Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Marba Goicochea será estrela de festa no Memorial da América Latina – Foto: Eduardo Enomoto

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Viva a América Latina 1
A atriz peruana Marba Goicochea, musa do teatro paulistano, será uma das estrelas da Inti Raymi, a Festa do Sol. Ela viverá Mama Ocllo, a deusa da fertilidade inca, ao lado dos atores bolivianos Mario Ayala (Inca Manco Capac), Hugo Fernando Vargas (Sumo Sacerdote) e Juan Casicanki (Shaman). A celebração será no Memorial da América Latina, em São Paulo, neste sábado (21), durante todo o dia. A milenar festa dos povos andinos é realizada pela primeira vez no Brasil. Estarão presentes representantes das comunidades da Bolívia, do Peru e do Chile em São Paulo.

Viva a América Latina 2
A tradição da festa reza que, no império Inca, os nobres se consideravam filhos naturais do Sol e deviam corresponder a ele com sacrifícios e oferendas. Os povos originários viviam da agricultura e dos ritos agrícolas em devoção à mãe Terra (Pachamama) e ao pai Sol (Inti).

Viva a América Latina 3
A Festa do Sol no Memorial terá bebidas e comidas típicas dos povos andinos, além de shows folclóricos e musicais. Estão programadas apresentações dos grupos bolivianos Italaque, San Ponhada  e Kantuta Bolívia. A entrada é gratuita. Imperdível!

Cena de Ubu Rei, que terá sessão grátis na praça Roosevelt, neste sábado (21), 16h – Foto: Divulgação

Peça grátis
A Cia Teatral Boccaccione apresenta a peça Ubu Rei neste sábado (21), a partir das 16h, na praça Roosevelt, centro de São Paulo, com entrada gratuita. O diferencial é que a obra é dependente de uma oficina, que começará às 14h. Nela, os participantes, durante duas horas, são preparados para entrar no espetáculo e atuar junto dos atores. Portanto, quem quiser virar ator por um dia pode se inscrever neste link. A apresentação em São Paulo encerra a circulação do grupo pelo ProAc.

Tomba, gente!
Na última terça (17), a Prefeitura de São Paulo abriu processo para o tombamento do CIT-Ecum, ameaçado de fechar as portas no próximo dia 30. A defesa do tombamento foi feita pelo próprio secretário Municipal de Cultura, Juca Ferreira. Entenda o que acontece por lá.

Agenda Cultural da Record News

Contra
A atriz Cléo De Páris está torcendo para o Brasil perder a Copa. “Tenho nojo de achar legal um time de 11 pessoas ganhar uma maldita Copa quando tem um monte de gente morrendo e sem educação”, falou. E ainda se desculpou pelo mau agouro à Seleção: “Perdoem se sou chata”.

A favor
Já o ator Dyl Pires parece mais empolgado com o Mundial. Até apostou numa vitória brasileira contra o México com bom saldo de gols. O que não ocorreu, para sua infelicidade. Desabafou: “Torcedor pessimista com a seleção brasileira é uma piada requentada”.

Prorrogou: os atores Felipe Brum e Luana Piovani na peça Mania de Explicação – Foto: Gustavo Bardalho

Prorrogou
Luana Piovani pede para avisar que ela prorrogou sua peça infantil Mania de Explicação no Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico, no Rio. Agora fica por lá até 27 de julho. O ingresso custa R$ 70 a inteira. Sempre aos sábados e domingos, 16h. Na obra, Luaninha vive uma menina que quer saber tudo sobre o mundo. Danada.

Retorno
O musical Pour Elise volta ao Teatro Folha no dia 2 de julho para uma segunda temporada. Ficará por lá sempre quarta e quinta, 21h, até 31 de julho. O texto é de Flávio de Souza e a direção, de Pamela Duncan. No elenco, Gabriela Alves Toulier, Claudio Goldman, Lui Strassburger e Ronaldo Liano. Cinco músicos executam as canções ao vivo.

Revolta
A turma do teatro ficou indignada com a violência policial contra o movimento Ocupe Estelita em Recife. Uso de força desnecessário. Propor uma nova forma de pensar uma cidade é crime?

Integrantes do aguerrido grupo Coletivo Negro: últimas sessões da peça {ENTRE} – Foto: Divulgação

Está acabando
O Coletivo Negro faz neste fim de semana as duas últimas sessões da peça {ENTRE} no Centro Cultural da Penha, na zona leste paulistana. Sábado, 20h, e domingo, 19h. Jé Oliveira, ator da trupe, avisa que é a última chance.

Tudo junto e misturado
Silvana Garcia, professora da EAD (Escola de Arte Dramática) da USP (Universidade de São Paulo), assina dramaturgia e direção da peça Não Vejo Moscou pela Janela do meu Quarto. A obra, que mistura o argentino Julio Cortázar com o russo Anton Tchekhov, estreia neste sábado (21), na SP Escola de Teatro da praça Roosevelt, em São Paulo. No elenco, estão Maria Tuca Fanchin, Sol Faganello e  Leonardo Devitto. Fica em cartaz até o fim de agosto. O ingresso custa R$ 20. Vai, gente.

 

Rafael Lozano está em Sessão de Terapia – Foto: Jorge Bispo

EAD na TV 1
Recém saído da EAD (Escola de Arte Dramática) da USP, o ator Rafael Lozano está na nova temporada da série Sessão de Terapia, sucesso do canal pago GNT. Ele vive Felipe, um administrador de empresas que tem 26 anos e é homossexual, mas esconde da família este segredo. O moço corre para a análise ao se ver obrigado a se casar com uma moça só para manter as aparências. Será que o rapaz vai resolver seu dilema existencial? Esta será a trajetória do garoto na série. No elenco, estão nomes de peso como Celso Frateschi, Camila Pitanga, Zécarlos Machado e Selma Egrei. O programa é dirigido por Selton Mello. Rafael é figura conhecida dos palcos paulistanos. Recentemente, atuou nas peças Zucco, Sala de Espera e Cuidado, Garoto Apaixonado.

 

Eleito Muso do Teatro R7 em 2013, o ator Conrado Caputo será um dos vilões da nova novela das 19h da Globo, Alto Astral – Foto: Eduardo Enomoto

EAD na TV 2
Outro ex-aluno da EAD, Conrado Caputo estará na próxima novela das 19h da Globo, Alto Astral, escrita por Andréa Maltarolli e com supervisão de Silvio de Abreu. Ele será um dos vilões da trama, ao lado de Mônica Iozzi, a ex-CQC.  Claudia Raia também já está confirmada na trama, mas não abriu mão da nova temporada popular do musical Crazy for You no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, no segundo semestre. A direção é de Guel Arraes e de Jorge Fernando, as gravações começam em 22 de julho. Antes de virar global, Conrado foi eleito Muso do Teatro R7. Leia o perfil do ator. A coluna manda os parabéns pela conquista e deseja ao moço todo o sucesso do mundo.

Axé do Robocop
Já chega a 4.000 visualizações o clipe Axé do Robocop, com a turma da peça Walmor y Cacilda 64: Robogolpe, do Teat(r)o Oficina, de Zé Celso. Danielle Rosa e Tony Reis mostram no vídeo toda ginga baiana que os dois têm de sobra. Duvida? Veja só:

Bang bang em Itaquera
Calma, não é nenhuma confusão na Arena Corinthians, o Itaquerão, mas, sim, a apresentação da peça Bang Bang A Pastelana, da Trupe Irmãos Atada. A sessão será no domingo da semana que vem (29), a partir das 13h, no Sesc Itaquera, aquele da piscina gigante com toboáguas. A peça é gratuita para quem estiver dentro do clube. Como o nome indica, a obra tem inspiração no faroeste norte-americano. Marcio Douglas dirige o elenco formado por Anderson Spada, Emerson Almeida e Paulo Ygar. Uma outra dica em Itaquera: neste domingo (22), Criolo se apresenta por lá a partir das 15h acompanhado do ícone do jazz Mulato Astatke. Vai lotar.

Faroeste em Itaquera: cena da peça Bang Bang A Pastelana, no domingo (29), no Sesc Itaquera – Foto: Julia Toro


Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Phillipe disse:

    Resta saber se haverá vontade política para esse tombamento. Mistério!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *