Opinião: Torcedora do Grêmio é racista e criminosa

 

Patrícia Moreira da Silva, torcedora do Grêmio, é racista e merece punição exemplar da Justiça: ela convence muito mais quando exibe seu ódio racial do que quando encena choro de falso arrependimento – Foto: Reprodução


Por MIGUEL ARCANJO PRADO

A torcedora racista do Grêmio, Patrícia Moreira da Silva, é péssima atriz. Daquelas que o choro não convence. Muito pelo contrário, ela convence muito mais quando demonstra seu ódio racial de forma genuína diante das câmeras de TV, do que quando encena um chorar arrependido para as mesmas câmeras, após ensaio apressado de seu advogado.

A moça que chamou o jogador do Santos Aranha de “macaco” pelo fato de ele ser negro não é vítima. É racista e criminosa, como diz a Lei.

O ladrão que lhe roubou ou o assassino que matou um parente seu merece que o crime seja esquecido pela Justiça porque, orientado pelo advogado, fez um teatro de quinta categoria frente às câmeras dizendo-se arrependido?

A Justiça deve ser imune a emoções baratas, forjadas. Aranha, o jogador do Santos que foi vítima da moça racista, está certo em exigir Justiça. Afinal, como a gente aprende de pequeno, quem perdoa é Deus.

Apesar do choro copioso, a tal moça não está nada arrependida do que fez, tanto que continua afirmando que “não é racista”. Ela está, isso sim, é com saudade da vida tranquila que tinha, onde podia ser racista sem ninguém perceber.

Se ela tivesse o mínimo de dignidade, admitiria que é racista, sim. Porque é. E isso está comprovado. Ela não xinga jogador branco de macaco, mas, sim, um jogador negro.

O advogado da gremista Patrícia Moreira da Silva diz que chamar um negro de macaco no contexto do futebol não é racismo. Como assim? O futebol paira acima da Constituição? No raciocínio bizarro que tenta emplacar, os alemães que mataram judeus no contexto do nazismo não são criminosos? Tenha dó.

O ódio racial que Patrícia Moreira da Silva demonstrou é exemplo do racismo velado que vivemos no Brasil, onde todo mundo diz: “imagina, não sou racista, até tenho um amigo negro”. Contudo, muitos por aí colocam suas manguinhas racistas de fora quando, em uma situação de tensão, resolvem utilizar a pigmentação na pele de alguém como xingamento.

Neste país colonizado chamado Brasil, que cultua desde sempre os que têm aparência europeia em detrimento àqueles claramente descendentes dos índios dizimados ou dos negros que vieram nos desumanos porões dos navios negreiros, predomina a hipocrisia de não se aceitar o racismo exercido no dia a dia. Ele existe, sim, tal qual foi captado pelas câmeras de TV no estádio de futebol. E encará-lo de frente, e não tentar amenizá-lo com choro, é o primeiro passo para se acabar com ele.

E o pior de tudo: em vez de se dar punição exemplar para a racista Patrícia Moreira da Silva, até porque existe uma lei que criminaliza o racismo neste País, parte da sociedade e até mesmo da própria imprensa sai em defesa da moça depois de seu choro treinado pelo advogado, querendo torná-la uma pobre coitadinha. Coisa que sua imagem de ódio exibida pela TV deixou claro que não é.

Patrícia Moreira da Silva é racista e pedir perdão não basta. Ela precisa ser punida exemplarmente, para, quem sabe, aprender que ela é tão descendente de macacos quanto qualquer pessoa que lhe ocorra xingar. Para aprender que os seres humanos precisam ser respeitados com igualdade e que não se pode utilizar de forma baixa e criminosa a etnia de ninguém – nem também a sexualidade – como forma de xingamento. O Brasil precisa entender que é um país multicultural, multiétnico e diverso sexualmente e que não deve mais tolerar gente como ela, que só traz vergonha, atraso e indignação.

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Saiba o que os atores fazem nos bastidores

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer está num só lugar: veja!

 

 

Você pode gostar...

26 Resultados

  1. Dj Braguinha disse:

    Os gays são bem mais ofendidos no futebol e cântico das torcidas e pq ng faz nada pra combater isso? Gay tb não é gente que merece proteção?

  2. GLÁUCIO disse:

    Gostei muito do texto e concordo plenamente. Aliás, quase todos os criminosos quando são capturados choram como pobres coitados.

  3. Laurindo disse:

    Bom comentário, gostei. É preciso punir com rigor, afinal, a toda hora fico me lembrando de que o mal brasileiro, gerador de todos os outros males do país, é a impunidade. Pessoas já andaram dizendo que está havendo exagero nesse caso do Aranha, como o treinador do São Paulo, o Murici, branco, por sinal. Será que ele aceita a alcunha de bambis p/ os jogadores e torcedores de seu clube? Com certeza não. A sociedade não gostou do rigor empregado no julgamento do “mensalão”? Então, vamos manter o ritmo. Que se punam esses cretinos e com todo o rigor da lei. Como cidadão quite com minhas obrigações sociais, eu exijo isso.

  4. leco disse:

    Falou tudo e um pouco mais, merece aplausos.???????

  5. Roger disse:

    Excelente texto. Parabéns, Miguel. É isso aí mesmo, na íntegra.

  6. tatiana disse:

    parabéns, miguel! sou goiana e como ela sou caucasiana, mas sinceramente, depois da porcaria q ela fez, o mínimo seria admitir e pedir desculpas, admitindo SIM q deve ser punida com os rigores da lei. Enfim, temos mesmo q respeitar uns aos outros, cada vez mais.

  7. Mariana disse:

    Maravilha de texto. Que pena a maioria não ter este pensamento! ela é racista sim se ele não fosse negro não o teria xingado de macaco, o próprio aranha falou q o xingaram de preto fedido só que as câmeras não registraram será q isso tbm faz parte do xingamento do futebol? matar, xingar, praticar qqer tipo de crime e dpois orientado por advgado fazer uma carinha de arrependido, vale tudo pra se livrar da acusação é simples e tem gente que fica com dó do acusado e o criminoso vira vítima, tadinha dessa moça que dó,,,do tipo dela tem mtos falsa deve está com mais ódio ainda dos negros. parabéns aranha por não deixar passar. justiça tvez não seja feita menos uma racista no armário.

  8. Mariana disse:

    Maravilha de texto. Que pena a maioria não ter este pensamento! ela é racista sim se ele não fosse negro não o teria xingado de macaco, o próprio aranha falou q o xingaram de preto fedido só que as câmeras não registraram será q isso tbm faz parte do xingamento do futebol? matar, xingar, praticar qqer tipo de crime e dpois orientado por advgado fazer uma carinha de arrependido, vale tudo pra se livrar da acusação é simples e tem gente que fica com dó do acusado e o criminoso vira vítima, tadinha dessa moça que dó,,,do tipo dela tem mtos falsa deve está com mais ódio ainda dos negros. parabéns aranha por não deixar passar. justiça tvez não seja feita menos uma racista no armário.

  9. carla disse:

    Muito prazeroso de ler algo assim, e bom saber q ainda existem pessoas com visão certa.

  10. Tito Carvalho disse:

    Maravilhoso e esclarecedor texto, muito usam o álibi “tenho um amigo negro” para se isentar de toda culpa pelo racismo praticado. Parabéns

  11. bruna disse:

    Olha o certo é ela ser punida de acordo com a lei, ponto. Um erro assim, vcs devem saber que a pessoa ainda tem recuperação certo? Pq é diferente de matar e estuprar isso eu acredito que é difícil de perdoar e esquecer certo?Afinal quem gostaria de ter um amigo assassino ou estuprador arrependido? Certo, conseguem ver a diferença? Ela é coitada,é vítima? Não, mas uma pessoa que cometeu um erro como todos nós em nossa vida, uns mais graves, menos graves, uns cientes outros não tão cientes, mas erros meus amigos e o respeito kkkkk sinceramente deu pra ver que ninguém tem por ninguém, e se ela realmente não gosta de negros qual o problema? se tem negro que não gosta de branco e nem ao menos se aceita como negro? E aí como fica? Eu sinceramente não quero saber o que foi feito ou deixado de ser feito quero apenas que ela seja punida, ah e claro seria mto melhor que tivesse sido mais sincera e dito que quis sim ofender o cara e não gosta da sua cor, doesse a quem doesse não sou obrigada a gostar de negro, mas nem por isso seria capaz de magoar uma pessoa assim ainda mais se ela mesma não consegue se aceitar como é.

  12. Leonardo Fabri Urias disse:

    Primeiro, acho que nem branco nem negros sejam descendentes de macacos como você citou. Segundo, acho que ela deve ser punida sim, pelo crime que cometeu, mas não pela história do racismo no Brasil. Não acho que “colocar ela na forca” ou “crucificá-la” vai mudar a atitude de muitos outros racistas que existem nesse país. Uma ofensa deve ser punida sim, mas não considero que seja mais grave que uma abordagem policial à um negro, por exemplo, ou uma negação de trabalho à um negro ou algo assim. O xingamento ofende, mas não prejudica na prática. Já fui ofendido por outros motivos, sofri bullyng, mas não racismo, então minha opinião é restrita a um olhar de fora.

  13. Neusa Scussel disse:

    Ótimo comentário só falta essa racista ,que tem ódio de pessoas negras ,sim pq a imagem no estádio diz tudo não precisa mais nada , virar celebridade ,ja apareceu na Fátima Bernardes, hum não sei não, sera que vem punição, por ai ,e aquele choro gente artista de quinta vamos ficar de olho sei não.

  14. Bruno disse:

    Eu concordo que ela deva ser punida. Porém discordo que ela seja uma racista. Ela acabou acompanhando a torcida e falando essa besteira e ofendendo a atleta do Santos. Se ela fosse racista mesmo, não estaria tão desesperada e fugindo das pessoas. Você pode notar pelo seu olhar como ela está desesperada. Não consigo ver esse “fingimento”. Racista mesmo é o Donald Sterling dono do Los Angeles Clippers que fez o comentário racista sobre uma torcedora negra no estádio. Ele inclusive disse que não se arrependeu do que fez. Ele não fugiu de ninguém e até hoje tenta anular a decisão de seu banimento do NBA. Temos que ser justos: Ela errou e merece ser punida, porém querer linchar a garota e condená-la como uma membro da Ku-klux-klan aí não dá né? Vai ser igual a Mayara Petruso?

    • joice disse:

      Ela foi racista sim, pelo simples motivo dele ser negro,pois se o goleiro fosse negro ela nao iria ter feito isso

    • Michael disse:

      Você dizer que a moça não é racista porque agora está choramingando é o mesmo que eu dizer que o ladrão não é ladrão porque chora arrependido. A moça foi filmada praticando racismo. Quem é você para dizer que ela não é racista? vai reformar a lógica?

  15. Gustavo disse:

    Para alguém dizer que chamar uma pessoa de “macaco” é normal. Tem algo muito errado nisso. E independente de dizer que foi sob o torpor da torcida isso não justifica. Pois estar sob forte emoção não é caracterizado como atenuante.

    Existe um ditado chinês que diz “Há três coisas na vida que não voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”.

    Tenha coragem de assumir o que diz.

  16. Celso Gomes disse:

    Vi na TV a torcedora pedindo desculpas. A princípio, o que me chamou a atenção é o fato de ela pedir desculpas balançando a cabeça negativamente, ou seja, a boca fala uma coisa e o corpo outra. Em segundo lugar, o choro é falso e não precisa ser psicólogo para aferir isso ( e nem sou ). Por último, ela se desculpa mais por ter prejudicado o Grêmio do que pal ofensa racista.

    • Fran disse:

      e o fato de colocarem sem maquiagem e cabelo atarapalhado para dar veracidade ao arrependimento e força demais sai fora e racista sim ela grita macaco com vonatde e sabendo o significado da palavra macaco naquele momento! comportamento ridiculo e nao deve ser aceito e nem visto como uma pobre coitada ingenua.

      Obs.: so nao concordo agrdirem familia dela pai e mae nao podem ser responsabilizado pelo comportamento de um filho maior

  17. juli disse:

    A moça é racista sim. O que complica mais ainda o combate ao racismo por aqui é a farsa, é o ser racista e não admiti-lo e ainda pretender que acreditemos no choro.
    Cometeu crime e a lei deve ser posta em ação.
    Vamos lá! Como atriz, talvez consiga uma vaga na TV.

  18. JOSIANNE ALVES DE FREITAS MAIA disse:

    A TORCEDORA É RACISTA SIM, E DEVE SER PUNIDA. E POR FAVOR, O JOGADOR ARANHA NÃO PODE NEM PENSAR EM IR PRA FRENTE DAS CÂMERAS E PERDOAR A MOÇA, COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO. NENHUMA POSIÇÃO IDEOLÓGICA, JUSTIFICA OFENDER AS PESSOAS. A MOÇA TEM QUE SER PUNIDA, ELA E QUALQUER OUTRA PESSOA QUE AGRIDA GRATUITAMENTE ALGUÉM.

  19. Geraldo Ferreira da silva disse:

    É Mais Um Caso de Racismo Visto No Nosso País!
    Estou Indignado! Este É Um Dos Vários Caso Que Eu Presenciei,
    Não Só Em Rede de Televisão Assim Como Nas Ruas,
    Escutei Diversos Xingamentos e Desfeita as Pessoas de Cor, Do Tipo Frango de Urubu, Miolo de Lápis,Forma de Cão, e Macaco.
    Chegou A Hora de Punir Esses Tipos de Discriminação Racial,
    Sobre Essa Moça Patricia Torcedora do Grêmio, Ela Merecer Ser Processada,
    Para Pagar Pelos os Seus Atos.

  20. Aguiar J. Silva disse:

    Sou criacionista e procuro ser imparcial e sincero. Me parece que o racismo está tristemente escancarado por todos os cantos da terra .Como criacionista, entendo que somos todos irmãos, devemos nos respeitar reciprocramente. Feito esta revelação pessoal, quero dizer que também deploro o que está acontecendo; a torcedora praticou atitudes racistas, concordo, ela deverá pagar pelo que fez mas de maneira corretiva, pelo que tenho lido, parece que ela também está servindo de bode expiatório e como disse no início que sou imparcial, entendo que as outras pessoas que adotam este comportamento, também devem ser chamadas às penas da lei.

  21. Neide Terezinha Gonçalves disse:

    Parabéns Miguel Arcanjo, não é por acaso que tem nome de Anjo.

  22. Aguiar J Silva disse:

    Como atitudes de racismo tem se manifestado em outros Estados do país e mesmo fora dele, eu creio que a torcedora também é racista, e deve ser legalmente responsabilizada arcando com as penas da lei, contudo me parece que além de penalizada, ela se tornou uma espécie de bode expiatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *