Atores duelam por Ricardo III no Festival de Curitiba

No mesmo palco do Sesc da Esquina, o carioca Gustavo Gasparani e o paulistano Chico Carvalho disputam a preferência do público do Festival de Teatro de Curitiba em Ricardo III, de Shakespeare – Fotos: Lina Sumizono e Humberto Araújo/Clix

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Duas versões da mesma peça do inglês William Shakespeare disputam a preferência do público paranaense no Festival de Teatro de Curitiba 2014.

E a briga é boa, já que o duelo é travado entre cariocas e paulista. A obra é Ricardo III, apresentada em duas distintas montagens, uma do Rio e outra de São Paulo. Ambas no mesmo palco do Sesc da Esquina.

A montagem carioca tem ares pós-modernos. Encenada nos últimos dias 27 e 28, traz Gustavo Gasparani na pele de 22 dos 44 personagens da obra. A versão condensa a peça original de quatro horas em uma hora e meia e conquista a plateia.

Sérgio Modena assume a direção e diz “que o público se diverte vendo como o ator se desdobra e resolve uma cena em que há sete personagens contracenando”.

Já a montagem paulistana, protagonizada por Chico Carvalho, que levou o Prêmio Shell de Teatro de melhor ator pelo papel, é mais tradicional. “Ricardo III é um personagem improvável, que reúne tudo que há de mal no ser humano. Por isso ele não é realista, não o encontramos em todos os lugares, mas a sua ambição de poder, sim”, define o ator.

A peça, que foi apresentada no fim de semana também Sesc da Esquina, integra o projeto que prevê montagem de todos os 39 textos de Shakespeare num prazo de dez anos ao custo de R$ 40 milhões. A direção é de Marcelo Lazzaratto.

Leia a cobertura completa do R7 no Festival de Teatro de Curitiba!

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Phillipe disse:

    Ricardo III é um clássico. Duas boas opções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *