Domingou: Criança Esperança foi um desastre

Laila Garin (Elis), Emílio Dantas (Cazuza), Ney Matogrosso (ele mesmo) e Tiago Abravanel (Tim Maia): momento dos musicais foi a melhor parte de um Criança Esperança desastroso em 2014 – Foto: Estevam Avelar

Por MIGUEL ARCANJO PRADO*

Feito para ser um empolgante espetáculo musical, o Criança Esperança exibido pela Globo na noite deste sábado (16) foi um completo desastre.

O programa não honrou sua própria tradição de ser feito ao vivo e apresentou uma versão gravada vergonhosa. Alguns cortes pareciam feitos por estudantes do primeiro ano de rádio e TV. Nem a bailarina nua da edição passada justifica tirar o clima de ao vivo do programa. Seria melhor ter checado se as bailarinas estavam de calcinha antes de subir ao palco.

A única coisa que salvou o Criança Esperança da vergonha absoluta foi o número final, no qual o cantor Ney Matogrosso fez apresentação ao lado de estrelas dos espetáculos musicais que ressuscitaram com sucesso alguns de nossos cantores queridos que já se foram.

Assim, Emílio Dantas incorporou Cazuza, Tiago Abravanel, Tim Maia, e Laila Garin, Elis Regina — esta última com performance de deixar todos arrepiados, que já lhe valeu um Prêmio Shell de Teatro e a indicação ao Prêmio APCA deste ano. Fizeram emocionante apresentação de Canção da América, de Milton Nascimento.

Didi, ou melhor, Renato Aragão, estava claramente magoado e teve de dividir cena com Fernanda Lima nos 29 anos do Criança Esperança – Foto: Estevam Avelar

O restante do show foi uma sucessão de apresentações burocráticas, frias. Não bastasse o palco morno, atores da Globo surgiram para falar textos contando como são bons e ajudam as pessoas, em um tom que soou arrogante — a única a falar com simpatia foi Glória Maria.

Ivete Sangalo até se esforçou na abertura, mas seu número também foi fraco comparado ao que ela já aprontou no palco em edições anteriores.

Para completar, um Didi, ou melhor, Renato Aragão destronado do programa, tendo de dividir espaço com Fernanda Lima, surgiu apenas no final, com muita mágoa, para dizer: “O Criança Esperança ninguém vai me tirar”.

Está certo ele. Pelo menos nos tempos em que comandava a festa, então dirigida competentemente por Aloysio Legey no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, o show era vivo, intenso.

Antes de ser cortado, Didi garantiu que estará de volta em 2015, nos 30 anos do Criança Esperança. Tomara que não seja para mais uma grande decepção como foi esta 29ª edição.

*Miguel Arcanjo Prado é jornalista e preferia o Criança Esperança de antigamente. A coluna Domingou, uma crônica semanal, é publicada todo domingo no blog Atores & Bastidores do R7.

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Saiba o que os atores fazem nos bastidores

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer está num só lugar: veja!

Você pode gostar...

17 Resultados

  1. Vera Lucia do Amaral Siqueira disse:

    Não assisto há alguns anos., mas acredito que possa ter sido um desastre. Não sei a meta financeira que gostariam de alcançar.
    Quanto ao Didi, há tempos não ouço coisas humanitárias sobre ele. Muito pelo contrário.Como dizem que “todo boato tem um fundo de verdade.” Hoje tenho dúvidas qto a sua bondade.
    Acho que O Criança Esperança, não tem convencido a população de sua credibilidade.
    Posso estar enganada, mas assim que sinto;
    Não deixo de colaborar com o Teletom do SBT, pq conheço as obras e sei que o dinheiro é realmente para a APAE.

    • Marcelo Cerezo disse:

      Eu estava presente e o CORO DE CRIANÇAS DA OSB foi uma das melhores coisa que teve no Criança Esperança,porem não poderia aparecer mais que os artistas famosos. Vale lembrar que essas crianças estão sempre no Teatro Municipal sendo aplaudidas de pé..Posso afirmar que este corro esta com grande credibilidade junto a população do Rio. Seria bom o SBT também, um dia, convidar para uma apresentação.

  2. Julia disse:

    O único momento lindo foi a apresentação final. Ney Matogrosso cantando Milton Nascimento foi maravilhoso e os artistas falecidos que foram relembrados foram grandes artistas da boa música brasileira, tb deram emoção ao evento, que até então se apresentou frio e sem nenhum entusiasmo. Poderiam escolher grandes músicas do repertório infantil da música brasileira do passado até os atuais como temos com o Palavra Cantada, Pequeno Cidadão, Adriana Partimpim e criar um belíssimo espetáculo, mas não preferem a mesmice de sempre.

  3. Webert disse:

    Sem falar que foi umas das edições mais rápidas.. eu esperava mais

  4. Phillipe disse:

    Exatamente qual é o fundamento para impor Fernanda Lima como apresentadora do CRIANÇA ESPERANÇA? Por conta de Renato Aragão estar mais velho? Se for esse o motivo, soa preconceituoso. Realmente não entendi por que ele teve de dividir o palco com ela. Aliás, é chatíssimo ver sempre a presença dela em vários programas da emissora. Ela é de fato linda. Mas isso não significa que sua presença tenha de ser obrigatória nos programas.
    Quanto aos artistas, que arrogância! Que feio sair por aí vomitando os feitos. Será que isso é estratégia de limpeza de imagem? Realmente essa edição do CRIANÇA ESPERANÇA foi de um fracasso espetacular.

  5. pap disse:

    Esse programa “criança esperança” é demagógico e a globo, bilionária é que deveria doar parte de
    sua faraônica fortuna – visto que tanto gosta de palpitar nos destinos do país que informalmente já
    virou PIG – partido da imprensa golpista – na avalizada visão de Paulo Henrique Amorim – para ajudar
    o país em termos de infra-estrutura,saúde,segurança,transporte,habitação,educação entre outros.
    Quanto a dr.renato aragão, vulgo didi, sua história na globo está nas páginas finais: saiu do ar em
    2013, tem protagonizado na vida real situações típicas de seu trabalho humorístico, vem de um enfarte e no criança es-
    perança vive seu momento luzes da ribalta: além de trocado por fernanda linda(que não pode esquecer que um dia também irão trocá-la por outro ou outra enquanto sua beleza ofuscar a pro-
    porcional arrogância e egocentrismo), talvez didi esteja sendo preservado para não protagonizar
    a antes triste e agora motivo de comédia – vide youtube – história que incessantemente vive a contar, por onde passa na tv globo e que virou bordão e motivo de piada: “no céu tem pão?”.
    De 2, 1: ou a globo encontra um espaço para dr. renato, vulgo didi ou então renato aragão vai ter que se reinventar: tipo se dedicar mais ao cinema(talvez produzindo 2 filmes/ano), fazer uma turne
    pelo brasil, em forma de stand-up comedy ou então numa caravana de circo, a qual poderia se unir a marcos frota e levar junto dedé santana e quem remanesceu do elenco de “os trapalhões” e “turma do didi”.
    Aviso a quem possa me criticar: sou fã de renato aragão, vulgo didi, desde 1976.

  6. mpp disse:

    Não foi só este ano que o Criança Esperança esteve ruim, nos últimos anos também: MECÂNICO, FRIO, sem dar tempo aos artistas cantores de se expressarem, a “bajulação” para com a Ivete Sangalo está feia (e eu gosto da Ivete, tá?); enfim, o programa está HORRÍVEL. Quanto aos artistas: a) que roupa era aquela da Patrícia Poeta (um horror!), Fernanda Lima e Paula Fernandes foram as únicas bem vestidas (aliás, ambas estavam lindas, com vestidos maravilhosos).

  7. Ecto Sergio BarbosA disse:

    Á Rede Globo dessa vez foi batante infeliz, o que era prá ser um espertáculo, realmente foi um verdadeiro desastre e decepção em termos de atração, claro que á Ivete é show, mais faltou o glamor brasileiro da Banda Calypso, ou até mesmo o grande forró da Banda Aviões do forró, assim como também Victor e o Léo, resumindo, o que faltou foi uma boa produção artistica; Vamos esperar que nas próximas produção isso aconteça.

  8. tereza disse:

    não sei porque a surpresa… não sei como ainda tem gente que assiste a esse espetáculo de mentiras. não sei como ainda tem gente que acredita nesse “projeto”. como o povo brasileiro é cego e ignorante! só lamento…

  9. Lauro Silva disse:

    O que ocorre é que a fórmula está desgastada e sem o atrativo que o programa tinha há alguns anos.Será que o telespectador realmente confia na devida aplicação do dinheiro? Não querendo colocar os organizadores sob suspeita , mas tento ver as coisas a partir do olhar de um povo cansado de promessas vãs, de ver falcatruas e desmandos por todos os lados , sem enxergar luz alguma no final do túnel! Cabe aos organizadores resgatar a confiança do público e conceber um espetáculo atraente e transparente,sem firulas e sem as tradicionais figurinhas carimbadas! O espetáculo ao vivo é sempre atraente, surpreendente ,gerando expectativas por parte de todos.Esta essência não deve ser ignorada !

  10. Daisy disse:

    Porque ao invés de pedirem dinheiro para o povo brasileiro, que em grande maioria está precisando de ajuda, estes demagogos e hipócritas não doam com parte de seus salários milionários? Podemos citar alguns que poderiam doar e nem iria fazer cócegas em suas contas milionárias: FAUSTAO, FÁTIMA BERNARDES, ANA MARIA BRAGA, LUAN SANTANA, GUSTAVO LIMA, ZEZE DE CARMARGO, RONALDINHO, XORORO, LUCIANO HULK , NEYMAR, ETC. TODOS ELES E MUITO OUTROS, SE JUNTASSEM E DOASSEM PARTE DE SEUS SALARIOS MILIONÁRIOS NEM PRECISARIA DE CAMPANHA PARA ARRECADAR DINHEIRO DO POVO. É SÓ FAZEREM A CAMPANHA DOS FAMOSOS. AÍ, SIM ARRECADARIAM MILHÕES. O PRÓPRIO DIDI É MILIONÁRIO. TODOS TÊM CARROS IMPORTADOS, GRANDES EMPRESAS, CASA E APTOS DE LUXO E ATE EM MIAMI, JATINHO E HELICOPTERO.
    ENTÃO, PODEM DOAR MUITO MAIS.
    # fora hipocrisia
    # os brasileiros acordaram
    # ricos deixem de ser egoístas
    #ACORRENTEDOBEM
    # ALTRUÍSMO DE VERDADE

  11. claudio santana disse:

    Criança esperança esse ano de 2014 ,a melhor parte foi a do final, fiquei emocionado…

  12. Adneuza Lina disse:

    Fernanda Lima não tem carisma para apresentar esse tipo de programa, errou feio a globo por permitir que Renato Aragão ficasse fora esse ano. Ainda bem que ele apareceu no final, deu seu recado e nos deixou aliviados dando entender que volta o ano que vem. Vamos lá diretores, mexa no que tá errado e deixa o Renato comandar o CRIANÇA ESPERANÇA e ao vivo, pois ele sabe fazer ao vivo.

  13. Luna Ribeiro disse:

    Não comentei muito pois talvez me achassem muito exigente. Mas reamente para quem assistiu os anos anteriores,foi o pior,tanto que nem assisti até o final. As músicas escolhidas pela maioria parecia mais de velório do que um programa que deveria ser bem alegre,para que despertasse não só os doadores como as próprias crianças que assistiam.
    Esperemos o de 2015!
    Quanto ao Didi eu sabia que ele só apareceria no final,pois eve problemas sérios de saúde e teria muita emoção!

  14. ana caroline disse:

    eu nao acredito nesse criança esperança é uma mafia para tirar dinheiro do povo brasileiro ja tem gente de mais tirando dinheiro do povo isso ai é assalto em nome das crianças tem tantos jovens e crianças jogados pelas ruas usando drogas roubando abandonadas cada dia almenta mais e cade esse dinheiro que dizem esses mentirosos que usam para beneficia-las tosos nós sabemos que é mentira para onde vai esse dinheiro nao sabemos só sei que nao é para criança nenhuma acorda povo brasileiro quem tem que fazer esse tipo de coisa é o governo e os milionarios;artistas,cantores,politicos,pois quem enriquece eles somos nós.

  15. Vera Mineiro disse:

    Miguel, gostaria de adquirir a camiseta esperança, vc sabe onde posso encontrar aqui em S.Paulo, moro na zl em Itaquera.

  16. katia disse:

    Boa tarde!Nunca participei e nem assisto um programa que disfarça uma sucessão de mentiras.se são 29 anos de “sucesso”pq eu não vejo nada feito por essa tal Criança Esperança.Vi um vídeo que a UNICEF estáva pedindo doações para o Iraque,no campo de refúgio as crianças morrendo de pneumonia por causa do frio.Agora te pergunto cadê toda essa arrecadação,por isso que eu não acredito.ORenato Aragão é insuportável ele não é humilde,ele esqueceu da sua terra o nordeste sofre e cadê a ajuda.Minha família está sempre fazendoonosso possível pq o impossivel é DEUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *