Crítica: Grupo Volátil encontra luz no fim do túnel em Sobre o Tropeço no Festival de Curitiba

Túnel de nuvens psicodélicas envolve público em Sobre o Tropeço, do Grupo Volátil – Foto: Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Enviado especial do R7 a Curitiba*

O Coletivo de Pequenos Conteúdos, que integra o Fringe, a mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba, tem grupos jovens da capital paranaense que buscam um lugar ao sol no mundo cênico. Querem a luz no fim do túnel. Um deles, o Grupo Volátil, a encontrou.

Em Sobre o Tropeço, peça com menos de 40 minutos de duração, o Volátil mandou seu recado sobre o caos contemporâneo. Fez um grito poético e sintético das aflições de sua geração.

Caio Monczak, Bianca Guimarães, Marcela Mancino e Victor Castro, que fizeram direção coletiva, construíram uma encenação na qual o sonho – ou a falta dele – se materializa em imagens cheias de psicodelia.

Com um corpo mais do que presente, o grupo faz um teatro próximo ao performativo, no qual, sem medo de suas limitações, explicita as dores do mundo de hoje: como a violência à espreita ou o medo de chegar ao topo do mundo e tropeçar.

O elenco demonstra tanto vigor que parte do público embarca na viagem proposta. Viagem esta que vai de encontro a quem espera um teatrão careta e convencional.

A turma do Volátil é cheia de juventude e coragem de ousar, de se arriscar. Assim, consegue extrair poesia de patins que escorregam no tablado, de sapatilhas de ponta que quase não se sustentam, de um salto alto que arranha tudo ao redor ou de um pé-de-pato em tremelique.

E desvenda, aos poucos, a luz no fim do túnel que se aproxima do público em um corredor psicodélico de nuvens – uma das mais belas e inventivas imagens cênicas já construídas no Fringe.

O Grupo Volátil encerra o festival de alma lavada. Deu seu recado cheio de risco. E ele retumbou para os aforas do TUC (Teatro Universitário de Curitiba). Este é seu maior mérito.

Sobre o Tropeço
Avaliação: Bom

 *O jornalista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Teatro de Curitiba.

Leia a cobertura completa do R7 no Festival de Teatro de Curitiba!

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *