Teatro do Incêndio inaugura novo espaço na Virada

Cena de São Paulo Surrealista: peça inaugura novo espaço do Teatro do Incêndio – Foto: Bob Sousa

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Foto de BOB SOUSA

O Teatro do Incêndio, sob comando do diretor Marcelo Marcus Fonseca, vai aproveitar o frenesi da Virada Cultural, neste próximo fim de semana, para abrir seu novo espaço.

A trupe celebra maioridade, com 18 anos de história nos palcos paulistanos. A nova sede fica na rua da Consolação, 1.219, região central da metrópole. Antes, o grupo funcionava na rua Santo Antônio, na Bela Vista, mas precisou deixar o local por não suportar mais os altos valores cobrados de aluguel.

A primeira apresentação no novo espaço está marcada para o próximo sábado (17), às 22h, no galpão transformado em teatro de arena. Serão duas sessões seguidas da peça São Paulo Surrealista. Além disso, o grupo promete bloco carnavalesco, poesia e performances em frente ao teatro, antes e após as sessões.

[r7_poll id=15455]

Barriga do tamanduá

São Paulo Surrealista começa com  um altar com um “grande tamanduá humano”, onde os espectadores são recebidos ao som de um mantra de Rimbaud entoado pelos atores. Da barriga do tamanduá surge o rio Tietê, que leva a plateia até uma banca de jornal com notícias poéticas e caóticas da cidade.

Para completar, Baco visita a metrópole e invoca o escritor Mário de Andrade e o poeta Roberto Piva. No enredo de Marcelo Marcus Fonseca, ainda há espaço para a feminista Pagu, o teórico do teatro Antonin Artaud, o dramaturgo Nelson Rodrigues e o surrealista Salvador Dalí, que surge em uma roda de samba. A peça tem direção musical de Wanderley Martins.

No elenco, além de Fonseca e Martins, estão Sergio Ricardo, Caiti Hauck, Gabriela Morato, Vlad Rocha, Flavio Kage, Priscilla Lima, Camila Bertani, Caio Franco, Ana Cecília Moretto, Valcrez Siqueira, Guilherme Valente Dias, Luiz Castro, Diogo Cintra, Elena Vago, Gustavo Oliveira, Viviane Monteiro e Victor Dallmann.

Depois da maratona, a obra seguirá em temporada aos sábados e domingos.

Nova peça

O grupo revela que já pensa em novo projeto: a peça Pano de Boca, de Fauzi Arap, que já está em processo de ensaio.

“O grupo é um lugar para cerca de 20 jovens exercitarem sua vocação”, diz Fonseca, que deseja que o novo teatro seja “um espaço de pesquisa e formação, sobretudo de experimentação em todos os sentidos”.

“Teatro do Incêndio é espaço de experimentação em todos os sentidos”, diz diretor – Foto: Bob Sousa

Teatro do Incêndio na Virada Cultural
Quando: 17/5/2014: 20h (Corte da Fita Amarela de Noel Rosa e abertura das portas); 22h (Espetáculo São Paulo Surrealista – primeira sessão); 23h15 (Bloco Carnavalesco  – percurso: Teatro do Incêndio, Casa Amarela e Teatro do Incêndio; e manifestações artísticas na entrada); 1h (Espetáculo São Paulo Surrealista – segunda sessão)
Onde: Teatro do Incêndio (r. da Consolação, 1219, São Paulo, tel. 0/xx/11 2609-3730)
Quanto: Grátis
Classificação etária: 16 anos

São Paulo Surrealista – Temporada
Quando: Sábados, 21h; domingo, 19h. 70 min. Até 7/9/2014
Onde: Teatro do Incêndio (r. da Consolação, 1219, São Paulo, tel. 0/xx/11 2609-3730)
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
Classificação etária: 16 anos

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *