Com travesti Geni, Ópera do Malandro volta à Barra Funda para celebrar 70 anos de Chico Buarque

Chico Buarque completa 70 anos em 19/6 – Foto: Daryan Dornelles/Rolling Stone/Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Chico Buarque fará 70 anos no próximo dia 19. Se a turma da música tem motivo de sobra para celebrar o cantor e compositor, o pessoal do teatro também quer entrar na festa. Afinal, Chico também é importante dramaturgo, autor de musicais nacionais, como Roda Viva.

Outro de seus textos mais marcantes foi montado em São Paulo, no tradicional Theatro São Pedro, na Barra Funda, no ano de 1978: Ópera do Malandro. Tinha direção de Luís Antônio Martinez Correa, irmão de Zé Celso que foi assassinado em 1987.

Capa do programa da primeira montagem de Ópera do Malandro – Foto: Divulgação

O elenco da primeira montagem tinha nomes de peso até hoje reconhecidos no meio cultural brasileiro. Emiliano Queiróz viveu o travesti Geni. Ainda integravam o time de atores Elba Ramalho, Neuza Borges, Claudia Jimenez, Otávio Augusto, Marieta Severo, Maria Alice Vergueiro, Ary Fontoura, Claudio Mamberti, Walter Breda e José Rubens Cha Cha.

Trinta e seis anos depois, a montagem ganha releitura no mesmo bairro da Barra Funda, a alguns quarteirões do Teatro São Pedro, na nova sede da Cia. da Revista.

Fazer uma espécie de retorno às origens da obra foi o que moveu o premiado diretor Kléber Montanheiro e sua turma a realizar a encenação. Esta abrirá o novo espaço do grupo, após permanência de cinco anos na praça Roosevelt.

A nova sede, na alameda Nothmann, 1.135, é ampla e promete abrigar o melhor do teatro de grupo paulistano.

A montagem de Ópera do Malandro faz parte do projeto Chico 70, que celebra as sete décadas de vida do filho do sociólogo Sérgio Buarque de Hollanda. A estreia está prevista para o começo de agosto.

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Phillipe disse:

    Quantas Genis já foram apedrejadas, física e/ou socialmente, ao longo dos anos, por dificuldade de entendimento das diferentes orientações…

  2. Semíramis Corsi disse:

    Não entendi bem se o papel será feito por uma travesti ou não, vocês têm essa informação? Seria muito legal que fosse!!!!!!!!!!!!!!

  3. Francisco Ferreira da Silva disse:

    Ópera do Malandro, assisti a peça diversas vezes, em qualquer época do ano ela é atual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *