Dina Sfat do Teatro Ruth Escobar, que poucas vezes viu um sucesso tão grande para uma montagem universitária, com alunos da Faculdade Paulista de Artes.

Gislaine Nascimento e Fernando Gimenes: Melhor Figurino do Teatro R7 2013 por Hotel Trombose – Foto: Bob Sousa

Melhor Figurino: Gislaine Nascimento e Fernando Gimenes, por Hotel Trombose
A dupla Gislaine Nascimento e Fernando Gimenes criaram um figurino cheio de personalidade e vigor para os personagens de um hotel frio e decadente. Em meio a histórias bizarras em Hotel Trombose, as roupas preencheram o escuro daquelas vidas de um brilho muitas vezes que aqueles personagens não conheciam. Um interessante trabalho da Cia. do Mofo que marcou a temporada.

Nossa Classe: Melhor Trilha/Música Teatro R7 2013 para Fernanda Maia – Foto: Ronaldo Gutierrez

Melhor Trilha: Fernanda Maia, por Nossa Classe, do Núcleo Experimental
Fernanda Maia é tarimbada quando o assunto é música no teatro. Ela criou um ambiente musical envolvente para que o diretor Zé Henrique de Paula contasse a turbulência política que viveu a Polônia nas primeiras décadas do século 20, com um jovem e aguerrido elenco. As acertadas músicas de Fernanda Maia serviram para atenuar o sofrimento dos personagens e os levarem de vez para dentro do coração da plateia.

Festival de Curitiba: Melhor Festival do Teatro R7 2013 – Foto: Daniel Sorrentino/Clix

Melhor Festival: Festival de Teatro de Curitiba
Com público de 220 mil pessoas na edição de 2013, o Festival de Teatro de Curitiba, dirigido por Leandro Knopfholz, é o maior do Brasil e já tem espaço cativo na agenda de quem se interessa por teatro. Ele foi o preferido dos internautas do R7 pelo segundo ano consecutivo, com sua diversidade exuberante, que na época da Páscoa faz da capital paranaense o centro efervescente das artes cênicas feita no Brasil e no mundo.

Grupo Magiluth: o Melhor Grupo do Teatro R7 2013 – Foto: Bob Sousa

Melhor Grupo: Grupo Magiluth, de Recife-PE
Os meninos do Grupo Magiluth, que completa dez anos agora em 2014, revigoraram o teatro feito em Recife. Mas não ficaram presos às fronteiras de Pernambuco. Eles cruzaram o rio Capibaribe e ganharam todo o País, em uma turnê de milhares de quilômetros percorridos em palcos de Norte a Sul do Brasil. Com um repertório marcante e cheio de personalidade, o grupo ainda presenteou o público com uma inventiva montagem de Viúva, porém Honesta, de Nelson Rodrigues.

O boliviano Antonio Peredo Gonzales em La Muerte de un Actor: Melhor Espetáculo Estrangeiro do Teatro R7 2013 – Foto: Natalia Peña

Melhor Espetáculo Estrangeiro: La Muerte de un Actor, da Bolívia
O ator boliviano Antonio Peredo conquistou o espectador paulistano com a simplicidade e a poesia de seu espetáculo, La Muerte de un Actor. Com um cenário mais do que diminuto, um ator se traveste de palhaço para fazer uma análise precisa e comovente de sua trajetória artística.

A turma do Vira-Latas de Aluguel, em Heliópolis (SP): Melhor Projeto do Teatro R7 2013 – Foto: Divulgação

Melhor Projeto: Vira-Latas de Aluguel, de Daniel Gaggini
O diretor Daniel Gaggini levou o ambiente do filme Cães de Aluguel, de Quentin Tarantino, para a comunidade de Heliópolis, em São Paulo, e produziu o espetáculo Vira-Latas de Aluguel, que interage coloca os moradores no centro da arte. A montagem tem elenco composto por jovens que passaram em um processo de seleção que pincelou os principais talentos da comunidade. A obra ainda dialoga diretamente com o projeto Cine Favela, que exibe filmes em uma concorrida e pequenina sala de cinema no local.

Teatro do Núcleo Experimental: Melhor Teatro R7 2013 – Foto: Divulgação

Melhor Teatro: Teatro do Núcleo Experimental
Localizado em uma charmosa loja da rua Barra Funda, número 637, o Teatro do Núcleo Experimental, comandado por Zé Henrique de Paula, Sergio Mastropasqua e Claudia Miranda, já virou referência em espetáculos de qualidade com gente jovem reunida. O local ainda tem o charmoso Café Experimental, ideal para bater aquele papo antes e depois da peça. É obrigatório frequentá-lo para quem gosta de teatro bem feito e também de ver gente bonita e interessante.

SP Escola de Teatro: Melhor Instituição do Teatro R7 2013 – Foto: Divulgação

Melhor Instituição: SP Escola de Teatro
Com cursos profissionalizantes regulares gratuitos nas áreas artísticas, a SP Escola de Teatro já é referência quando o assunto é ensino das artes do palco. Por isso é a Melhor Instituição ligada ao teatro escolhida pelos internautas do R7 pelo segundo ano consecutivo. Com seus aprendizes e mestres, ela movimenta a cena paulistana com sua gente cheia de vontade de fazer. De lá estão saindo a cada fornada artistas de primeira qualidade. Além disso, a escola promove constantes cursos gratuitos de extensão cultural voltados à comunidade em geral. Tanto a sede no Brás quanto a da praça Roosevelt já são endereços obrigatórios para quem deseja fazer descobertas em nosso teatro.

Veja a porcentagem de votos dos vencedores e de todos os que concorreram!

Saiba também quem foram os vencedores em 2012!

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Sérgio Maggio disse:

    Muito feliz em estar nesta lista de vencedores. Mas celebro a todos os indicados e a esta iniciativa capitaneada por Miguel Arcanjo Prado, soldado em prol do bom teatro. Evoé

  2. Felipe disse:

    Estou ainda perplexo com a radical mudança de placar em algumas categorias.
    Meus parabéns para:
    MELHOR ESPETÁCULO: Dentro é lugar longe;
    MELHOR ATRIZ: Yara de Novaes;
    PERSONALIDADE: Ivam Cabral – Não votei nele porém era visível que ele era um dos francos favoritos a vencer nessa categoria;
    MELHOR CENÁRIO: Cabaret – Embora também não tenha votado por essa peça, mas era outra vitória anunciada;
    MELHOR TRILHA: Nossa Classe, o que foi justíssimo.
    Acabei de checar e meu “post” dizendo meus favoritos foi lançado às 22h05min do dia 15/12/2013. Em algumas categorias, a mudança foi total. Creio que o povo deva ter passado a noite votando para alterar tanto assim o placar. Ou era permitido votar mais de uma vez?
    De qualquer forma, parabéns a todos os concorrentes. Ainda estou digerindo algumas vitórias, porque fiquei um pouco boquiaberto com tão radical mudança no resultado de algumas categorias. Também porque confesso que não torci por alguns vencedores específicos que apareceram. Realmente não serei hipócrita de dizer que dou parabéns “totais” quando são parciais para alguns e irrestritos para outros.

  1. dezembro 26, 2013

    […] a grande responsável por esta boa nova é a Trupe Sinhá Zózima, que fez o Melhor Espetáculo de 2013 na opinião dos internautas do R7, Dentro É Lugar […]

  2. Janeiro 7, 2014

    […] ganhar como Melhor Projeto do Teatro R7 em 2013 em voto popular dos internautas do portal, a peça Vira-Latas de Aluguel volta ao cartaz no bairro […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *