Babá volta do passado para perturbar família em crise no drama argentino Emilia, no FIT-BH

Emília, do argentino Teatro Timbre4 é uma das atrações internacionais do FIT-BH – Foto: Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO*
Enviado especial do R7 a Belo Horizonte

O grupo argentino Teatro Timbre4 participa do FIT-BH (Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte) sem seu diretor, Claudio Tolcachir.

O argentino circula no tapete vermelho do Festival de Cannes, na França, onde promove o filme El Ardor.

Gael García Bernal, Alice Braga, Pablo Fendick e Claudio Tolcachir (ruivo, de paletó e gravata), no Festival de Cannes, na França, na última segunda (19) – Foto: Reuters

O longa, do também argentino Pablo Fendrik, tem Tolcachir no elenco, além de estrelas internacionais como a brasileira Alice Braga e o mexicano Gael García Bernal.

Enquanto Tolcachir curte o festival francês, seus atores arrebatam Belo Horizonte com o potente drama Emilia, que estreou nesta terça (20) e faz a última apresentação nesta quarta (21), na Funarte MG.

A peça tem no elenco Elena Bogan, Carlos Portaluppi, Adriana Ferrer, Francisco Lumerman e Gabo Correa.

O enredo conta a história do reencontro de um homem já casado e com a família em colapso com sua babá no passado.

A babá, hoje uma senhora idosa, passa a interferir de forma sutil, porém potente, no cotidiano daquela família, gerando situações de enfrentamento.

Quando a peça participou do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, em São Paulo, em 2013, Tolcachir revelou ao Atores & Bastidores do R7 que teve sua própria babá como inspiração para escrever a obra, que define como ficção.

Segundo o diretor, sua própria babá, chamada Cecília, viu a peça em Buenos Aires e se emocionou muito.

Apesar de a família estar em primeiro plano no tablado, Tolcachir não gosta da classificação de “drama familiar” para sua peça.

O artista argentino afirma preferir dizer que “conta história de pessoas”. E define: “As famílias não me interessam, mas, sim, seus personagens”.

*O jornalista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do FIT-BH.

Acompanhe a cobertura do R7 no FIT-BH!

Conheça a programação completa do FIT-BH

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Phillipe disse:

    Parece ser excelente. E que felicidade ver uma brasileira brilhando em Cannes! Muito sucesso para nossa Alice Braga! Recentemente, vi que por lá circularam a Grazi Massafera – não aprecio muito como atriz -, a esplendorosa Taís Araújo e Isabelli Fontana. E, mesmo não apreciando muito o trabalho da Massafera (salvo em PÁGINAS DA VIDA, na qual ela, na minha modesta opinião, esteve ótima, porém favorecida por uma personagem com um histórico de vida que aparentava ter alguns pontos em comum com a sua intérprete), ainda assim fiquei feliz por ela, na medida em que ela (junto às outras duas) ajudou a dar visibilidade a nosso país naquele festival.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *