Crítica: Musical Crazy for You leva entretenimento à plateia no ritmo do sapateado bem executado

Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello: dupla é o casal número 1 dos musicais – Foto: Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello sabem que sua parceria no palco e nos camarins dá certo como atrativo para o público. O casal já se tornou o mais importante de nossa produção de musicais nacionais adaptados da Broadway.

Se em Cabaret a dupla no palco chamou a atenção tanto dos espectadores quanto da crítica – e logo se tornou um casal na vida real –, em Crazy for You, em cartaz no Teatro do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, não é diferente.

A química entre os dois artistas é uma das molas propulsoras do sucesso da temporada em questão. Dá para sentir a energia de que eles estão ali se divertindo, fazendo o que sempre sonharam.

Se o ambiente em Cabaret era denso com os nazistas à espreita, em Crazy for You tudo é bem mais leve e colorido.

Claudia e Jarbas: comédia na veia – Foto: Divulgação

O musical de George e Ira Gershwin e Ken Ludwig conta a história de uma caipira, Polly, que se apaixona por um sapateador bem nascido em Nova York e rejeitado pela Broadway, Bobby. Juntos, no fim de mundo onde ela mora, eles vão tentar salvar o teatro da família dela.

Sandro Chaim, mais uma vez, é cuidadoso na produção e arregimentou nomes importantes da cena, como Fábio Namatame, que assina o figurino, Duda Arruk, responsável pelo cenário, e Wagner Freire, que capitaneou a iluminação.

Miguel Falabella fez uma versão brasileira que respeita o texto original e dá um charme local à montagem, fazendo daquele interior norte-americano um interior universal, que poderia ser tanto interior mineiro quanto o paulista, por exemplo. José Possi Neto assina a direção geral e, desta vez, parece exigir mais do elenco do que em Cabaret. É evidente o aperfeiçoamento da equipe.

O grande charme deste musical é sua coreografia de sapateado, muito bem executada pelo elenco, o que demonstra que os ensaios exaustivos sob comando da coreógrafa Angelique Ilo geraram resultado evidente.

Claudia e Jarbas têm carisma para segurar boa parte da montagem e as atuações de ambos superam em muito a de boa parte do coro – onde muitos cantam e dançam divinamente, mas quando o assunto é atuar escorregam para uma interpretação infantilizada. Já Claudia e Jarbas, experientes, não embarcam nesta roubada, apesar de estarem engraçadíssimos.

Inclusive é esta capacidade como atriz de Claudia Raia que faz com que o público faça vista grossa para a falta de potência vocal da artista. Ela até executa as notas – deixando evidente o trabalho lapidar do diretor musical Marconi Araújo –, mas não tem linda voz. Guerreira, não faz disso um martírio e explora o que pode oferecer.

Claudia Raia rodeada de suas meninas do coro: coreografias bem executadas – Foto: Divulgação

No elenco, alguns atores se destacam: Rodrigo Negrini imprime força e viço a seu Lank Hawkins, o ambicioso dono do hotel interiorano. Seus embates com outros personagens são críveis e o fazem destacar. Hellen de Castro, como a dondoca Irene Roth, também chama a atenção, sobretudo pela bela voz e a segurança em cena.

Outro charme é Carla Vazquez, como a atrapalhada e desmiolada dançarina da Broadway Patsy. A atriz possui dom inato para a comédia e não soa forçada. Muito pelo contrário, suas aparições, com seu rosto e sorriso marcantes, são cheias de graça e provocam imediata identificação e acolhida do público.

No coro feminino, Mariana Matavelli ganha o olhar do espectador nos números de dança pela leveza e precisão técnica com que executa os passos. Ainda se destacam Marilice Cosenza, com olhar marcante e presença intensa, bem como Mariana Gallindo, dona de charme evidente.

No todo, o espetáculo funciona perfeitamente em seu objetivo de provocar um momento agradável para seu público. Afinal, Crazy for You é um musical feito puramente para entreter sem nenhuma culpa. E consegue cumprir a contento sua missão, criando uma atmosfera em que acreditamos que todos os problemas do mundo podem ser resolvidos com o simples ato de sapatear.

Hellen de Castro e Rodrigo Negrini, em primeiro plano: destaques do elenco – Foto: Divulgação

Crazy for You
Avaliação: Muito bom
Quando: Quinta e sexta, 21h; sábado, 17h e 21h; domingo, 18h. 170 min. Até 7/2/2014
Onde: Teatro do Instituto Tomie Ohtake (r. Coropés, 88, Pinheiros, metrô Faria Lima, São Paulo, tel. 0/xx/11 4003-5588)
Quanto: R$ 50 a R$ 200
Classificação etária: 12 anos

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Curta nossa página no Facebook!

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Renato Romanov disse:

    A Cláudia Raia é linda, estar no teatro ou na tv pra ela não faz diferença tamanha a habilidade em atuar…

  2. Felipe disse:

    Como a divulgação do espetáculo pôde escolher uma foto tão ruim quanto essa primeira?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *