Crítica: Faltou ziriguidum à abertura da Copa do Brasil, repleta de buracos e com delay

Boca não sincronizou com o som: delay prejudicou quem viu abertura pela TV – Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

O espetáculo de abertura da Copa do Mundo na Arena Corinthians, o Itaquerão, na tarde desta quinta (12), não condiz com a exuberância da cultura e do povo brasileiro. Nem com o que se viu nas últimas edições do evento. Resumindo: foi de uma pobreza só.

Ao contrário das aberturas dos Mundiais recentes, onde se viu o gramado apinhado de artistas minuciosamente coreografados para construírem imagens impactantes e gigantescas, a abertura da Copa do Brasil mostrou gatos pingados em um campo repleto de buracos.

Veja fotos da abertura da Copa 2014!

Tudo era pequeno, pouco, até mesmo na tela em close da TV. Imagina para quem estava no alto da arquibancada. Faltou ousadia, coisa que o brasileiro tem de sobra.

Antes a Fifa houvesse convidado as escolas de samba do Rio e de São Paulo para se juntarem no gramado com seus carros alegóricos e passistas frenéticas. Teria sido bem mais bonito e impactante aos olhos do mundo.

A impressão de quem viu a festa de abertura da Copa do Mundo do Brasil pela TV é que faltava gente não só no centro do espetáculo como também nas arquibancadas, com vazios imensos. Se não tinha mais ingressos à venda, como a Fifa explica tantos buracos?

A direção do evento também pecou, e feio, no quesito do som. As imagens apresentadas para todo o mundo tinham um vergonhoso delay em relação ao que ocorria no palco do Itaquerão.

Assim, as bocas de Claudia Leitte, Jennifer Lopez e Pitbull não coincidiam com o som que se ouvia. Um erro primário e imperdoável em um evento desta magnitude, que expôs os artistas ao ridículo.

Para terminar, faltou ziriguidum à coreógrafa belga Daphné Cornez, responsável pelo que se viu na arena transformada em um grande palco.

E a pergunta que não quer calar: por que a Fifa convocou uma belga para coreografar abertura do País que mais tem ritmo no mundo? Porque uma europeia se temos coreógrafos reconhecidos mundialmente como a carioca Deborah Colker ou o mineiro Rodrigo Perderneiras, do Grupo Corpo?

Realmente, é incompreensível. E imperdoável.

Espetáculo de abertura da Copa do Mundo 2014
Avaliação: Fraco

Olha o buraco! Vazios no gramado e na arquibancada fizeram desta uma abertura pobre – Foto: AFP

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Você pode gostar...

109 Resultados

  1. Cilneia Felippe disse:

    Não acreditei no que vi hoje, pois mais parecia uma apresentação tipo de escola onde as classes vão entrando uma a uma e mostrando o que tentaram ensaiar. .Um campo imenso com espaços sobrando e gente faltando. Senti vergonha de tudo o que com certeza nós conseguiríamos ter feito e não sei o por que eles não fizeram. De uma coisa eu tenho certeza é que alguém ganhou muito dinheiro para pensar, idealizar e botar em prática esta merda que foi esta apresentação. Uma vergonha sem igual para um país que é pura poesia e talento em todas os sentidos. Realmente foi lamentável Parabéns para todos os que se apresentaram, pois foram corajosos de tentar de uma forma ou de outra mostrar algo dentro do possível, se é que era possível.

  2. Terezinha disse:

    Ridiculo e pobre como tudo neste país de gente medíocre que se vende por um 1kg de carne de segunda e 2 cervejas, enquanto seus filhos não tem escola decente e recebem atendimento digno de terceiro mundo em hospitais sujos e sucateados.

  3. angela silva disse:

    com tanto dinheiro gasto neste mundial, faltou muito para ser uma Abertura de tanto prestígio, com tombos das pessoas durante o espectáculo, não gostei do q vi, acho q para este tal grandioso Mundial pecaram muito, devem ter gasto milhões de Reais na Abertura deveriam fazer algo mais marcante (claro mais q super facturados) mais deixou a desejar, tomara q tudo corra pelo melhor, nos jogos, e q o melhor leve a Copa!!!

  4. Josie Jeronimo disse:

    Estou até agora fazendo essas mesmas perguntas. O futebol já não me empolga, mas tinha a esperança de a abertura mostrar ao mundo a riqueza da nossa cultura. #naovaiterespetaculo

    • Marisete Malaguth disse:

      A ABERTURA, com certeza será o evento mais lamentável dessa Copa! Aquele sentimento de intensa frustração de termos o BELO para mostrar e exibir apenas o “bonitinho”! Para que coreógrafa belga, se temos coreógrafos nacionais possuídos pelo espírito brasileiro encarnado na profundidade criativa de suas vísceras e não apenas limitados aos parcos recursos do intelecto humano, desprovido do amor por essa terra?

  5. Jefferson disse:

    Horrível !!!!!

    A escola do meu filho fez uma apresentação melhor, fora os durex no chão

    Zoado !!!!!

  6. Maria da Graça Camargo Campana disse:

    Concordo em número e grau com o jornalista. Num pais tão rico em cores, ritmos, etc., o espetáculo tornou-se “clean”.Decepção total. Sem contar os milhões de reais que foram gastos para essa péssima apresentação.Era preferível colocar um Carlinhos de Jesus para montar o show.

  7. Maria da Graça Camargo Campana disse:

    Concordo em número e grau com o jornalista. Num pais tão rico em cores, ritmos, etc., o espetáculo tornou-se “clean”.Decepção total. Sem contar os milhões de reais que foram gastos para essa péssima apresentação.Era preferível colocar um Carlinhos de Jesus para montar o show.

  8. graca disse:

    Infelizmente ja,que gastaram tanto com os estadios,porque nao fizeram uma abertura digna,a altura da criatividade dos brasileiros,precisava pegar uma coreografa belga?Onde estava Paulo Barros,Carlinhos de Jesus e tantos outros?Bonita,mais pobre sem brilho,insignificante mesmo!Que pena,meu coracao chora,pela decepcao do povo mas principalmente pelo governo que temos!

  9. wallace keirozz disse:

    “eu achei o evento de abertura da copa ” UM LIXO total , comparando com a abertura da capa na africa . isso não devia nem ter sido mostrado na TV.

    #QUEVERGONHABRASIL

  10. maria cristina disse:

    Tudo o que vc falou eu já tinha pensado em casa: quanto espaço vazio no gramado…! Por que tão pouca gente? E por que uma coreógrafa belga???? Pega os caras que fazem os espetáculos das comissões de frente das nossas escolas de samba…eles dariam um show!!!

  11. adriana disse:

    Achei paupérrima. E as cantoras que coisa… a música sem expressão, lixo..
    De fato poderia ter sido muiito melhor. Acho que no quesito música se colocassem o Carlinhos Brown e o olodum teria sido mais expressivo. Agora uma pergunta: Por que sempre a Claudia Leite? ou A Ivete? porque se não fosse a Claudia seria a Ivete. O nosso pais tem tantos artistas bonse beeeeeem melhores.

  12. marcia silva disse:

    Um fiasco essa abertura. Nem o fato de ganhar o jogo vai apagar a imagem horrível que fiquei dos responsáveis por aquilo.

  13. Viviani Vecchi disse:

    Concordo em cada sílaba com você. Porque não entregaram a um brasileiro? As escolas de samba variam bem melhor. Senti vergonha.Mesmo sem gostar de futebol esperava um grande espetáculo de abertura pois somos um povo super artístico. Quantas escolhas erradas pessoal.

  14. Rosanna disse:

    Realmente, a cerimônia de abertura deixou muito a desejar. Esperei tanto por um espetáculo empolgante, emocionante, com muitas cores, luzes e ritmos, porém o que vi foi exatamente o contrário. Que pena!

  15. Marcos Limeira disse:

    O show de abertura da Copa foi simples e sem criatividade combinando com o desenho arquitetônico da arena. Apenas a beleza feminina se destacou.

    Em campo o juiz deu uma ajudinha, precisamos melhorar muito.

  16. Regiane disse:

    TUDO nesse Brasil faz vergonha!
    Nao vi espetaculo nenhum.
    VERGONHA!!!!!!!!!!!

  17. marco disse:

    A abertura foi digna de um fuleco.

  18. marco disse:

    A abertura foi digna de um fuleco.

  19. Alessandro Santos disse:

    Bom, estou até agora esperando a abertura da Copa, porque não acredito que foi aquele lixo….

  20. Rose_DF disse:

    Também acho que faltou ziriguidum. Com tantos artistas de nome e com muitos carnavalescos renomados se tivessem permitido eles atuarem teria sido uma verdadeira festa, pois com pouco artistas na cena, lamentável.

  21. bszileu disse:

    A abertura dos jogos de inverno da Russia foi inconparavelmente melhor, nao chegamos nem no rastro. a copa parece que è na Suecia o povao ta na rua acorda Brazil.

  22. valmir machado de souza disse:

    Concordo, muito sem graça, não consigo entender o critério da escolha dos organizadores do evento. Uma vergonha

  23. Kiko disse:

    Essa abertura foi vergonha internacional… Critica pouca é bobagem !
    Uh oh do Borogódo

  24. viviane carvalho disse:

    escola de samba daria um show mil vezes melhor

  25. Laura disse:

    Ivete!!! Mil vezes ouvir hj é dia D do que essa música sem ritmo e desanimada. Muito triste vermos um resultado tão pobre depois de tanto dinheiro gasto e principalmente desviado.

  26. Eliane Nagano disse:

    Que decepção, esperava mais, esperava qualquer coisa a mais…Esperava me orgulhar deste meu “Brasilzinho” do mesmo jeito que me emocionei com a abertura na Africa do Sul a quatro anos atraz.
    Mas quem se importa não é, é só o Brasil.

  27. Waldilene disse:

    Quero registrar minha indignação com a tão esperada abertura da copa do mundo. Medíocre, seria a melhor palavra para defini-la. Para um país que apresenta todos os anos o maravilhoso espetáculo do carnaval, esperava-se que hoje o mundo fosse presenteado com pelo menos parte daquela magia. Sei lá, faltou surpresa, faltou coreografia, alegoria. harmonia, ousadia, bateria e todos aqueles itens julgados no carnaval e sobrou espaço vazio dentro do campo. E som? O som estava péssimo. Aposto que, se ao invés de chamarem uma “coreógrafa” belga, tivessem confiado no talento de um Paulo Barros, por exemplo, com certeza seria muito melhor. Ou quem sabe, um trabalho de equipe com os melhores carnavalescos. Ah, outra coisa: o show . Que show fraco !!! Além de muito rápido, a música era muito ruim. Fiquei assistindo e me lembrando da Shakira na copa passada; sozinha ela deu um banho nos três. Faltou uma cantora brasileira, cantando uma música brasileira, como a África fez. Poderia até ser a Claudinha, mas não com aquela música ruim. Infelizmente isso só demonstra o descaso que a FIFA tem com o Brasil e a falta de personalidade dos organizadores. É mais um desgaste para a nossa imagem já tão arranhada com a copa e o que era para ser um orgulho, pode se transformar num tiro no pé. O mundo inteiro viu…E pelos comentários, também não gostou.

  28. Pedro disse:

    Muito aquém de qualquer expectativa. Por que nao convidaram novamente o Paulo Barros ou a Rosa Magalhães? Pra se ter idéia de como foi tudo pequeno, sete baianas quando qualquer escola de samba, por menor que seja, leva cerca de 20 a 30 para a avenida. O Brasil é a maior inspiração. Isso não foi levado em conta. Fiquei envergonhado.

  29. roberval disse:

    É muito vergonhoso para nós Brasileiros amostrar para o mundo uma porcaria dessa. Sendo que é tão grande a diversidade cultural em nosso país, onde está o Ministro da cultura desse país?.

  30. GILBERTO disse:

    Como foi muito bem dito nesta coluna, a apresentação foi péssima. Como este país com nomes consagrados na coreografia como Debora Colker, Carlinhos de Jesus (este que faz verdadeiras obras de artes no Carnaval, como o carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense) e a Ivete Sangalo que por si so e um carnaval, tem a capacidade de fazer algo tao pobre assim, demonstrando total desconhecimento da cultura brasileira, nao mencionando o nosso samba, que e conhecido mundialmente, sem o merecido destaque.

  31. GILBERTO disse:

    Como foi muito bem dito nesta coluna, a apresentação foi péssima. Como este país com nomes consagrados na coreografia como Debora Colker, Carlinhos de Jesus (este que faz verdadeiras obras de artes no Carnaval, como o carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense) e a Ivete Sangalo que por si so e um carnaval, tem a capacidade de fazer algo tao pobre assim, demonstrando total desconhecimento da cultura brasileira, nao mencionando o nosso samba, que e conhecido mundialmente, sem o merecido destaque.

  32. Ivanildes disse:

    Concordo plenamente,que pobreza de abertura…faltou tudo…quando pensei que ia começar pra valer estava acabando.A Fifa envergonhou nosso país com essa abertura…porque essa Belga pra realizar a abertura se temos tantos coreógrafos melhores aqui…são perguntas que merecem respostas…que triste,como brasileira e com tantas riquezas e criatividade que temos,sinceramente a abertura da copa passada deu de 10 x 0 no Brasil, decepção total..e que raio de música foi aquela …a única alegria foi a vitória pra gente não ficar tão derrotado. Lamentável.

  33. João Dionisio disse:

    Miguel Prado, parabéns pelas considerações.

    Realmente, é inacreditável que o Brasil tenha aceitado importar uma “artista” Belga para “retratar” a cultura brasileira na abertura da COPA NO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!

    A conclusão é que a FIFA e o Comitê Organizador fizeram com quê o Brasil pacificasse o “COMPLEXO DE VIRA LATAS” descrito por Nelson Rodrigues.

    Ou seja, aqui no Brasil, a FIFA e os organizadores não foram capazes de encontrar artistas capazes de retratar COM MUITO MAIS PROPRIEDADE a cultura brasileira??

    Como justificar a ausência do talento da figurinista, cenógrafa e carnavalesca ROSA MAGALHÃES que foi ignorada pela organização do evento?

    Como justificar a ausência de ícones (referencias) da MPB que não tiveram espaço?

    A cerimônia não conseguiu transmitir com emoção nenhuma das mensagens propostas. Pois não houve um fio condutor. Realmente faltou cultura. Faltou o bom gosto da Rosa Magalhães, faltou “Bola de Meia, Bola de Gude – de Milton Nascimento; Faltou a emoção e o carisma das 2 maiores expressões musicais do Brasil: Samba (carioca) e o Forró (Nordeste), em junho? Só pra citar alguns exemplos.

    Não deu pra entender…

    Tomara que no Rio 2016 a comunidade carioca se imponha e exija que os artistas brasileiros não sejam preteridos em favor dos estrangeiros que se arvoram conhecer mais da cultura nacional do que os autênticos ícones da cultura brasileira, afinal, nossos artistas também fazem parte do nosso povo.

    Enfim, foi no mínimo contraditória a mensagem da FIFA na abertura, pois querer retratar a cultura brasileira, ignorando os verdadeiros artistas, os mestres da cultura popular, soou não apenas sem emoção, mas sem AUTENTICIDADE, sem VERDADE, sem LEGITIMIDADE.

  34. ADRIANE IRACEMA DA SILVA disse:

    Muito sem graça…nós brasileiros temos muito para mostrar, perdemos a oportunidade de mostrar o que a ” baiana tem”.

  35. Ana disse:

    Concordo com você, Miguel Arcanjo!
    Tive essa mesma impressão durante o evento: achei de uma pobreza imperdoável !!!!!
    Como sempre acontece no Brasil, faltou planejamento e pessoas capacitadas para tal !!!!!
    Sabe porque tantos brasileiros estão revoltados com a Copa?
    Porque todos os preparativos foram feitos à mercê dos brasileiros, não houve participação popular em nada!!!!!
    Por isso tantas críticas … merecidas.
    Não se tapa o sol com peneira !
    O Futebol não é nosso?!
    A festa de abertura com certeza não foi !!!!!

  36. Rossana disse:

    Credo! que pobreza essa abertura esperava mais tinha que ser a Ivete Sangalo para rola a festa a Claudia Leite é uma salada de chuchu sem sal.#queroivete

  37. devanir disse:

    Foi horrivel, uma padreza sem tamanho um pais que e reconhecido em todo mundo por realizar um dos maiores espetaculos da terra ( o carnaval ) oferecer uma apresentação medilcre como essa e uma vergonha.Tandos profissional capacitados no nosso pais eles vão procurar pesssoas estrangeiras pra que isso ? isso e mas uma prova que não damos a devido valor ao que temos.

  38. soraia disse:

    odiei, nossa ate agora, não entendi o que aconteceu na bertura da copa , o som horrível não consegui entender nada, o jogo transmitido (imagem boa, mas som horrível)… enfim sem intensidade, muito artificial…não e o brasil… não gostei….

  39. Adilson disse:

    Sem duvida alguma deixou nossa imagem cultural enfraquecida, quanto aos buracos ou foram politicos que ganharam ingressos e não tiveram coragem de comparecer ou nos mostra a verdadeira desorganizacão em um evento dessa magnitude, em relacão aos coreografos acredito que eles estavam esperando mais “Voluntários” pois a grana tava curta … vai entender

  40. Jussara disse:

    Estou até agora sem entender esta abertura, primeiro o horário, segundo a apresentação e terceiro o que Jennifer Lopez e “Pitbull” têm haver com o Brasil? Fechar com uma música americana (em inglês)? com tanta música e músicos brasileiros maravilhosos… realmente não entendi…

  41. framcielle disse:

    Foi horrivel…inaceitavel um país com tantas qualidades em espetáculo fazer uma apresentação dessas..

  42. JanNYC disse:

    Estou esperando até agora abertura da Copa… Kkkk
    alguém pode me explicar o que foi aquilo?
    Rsrs

  43. Jacinto Gusman disse:

    Foi muito fraca a apresentação, parece jogos escolares. A musica tema da Copa é pessima, faltou samba brasileiro, a belga só colocou ritmos do nordeste, crianças caindo, muito mal ensaiado, o som na TV tava péssimo. Ja os clarões na arquibancada, foi burrice da FIFA porque o jogo era as 17:00 e acabou 1h antes, depois lotou tudo. Se só podiam fazer 25 minutos, deviam ter mostrado pra ela a abertura do Pan no Rio.

  44. Clyssia disse:

    Concordo com seu ponto de vista de quem observou em casa e esperava a todo momento ser surpreendida por algo que se parecesse com a nossa cultura…fiquei decepcionada! Foi pobre, e nem se compara com outras solenidades de abertura de copas do mundo!

  45. Nayara disse:

    O dia 12/06 ficará marcado.
    1) Fiasco na abertura – Estou esperando até agora começar.
    2) Arbitragem parcial – O juiz foi muito infeliz na marcação do pênalti entre outras peripécias, favorecendo o Brasil que se desesperou com a Croácia.

  46. Margareth disse:

    Eu não gosto de futebol. Nunca torci porque não gosto de futebol, mas assisti à aberura porque acho bonito o espetáculo. Também achei ridículo, forçado, vazio. A Cláudia Leite tentando animar a multidão, tentando preencher o palco, perdida entre dois outros cantores nada a ver . Temos execelentes cantores brasileiros que poderiam estar ali junto a Claudia e com certeza eles conseguiriam tirar o olhar da plateia dos vazios ao redor. Fiquei com vergonha de tanta pobreza. Nem foi tão bonito. Quiseram mostrar um pouco de cada canto do Brasil mas nosso país é imenso e multicultural. não dá para exibir tudo com qualidade em tão pouco tempo. O que vi foi trabalho de amador que alunos do ensino fundamental fariam melhor. Não desmerecendo os artistas pois os pobrezinhos bem que se esforçaram mas a organização pecou. Ainda bem que essa decepção tirou o olhar internacional da sujeira que estava acontecendo fora dos estádios.

  47. Marlon disse:

    Simplesmente ruim essa abertura, criatividade zero

  48. Fabiano Martins disse:

    (E a pergunta que não quer calar: por que a Fifa convocou uma belga para coreografar abertura do País que mais tem ritmo no mundo?)
    Pergunta que não quer calar 2 por que o brasil permitiu que uma entidade privada mandasse em praticamente tudo nessa organização? quem manda no brasil afinal?

  49. Luiz disse:

    Estou com essas mesmas indagações… Se via buracos em todos lugares, a arquibancada, então, nem se fala! Muito simples, para um país rico como o Brasil.
    Futebol, está se tornando coisa de rico, coisa para quem tem mais dinheiro e mais influência!!!
    A cada dia meu sentimento patriótico vai se perdendo… Meu amor pelo país evapora aos poucos, quando vejo tanta injustiça, falta de amor e respeito aos cidadãos!!!
    Como gostaria de está na abertura da copa, tentei até comprar, porém, valor muito alto!
    Se eu estivesse lá, teria preenchido ao menos um lugar daqueles, mas…
    País desigual…
    Me entristece, nem tenho mais tanta alegria em ver a Seleção Jogar…

  50. S. O. C. disse:

    Eu gostei muito da abertura da copa. Pois mostrou a cultura Brasileira que o mundo não conhece. A natureza, os rios, as árvores, os índio, a música de cada estado. Essa parte do Brasil o mundo não conhece e uma belga conseguiu trazer isso tudo à tona. O mundo conhece o Brasil como o país do carnaval e do futebol. E só. O mundo achava que isso era a única coisa que tínhamos a oferecer: bundas rebolando. Ainda bem que não apareceu nenhuma alegoria carnavalesca, nenhuma mulher seminua. O mundo viu um país que não conheciam, um país de CULTURA. E infelizmente os próprios brasileiras (a maioria) não perceberam isso. E porque não foi um brasileiro que criou tudo? Porque se fosse só iria sair mulheres quase peladas, funk, futebol e só. O Brasil tem muito mais e uma estrangeira conseguiu mostrar isso, a verdadeira beleza do país!

  51. daise disse:

    eu achei uma porcaria e isso ainda custou milhoes e ainda reclaman quando tem protesto
    faltou sim o batido forte das escolas de samba a verdadeira ginga do povo brasileiro e foi errado sim colocar estrangeiros para falar do brasil. quem melhor q o brasileiro para mostrar sua graça

  52. Ivonice Alvim disse:

    CORCORDO plenamente.VERGONHOSA a abertura, o meu comentário foi o mesmo, com tanta criatividade brasileira a abertura não alcançou nem 1% do nosso potencial de Carnaval, fiquei chateada com o mesmo comentário seu, a quantidade de espaços vagos. Se ela quis mostrar a Fauna/ Flora , como colocar umas 3 ou 4 arvores horrorosas sendo que o Brasil tem muito mas,a nossa riquíssima floreta com tantos pássaros, qto ao poder do ritmos brasileiros, cedê que ela mostrou todos? cade o poder do sertanejo nosso que faz tanto sucesso lá fora, o carnaval conhecido mundialmente? Nota 1 para a abertura.
    ESTOU INDIGNADA!!!

  53. simone v sousa disse:

    Rídiculo a abertura da copa, foi contrata uma extrangeira e se deu mal…A abertura da copa na africa foi um espetáculo em comparação a nossa copa, vergonha para o Pais.

  54. Alejandra disse:

    Abertura decepcionante, sem cor, com pouco ritmo, pouca música. Senti vergonha por um país tão rico culturalmente ter apresentado uma abertura tão fraca. Padrão Fifa???

  55. Luiz Cesar disse:

    É SEMPRE FÁCIL CRITICAR DEPOIS DE PRONTO, MAS VAMOS LÁ PARA CHECAR O QUE DEVERIAMOS TER FEITO PARA NÃO CHEGAR A ESSE PONTO :

    1º VOTAR CERTO ( PRIMORDIAL, ESSENCIAL, FUNDAMENTAL)
    2º NOS ESPELHARMOS NOS MELHORES EXEMPLOS
    3º PARAR DE FAZER ASSISTENCIALISMO BARATO ( BOLSA FAMÍLIA, CASA DE GRAÇA DEPOIS QUE INVADEM PROPRIEDADE PARTICULAR)
    4º SERMOS EDUCADOS PARA COM OS VISITANTES , PELO MENOS SABENDO “ABLAR SPANHOL AND SPEAK ENGLISH”
    5º O TAXISTA NÃO ROUBE OS JORNALISTAS
    6º OS NOSSO POLICIAIS NÃO ATAQUEM A IMPRENSA
    7º OS VÂNDALOS ( TRAVESTIDOS DE BLACK BLOKS) SEJAM DEVIDAMENTE ENQUADRADOS E RESPONSABILIZADOS POR TUDO O QUE FAZEM
    8º NÃO VAIAR A PRESIDENTE ( E NÃO PRESIDENTA COMO ELA E OS QUE A RODEIAM INSISTEM EM FALAR ERRADAMENTE) E AS AUTORIDADES QUE NOS VISITAM, MAS SERMOS UM POVO FORTE, DIGNO, COM RESPONSABILIDADE E CIENTES QUE UM DIA, SE TODOS QUISERMOS MUDAREMOS ISSO TUDO
    9º 10º ,11º , 531º, 1003º,………..

  56. GERSON MACHADO disse:

    VERGONHA DE ABERTURA PARA UMA COPA DO MUNDO!

    • maria aparecida disse:

      PROVAVELMENTE AS PESSOAS ESTÃO CONFUNDINDO COM ABERTURA DE OLIMPIADAS.
      ABERTURA DE COPA É UMA FESTA MAIS SIMPLES E QUE NÃO DEVE SER MUITO LONGA POIS EXISTE UM JOGO EM SEGUIDA.
      A ABERTURA, APESAR DE TER COREÓGRAFOS ESTRANGEIROS, SOUBE MOSTRAR REALMENTE O FLOCLORE BRASILEIRO SEM APENAS APRESENTAR SAMBA,INDIOS E BUNDAS DE FORA.
      FOI UMA APRESENTAÇÃO FINA E BONITA.

  57. carlos disse:

    brasil tem os melhores criadores de espetáculos do planeta,e o nossos carnavalescos,as escola de samba ão show de espetáculos e tecnologia,gringos não tem no sangue a beleza e a eufioria dos brasileiros,ainda tem samba no pé,ja viu gringo ser melhor que brasileiro,isso mesmo foi um merda de pobreza de espetaculoso tanto dinheiro gasto,dinheiro não é capim Dilma,

  58. Alberto disse:

    Com todo o respeito que tenho a espécie felina, esse fiasco nada mais foi do que uma “marcação de território”. os felinos o fazem urinando nos arredores com a finalidade de demarcar seus territórios, Já esses que ai estão preferiram defecar….

  59. PATRICIA MARTINELLI disse:

    Se compararmos Shakira 2010 e “trio” 2014, iremos ofender a Shakira porque não há comparação. Waka Waka é cantada até hoje e infelizmente, a nossa música foi horrível e não irá pegar. Sem contar o entrosamento dos 3 na apresentação , figurino e o principal – cantar ao vivo e som de péssima qualidade. Para quem assistiu em casa, era impossível entender ou escutar o som. Mesmos adorando Jennifer Lopez a Shakira teria feito a arena tremer.

    VOLTA SHAKIRAAAAAAAAAAAAAAAA

  60. David silva disse:

    Abertura muito abaixo das minhas espectativas e de muitos brasileiros acredito. Com tantos brasileiros competentes colocam os gringos criar nossa abertura. Decepcionante.

  61. Eugina Correia disse:

    Gente! Senti um vazio só nessa abertura. Não gostei. Pra falar do Brasil, tem que ser brasileiro e ponto.

  62. Gilberto disse:

    Sem “sal”, sonolenta, irritante. Assim foi a abertura da Copa no país que mais expressa alegria no mundo. Aquele arremedo de floresta deve ter sido inspirado nos resíduos florestais da europa. Pareciam mais árvores de pântano que de uma densa e exuberante floresta tal qual a da Amazônia. A coreografia parecia totalmente desconexa com o espetáculo que é uma copa do mundo.
    Porque não escolheram os idealizadores dos nossos carnavais, que são de uma criatividade ímpar no planeta.
    Sinceramente, escolher uma européia para dirigir um evento, no país que dá espetáculo para o mundo todo ano com seus carnavais, foi um erro histórico imperdoável e inesquecível.

  63. sueli disse:

    e verdade nao gostei da abertura da copa pq ficou mesmo um buraco como poderia fazer melhor tinha que ter mais corres do brasil no final tima que te uma enorme bandeira cobrindo o campo
    nao como uma bandeirinha pequena da quela e ainda mais nao pagaria a essa correografa pq ela nao fez nada foi uma porcaria nao e critica e uma observação

  64. Danilo de Oliveira Aleixo disse:

    Enquanto tivermos que importar o desnecessário iremos passar pelo ridículo. Parecia abertura de Jogos Internos de Escolas de nível médio.

    Atenciosamente

    Danilo Aleixo

  65. fatima pereira disse:

    Vergonhosa essa abertura, cadê o CARLINHOS DE JESUS , esse sim teria feito uma abertura no mínimo glamorosa.

  66. Soeli disse:

    horrivel faltou tudo , faltou o brasil o q foi aquela musica nniguem entendeu nada , não sou fã da Claudia Leite, mas , detonaram com ela , com tanta gente boa tiveram q trazer gente de fora para detonar com a nossa copa , já não temos desilusões q chega , ainda nos tiraram o q o Brasil faz de melhor que é dança e musica . Até a dança dos artista do Fastão é melhor.

  67. Ana Paula disse:

    A apresentação do dia das mães do meu filho na escola, foi mais bonita e emocionante que a abertura da Copa 2014.

  68. Thiago Eduardo Garcia disse:

    Infelizmente a abertura da copa do mundo me deu sono, infelizmente com tanta criatividade neste pais, fomos apresentados ao mundo como incapacitados de acolhimento mundial.

  69. Miranda disse:

    Só absurdos. Realmente faltou o Grupo Corpo neste gramado, assim como o bale da Deborah Colker. Imaginem, o Pederneiras com a Deborah – arrasariam. Mas o pior é ver que até festinhas de Primavera em escolas pelo país é mais rico e criativo que esta abertura.
    Como pode!!! O Brasil se boicota o tempo inteiro.

  70. claudio disse:

    Lamentavel !!!! foi a sensaçao .
    Tive a impressao que o evento foi preparado de ultima hora !
    Realmente foi um show que foi totalmente produzido pela FIFA , sem consultar sequer a nenhum brasileiro. Foi a visao da FI(FA sobrwe o Brasil com a colaboracao do nosso governo e pago com nossos impostos.

    Lamentavel !!

  71. Giovanna Goes Miez disse:

    É realmente foi um desastre a abertura da copa 2014. Eu esperava um espetáculo, por ser abertura de um mundial, mas infelizmente colocaram pessoas que não entendem da nossa cultura e capacidade de fazer algo muito mais interessante e show. Valeu Fifa agora e esperar mais 60 anos.

  72. Margarete disse:

    Nossa que triste esta abertura, foi horrível, faltou entusiasmo, emoção, patriotismo coisa que o povo brasileiro tem de sobra. Grandes espaços vazios, coreografia fraquissima, espero que no evento final seja melhor.

  73. MARISTER disse:

    Para mim foi uma grande decepção a abertura da copa, visto que não me interesso por futebol, mas admiro sempre os espetáculos de abertura desses grandes eventos…
    Foi uma lástima, fiquei envergonhada com a paupérrima apresentação do Brasil! Qualquer escolinha infantil faria melhor do que o que vimos e o que mostramos ao mundo. Com tanta riqueza cultural, tanta competência de nossos carnavalescos que fazem coisas incríveis junto ao povo, por que contratarmos alguém de fora para depois sermos nós os que “pagamos o mico”?

  74. Carlos disse:

    Estou com vergonha de ser Brasileiro. Eu esperava que a abertura da Copa ia dar um show para o mundo e relevear os outros problemas mas fui uma decepcao total! Pobre, sem ritimo, amador, ridiculo, o que aconteceu? Uma escolar de Samba seria muito melhor do que essa merda. O Brasil e um Pais criativo, melhores agencias de publicidade do mundo, technologia, poderia ter deito algo bem melhor…. quem foi o responsavel por essa coisa horrivel e pobre ?

  75. Fatima disse:

    Simplesmente rindiculo. Ainda não tinha visto uma abertura de copa do mundo tão ruim. A Fifa expôs a imagem do Brasil.

  76. meri disse:

    Fiquei com vergonha em pensar que o mundo todo estava assistindo . Até a ´musica não contagiou,
    Puro fiasco.

  77. meri disse:

    Fiquei com vergonha em pensar que o mundo todo estava assistindo . Até a ´musica não contagiou,
    Puro fiasco.

  78. Paulo César disse:

    Eu acho que uma escola de carnaval com várias cores e formar uma bandeira do Brasil no final seria mais bonito. Ai vários globos onde tinham cada diferença étnica do nosso paísee o central com os cantores, mas ai fizeram essa bosta. Belga infeliz

  79. Eunice disse:

    Um carnavalesco faria tudo com muito mais estilo e com a cara do Brasil! Foi ridículo, foi vergonhoso. Aí tem, porque contrataram uma belga…deve haver interesses por trás…
    Onde estava o SAMBA, A ALEGRIA, A AMAZÔNIA, A DIVERSIDADE CULTURAL…
    Ainda por cima duas chacretes rebolando! Que vergonha!
    QUE VENHA A OLIMPÍADA PARA FAZER BONITO!

  80. Vania disse:

    Uma pergunta! Porque escolheram uma coreógrafa estrangeira,que está no Brasil desde outubro, com certeza com tudo pago, para mostrar isso? Que vergonha foi muito feio e sem graça! Olha o Brasil novamente sendo ridicularizado.

  81. Martha Preta disse:

    Que show de abertura pobre em criatividade! Com o carnaval mais magnífico do planeta, com as festas do estado do Pará e as grandiosas festas juninas do nordeste, como os responsáveis pelo evento entregaram o show de abertura da Copa do Mundo no Brasil para uma belga que apresentou um espetáculo sem a identidade do povo brasileiro. Fiquei envergonhada e não me senti em casa dentro do meu próprio país! Esse show retratou a realidade do meu Brasil atual, “que país é esse?”.

  82. Luciana Maria da Silva disse:

    Realmente o espetáculo deixou a desejar. Ficamos no sofá esperando começar, mas não começava. Entendo que um evento como este deve ser criado por brasileiros. Quem mais do que nós para entendermos a nossa própria nação. Que pena! Foi “bonitinho”, mas não retratou de forma alguma, a exuberância do povo e cultura Brasileira.

  83. MARIA DO ROSARIO disse:

    Simplestemente RI DI CU LO. Vir de tão longe para fazer uma coisa tão feia. O que será que está passando pela cabeça do Paulo Barros, Carlinhos de Jesus e nossos outros carnavalescos. Que triste!! É este o Padrão FIFA? O nosso é muito melhor!!

  84. Eliandro disse:

    Lamentável, isso realmente reflete o caos em que estamos vivendo nesse país. Certamente houve desvio e corrupção até nos recursos para a realização dessa abertura ridícula. Sem emoção, sem vibração, sem criatividade, sem técnica, sem fogos de artifício, sonorização péssima, sincronismo desastroso. Estou simplesmente decepcionado com o que foi apresentado. Essa ficará entalada na garganta de nós brasileiros perpetuamente.

  85. Maria do Carmo disse:

    Se tivessem chamado o carnavalesco Paulo Barros, com certeza a abertura da copa seria muitoooo mais emocionante. Faltou criatividade e foi muito abaixo das expectativas. Realmente entramos para a história das copas.

  86. Julio Cesar disse:

    UMA VERGONHA, 10 a 12 pessoas representando o frevo de Pernambuco, quando deveriam ter entrado com muita gente cantando e dançando o frevo vassourinha junto com o maior bloco carnavalesco do mundo O GALO DA MADRUGADA, a beleza dos nossos blocos de maracatu, o Rio e São Paulo com as escolas de samba, ai botam 10 a 12 pessoas em cada apresentação que nada tem a ver com nossa cultura, o que tem a Jennifer a ver com o Brasil, ficou muito ruim

  87. Ana Cristina disse:

    Entao esta tbem é minha pergunta: porque trouxeram alguem de fora para coreografar o evento? Uma loucura so. Um pais como o nosso, de gente criativa como o nosso, trazer pessoas de fora para representar a cultura brasileira. Que isso gente. Da vontade de chorar. Sinto muito, mas de Brasil eles nao conseguiram passar nada, nadinha mesmo. Uma pena porque o Brasil tem muito mais pra oferecer. Mas talvez a FIFA tenha medo deste Brasil por isso preferiu alguem de fora. Nos nao poderiamos nos destacar porque? So Deus sabe.

  88. Henrique de Souza disse:

    APRESENTAÇÃO DO BRASIL PARA O MUNDO “VERGONHA NACIONAL”.
    Abertura do Copa do mundo no Brasil foi uma vergonha para o Brasil, como se a poderosa FIFA quisesse achincalhar toda a nação Brasileira em resposta a não aprovação as muitas e grandes mazelas criadas por esta organização insensível e insensata, mercantilista que se aproveita da boa fé dos povos dos países em que ela atua convencendo os políticos corruptos desses países a apoiarem suas ações maléficas e antipopulares, em troca de algumas migalhas de dólares.
    A EMBRATUR, representando o governo brasileiro em vez de aproveitar esta oportunidade única de um marketing mundial do Brasil para quase duzentos países do mundo praticamente sem custo de divulgação, poderia apresentar todas as coisas maravilhosas que temos nas áreas de Cultura Historia, Folclore e belezas naturais para levar ao conhecimento de milhares de pessoas pelo mundo que poderiam marcar o Brasil como um destino turístico, e com isto trazer milhares de dólares junto com desenvolvimento, pois a maior e melhor industria do mundo e a mais rentável pela grande geração de emprego e renda em todos os setores da economia.
    A FIFA desdenhando a capacidade de brasileiros fazerem a abertura da “COPA DO MUNDO NO BRASIL” contrata um italiano Franco Dragone, e a belga Daphné Cornez (que talvez nunca tenham ouvido falar no Brasil, alem de não conhecerem nossas raízes e nossa historia). Para apresentarem aquela festinha fajuta, medíocre de fundo de quintal e de péssimo mal gosto envergonhando um povo inteiro como se fossemos incompetentes para mostrar que o maravilhoso Pais chamado Brasil tem competência para se apresentar ao Mundo.
    Talvez eles sejam parentes de algum diretor da FIFA!
    Temos grandes nomes que com certeza fariam estremecer as arquibancadas da arena Coríntias, como Paulo Barros, e outros grandes campeões acostumados com o maior espetáculo da TERRA, que com certeza absoluta fariam inesquecíveis esta abertura da Copa do Mundo,transformando as 61000 pessoas presentes no Estádio mais as milhões de pessoas pelo mundo afora se tornassem multiplicadoras das maravilhas de conhecer o Brasil.
    Ali faltou adereços faltou de tudo; acredito que Paulo Barros traria pelo menos cinco escolas de Samba, misturando com a maior apresentação folclórica das Américas em Parintins, “Caprichoso” e “Garantido” mais “OLODUM” alem de outras manifestações Culturais.
    A reprovação não foi só no Brasil foi mundial O diário espanhol Marca também reprovou o espetáculo dirigido pela belga Daphné Cornez. “Discreta, talvez a mais curta (abertura) de todas as Copas”. O italiano La Gazzetta Dello Sport reservou novos elogios às cantoras, mas ironizou: “Amazônia, dura apenas 25 minutos”. Nas redes sociais, muitos brasileiros também reclamaram das coreografias, consideradas semelhantes às realizadas em festas de colégio.
    A imprensa estrangeira. Diários esportivos de Argentina, Itália e Espanha condenaram a curta duração do espetáculo e a pouca empolgação do público – que não lotou as arquibancadas. A cantora Claudia Leite, no entanto, escapou das críticas. “Salvou a festa de um papelão”, escreveu em sua versão digital o diário argentino Olé.
    “Mal deu tempo de ver na TV o chute do exoesqueleto do Nicolelis, em que um paraplégico deu um chute na bola oficial da Copa do Mundo”. Escreveu uma internauta.
    A imprensa brasileira o Itamarati, os políticos as autoridades competentes deveriam fazer uma nota de repudio e de cobrança a Dona FIFA, pelo descalabro de transmitir uma péssima imagem de incompetência de um pais que é a quarta economia do mundo, e com isto perder a oportunidade de beneficiar seu povo de possíveis investimentos para a melhoria de suas atividades. São por essas e outras que o Brasil é Um País rico de um povo Pobre.

  89. Núbia disse:

    Decepção e vergonha para o Brazil a nivel mundial, foi HORRÍVEL a abertura da copa 2014.

  90. RONALDO WELLINGTON GUEDES disse:

    PLENAMENTE DE ACORDO!!!!!. CARLINHOS DE JESUS. CARLOTA PORTELA . PAULO BARROS. KIKO GUARABIRA. DEBORAH COLKER. CIRO BARCELOS, RENATO VIEIRA GRANDES NOMES NO MUNDO DO ESPECTACULO.
    O MUNDO ESPERAVA OUTRA COISA.
    A ESFERA DE LEDZ COPIADA POBREMENTE DOS JOGOS OLIMPICOS.
    EU QUERIA CARLINHOS BROWN, IVETE ZANGALO. A GALERA DE CAPOEIRA DA BAHIA.
    OS BAILARINES DE JOINVILLE. AS ESCOLAS DE SAMBA AS BATERIAS E PASSITAS DO RIO. OS GRUPOS DE HIP HOP DE BRASILIA E SAO PAULO. AS BAILARINAS DO FAUSTAO. A IMAGEN DOS GRANDES BRASILEIROS GISELLE BUNDTCHEN ADRIANA LIMA FILIPE MASSA DAYANA DOS SANTOS.. OS CARAS DO BRASIL.
    FIFA POR FAVOR PREPAREM UM SHOW DE CLAUSURA PARA COMPENSAR ESSA APRESENTAÇAO COLEGIAL QUE FIZERAM.

  91. marcelo g noleto disse:

    vergonha nacional, qualquer carnavalesco deve ter ficado louco, que saudades de Joãozinho trinta, horrível, sem precedentes, festa do boi em parintins AM é mil vezes melhor, Caruaru e Campina Grande fazem melhor com o São João e a música? que música? O que aquele trio representa a música brasileira. Faltou autonomia e vergonha na cara , desde de que o representante da FIFA falou aquelas “M” há um tempo atrás…não deveria ter gringo na organização do evento.

  92. Milene Melo disse:

    Realmente, até o final na apresentação fiquei na expectativa de ver algo impactante, mas, nada. O mais revoltante, é que não retratou nada da cultura da região norte do Brasil, como por exemplo o Carimbó, o Boi Bumbá. Mais uma vez fomos excluídos do resto do pais, como se a nossa cultura fosse menos interessante.

  93. Bernardo Hernandez Filho disse:

    Gostaria de saber quem é a FIFA neste caso? Quem são os responsáveis? O comitê Local? Não entendo. Só o Belga é o responsável? A imprensa mundial vê diferente.

  94. Archimedes disse:

    Vi no facebook ontem 13/06, um vídeo que mostrava durante o jogo da espanha x Holanda, momento em que transcorria o jogo, os funcionários que estavam nas rosetas, sem que ininguém entrava no estádio, mas estes funcionários giravam sem parar as roletas. O que significa esta atitude??????

  95. BETO KAISER - CURITIBA disse:

    MINHA OPINIÃO SOBRE A ABERTURA DA COPA….

    SINCERAMENTE, EU ESPERAVA MAIS….
    QUANDO COMEÇOU AS ARAUCÁRIAS A ENTRAREM EM CENA ME ARREPIEI… PENSEI… VAI SER UM “BAITA” SHOW…
    E DEPOIS…, FIQUEI ESPERANDO O “GRANDE MOMENTO”… E … NADA….

    HOUVE MUITO, E MUITO TEMPO PRA PREPARAR TUDO ISSO…
    HA NOTICIAS DE QUE ESSA ABERTURA CUSTOU 18 MILHÕES E A FIFA
    GARANTE QUE NAO PAGOU NADA, FOI TUDO PAGO DOS COFRES DE NOSSO PAIS…
    NOSSAS FESTAS REGIONAIS APRESENTAM COISAS QUE DEIXAM TODOS ARREPIADOS… DAO DE 10 X 0 NISSO QUE APRESENTARAM… UMA LASTIMA.

    JA PENSOU FAZER UMA FESTA COM CARNAVAL, FREVO, MARACATU, BUMBA MEU BOI, DANCAS GAÚCHAS, DO NORDESTE, ETC…, TUDO AO ESTILO JOAZINHO 30, COM APOIO DOS MESTRES DO BOI DO AMAZONAS, NAS FIGURAS GIGANTESCAS SE MOVIMENTANDO???

    INICIANDO COM UMA MUSICA TIPO, AQUARELA BRASILEIRA, QUE E’ UMA PINCELADA QUE NA LETRA FALA DE TODO O BRASIL NA VOZ DE NOSSOS GRANDES CANTORES, QUE NAO QUERO CITAR AQUI, MAS COM VARIOS DELES… SERIAMOS AS MELHORES NOTICIAS NO MUNDO TODO…

    POIS SEI QUE NAO HA’ UM BRASILEIRO QUE SE ARREPIE COM NOSSA MUSICA AQUARELA DO BRASIL… OS TURISTAS IRIAM AO DELÍRIO… TENHO CERTEZA DISSO…
    AQUARELA DO BRASIL E’ UM SAMBA EXALTANDO O BRASIL, CONTANDO EM VERSOS A RESPEITO DAS NOSSAS REGIÕES GEOGRÁFICAS E NOSSA ARQUITETURA TRADICIONAL E MODERNA, LENDAS E COSTUMES DAS DIFERENTES CULTURAS DE POVOS QUE COMPÕEM NOSSA NACAO…

    AI SIM TERÍAMOS UMA ABERTURA COMENTADA NO MUNDO INTEIRO COMO UMA ABERTURA MARAVILHOSA, DIGNA DO “PAIS DO FUTEBOL” E NAO ESSES COMENTÁRIOS VEXATÓRIOS QUE ESTAMOS RECEBENDO DO TODA PARTE DA IMPRENSA INTERNACIONAL…

    PERDEMOS A GRANDE OPORTUNIDADE DE NOSSA HISTORIA…
    TEMOS GRANDES MESTRES, COREÓGRAFOS, CANTORES, ARTISTAS BRASILEIROS RECONHECIDOS MUNDIALMENTE E NO’S NAO VALORIZAMOS…
    DAI’ CONTRATAM ESTRANGEIROS PRA SAIR ISSO QUE SAIU…

    PERDEMOS A OPORTUNIDADE, NO BONDE DA HISTORIA…
    O PAIS DO FUTEBOL, TA PASSANDO VERGONHA…
    ME SINTO CHATEADO COM TUDO ISSO…
    MAS AGORA… E’ TARDE DEMAIS… UMA PENA MESMO …

  96. Rita de cassia gomes disse:

    Foi horrível, uma vergonha, nunca vi uma abertura tão feia, o que não nos falta são grandes carnavalescos, que com certeza faria, uma cerimonia linda…

  97. Rita de cassia gomes disse:

    Foi horrível, uma vergonha, nunca vi uma abertura tão feia, o que não nos falta são grandes carnavalescos, que com certeza faria, uma cerimonia linda…

  98. barbara disse:

    Concordo com o Henrique de Souza escreveu, e gostaria que o presidente da FIFA viesse em rede nacional explicar essa coisa horrível de péssimo gosto apresentado para o mundo como se fosse nós quem tivesse feito. Qual o politico que vai ter a coragem de cobrar isso dele? Já que ele exigiu tanto, falou tanta coisas ruins daqui (ou seus subordinados) deveria ter a ombridade de responder a tantas questões.

  99. daniel disse:

    Foi horrível!!! Com tanta criatividade vista no Carnaval, Festa de Parintis, São João … entre outras a Fifa faz aquela abertura “RIDÍCULA” …. Tem que deixar pra quem sabe fazer festa… Brasillllll !!!

  100. marcos disse:

    Faltou vergonha na cara dos Brasileiro que não apoiaram em nada destruir parece ser mais facil a construir,sinceramente é disso para pior, um bando de icopetentes que governam nosso país misturado com um bando de hipoclitas sem rumo e opnião propria.

  101. Virginia Chal disse:

    Gente, cadê o povo desse país? Senti falta de um campo cheio do calor humano brasileiro, preenchendo os espaços vazios da Arena Itaquera.
    Milhões de pessoas no Brasil gostariam de estar lá, e o que vi foram poucos, “Gatos Pingados”, como se diz, com umas fantasias duvidosas e sem imaginação, mal costuradas.
    Essas imagens foram para o MUNDO, assim como a da BOLA CENTRAL, muito bem bolada, cheia de Led’s, mas muito mal acabada e se desmantelando. Ela foi aberta para dar entrada ao trio de cantores, (que cantou só em inglês) e não conseguiu se encaixar novamente, perfeita como antes.
    Meu deus, o que foi isso? Me deu um nervoso, senti uma vergonha daquela beirada de pano se rasgando, caindo e escorregando, que não vou esquecer jamais, e a TV Globo, coitada, tentando desviar e sumir com a imagem, pra ninguém ver, sem sucesso, até que enviaram alguém para retirar (ou esconder) o pano.
    Não precisávamos passar por isso. Temos profissionais gabaritados no Brasil para fazer bonito até demais.
    Cadê nosso patrimônio maior, o SAMBA?
    Cadê nossos Paulos Barros e nossos carnavalescos, que dariam conta melhor que este convidado da FIFA? Aliás, quem foi mesmo? Pesquisei os contratados pela FIFA para a Copa do Brasil: A Empresa Team Spirit e a coreógrafa belga Daphné Cornez. PRA QUE?
    Podaram até nosso cientista, que de maluco não tinha nada, pelo contrário, em seu pontapé mecânico inicial (Isso sim, um primor!).
    Paulo Barros, certamente, daria um novo rumo à trajetória cultural brasileira através dos tempos, e como num passe de mágica, mudaria a roupa dos brincantes por uniformes de futebol de todos os países do mundo, e com muito brilho, reinventaria e mostraria ao mundo, uma História do Brasil bem humorada, e para terminar, podendo até repetir do Carnaval, a homenagem a nossos esportistas, a PELÉ, em especial, afinal ele é o Rei do Futebol do Século!
    Ia ser um desbunde surreal! Será que ninguém lembrou dele?
    Pouco foi lembrada a diversidade cultural do Brasil. Uma pena!
    Cadê nossas escolas de samba? Nosso patrimônio imaterial e cultural do nordeste e afins?
    Dançaram um Coco de Roda sem expressão, um frevo, e só. Nosso riquíssimo folclore brasileiro, em especial do Nordeste, com seus mais de 22 folguedos, só em Alagoas, seus Chapéus de Guerreiros espelhados e de fitas coloridas, nossos Maracatus e Bois-Bumbá, que certamente choraram pelo esquecimento, fariam a grande diferença, em um visual que encantaria o mundo!
    Aliás, cadê aquela história de “Rio 2014, o filme”? Cadê os pássaros, araras, papagaios do filme, os tuiuiús e sucuris do pantanal, enfim, faltaram todos.
    Quando vi a abertura russa das Olimpíadas, minha imaginação passeou pelos diversos recantos do Brasil, e se muito passou pela minha cabeça, e eu sou só uma leiga, por que não pensaram melhor também?
    O fundo até que estava bonito, bem colorido, mas foi só. Somos muito criativos, não medíocres! Que pensam que somos e de como nos sentimos vendo tudo aquilo diante de nossos olhos perplexos durante apenas 23 minutos? (Ainda bem!)
    Por que deixaram que fizessem o que quisessem com nossos valores culturais?
    Lembro-me de outra abertura, não lembro em qual evento, em que apresentaram coreografias em campo o melhor das Escolas de Samba, numa interação espetacular com o público.
    Parece que fizeram de propósito, de qualquer jeito para envergonhar o Brasil, seu povo hospitaleiro e seus governantes.
    Gente, como sonhei que a nossa abertura ia bater na da Rússia, que foi impecável! Mas me deu saudade das Olimpíadas russas de inverno!
    Só me resta esperar pelo encerramento, que esperamos todos, seja com a festa da conquista brasileira na raça, afinal, o Brasil aprendeu a apanhar e dar a outra face, pois ele já é gigante pela própria natureza.

  102. Leticia disse:

    Sinceramente, incoerente ao planejamento da abertura da copa no Brasil. Primeiro, a música tema não tinha nada haver com o ritmo das musicas brasileiras, não empolgou, e a maior parte das pessoas nem sabia que se tratava da musica chave do nosso mundial. O que JLo, e o Pittbul, estavam fazendo ali, sendo que o nosso pais tem uma riqueza musical impar e artistas que representariam com grandeza o nosso pais? Um país como o nosso que dá shows de criatividade no carnaval com coreografias e alegorias maravilhosas, apresentar aquela pobreza… E porque uma belga, e não um Carlinhos de jesus, ou algum dos incriveis carnavalescos que dão show?! Resumindo nesse show de horrores o que faltou foi um pouco de BRASIL!

  103. bete vieira disse:

    gostaria que vc comentasse pra mim sobre a abertura da copa do mundo,mais especificamente sobre o rapaz paraplegico que usou aquela invenção para dar o primeiro chute na bola.é muito importante pra mim,,,,,,,seja qual for sua opinião pois estou sendo muito criticada no face por ter dado minha opinião ,então gostaria de saber de alguem assim esclarecido como vc.aguardo obrigada bete vieira

  104. Jesus Mauro disse:

    Nunca vi falar do Brasil sem suas praias, sem suas florestas (não Araucárias), sem samba… Essa senhora viajou na maionese. Se tivessem entregue a responsabilidade a um brasileiro certamente daríamos um show. Com tanto artista competente nos carnavais do Rio, São Paulo, Pernambuco etc. e no festival de Parintins. Se tivessem chamado o Paulo Barros aí sim teríamos nosso Brasil muito bem representado e com show ainda!!! Nota zero para essa abertura de copa, para essa senhora belga que precisa estudar mais os temas a que se propõe retratar e à FIFA por sua escolha. Vamos ver se nas Olimpíadas a gente consegue fazer uma abertura digna da alegria do brasileiro.

  105. Geraldo disse:

    Vi um bombardeio de estereótipos (diga-se, muito mal feito) sobre a cultura brasileira: mesmo blá blá blá de sempre, ou seja, samba, capoeira, futebol, etc. Tivemos uma oportunidade ímpar de mostrar ao mundo que não somos só isso, e desperdiçamos. Ou seja, continuaremos sendo bunda, carnaval, etc. Na escola, quando tínhamos 4 ou 5 anos, fazíamos fantasias mais elaboradas que essas porcarias feitas para a abertura da Copa: as araucárias me provocaram risos. E os organizadores do evento diziam para não protestarem, para não manchar a imagem do país no exterior. Não foi preciso!! Os próprios organizadores desse circo de quinta se encarregaram disso. As imagens vistas na bola central muitas vezes não tinham nada a ver com o contexto, e apareceram muitas imagens completamente nada a ver. Sem contar que esse bola roubou a visão do restante da apresentação: não consegui olhar para outra coisa. Isso pode ter sido positivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *