Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Joana Medeiros (Tonia Carrero) e Camila Mota (Cacilda Becker): sessões grátis – Foto: Ennio Brauns

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Dose dupla
Zé Celso e a turma do Teat(r)o Oficina pedem para avisar o povo que este fim de semana tem sessão dupla na sede do grupo, na rua Jaceguai, 520, no Bixiga, São Paulo.

Troca-troca
Serão duas sessões. No sábado (27), 18h, tem Cacilda!!!!! A Rainha Decapitada. Já no domingo (28), tem Walmor y Cacilda 64 – Robogolpe, também às 18h. As apresentações fazem parte da programação do Mês da Cultura Independente, um festival promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, sob comando do ex-ministro Juca Ferreira, que adora frequentar o Oficina.

0800
O melhor de tudo: as duas sessões serão gratuitas. É uma chance única para quem ainda não viu as recentes obras do Oficina. Zé Celso quer casa lotada, portanto vá e leve seus amigos. Combinado?

Reynaldo Machado e Laila Garin nos bastidores do espetáculo Elis, a Musical – Foto: Divulgação

Superamigos
Reynaldo Machado, o ator que faz o teatro musical estremecer, entrou de última hora para Elis, a Musical, que faz turnê pelo País, para viver Jair Rodrigues. Originalíssimo, já ficou amigo de infância de Laila Garin, que interpreta a nossa eterna Pimentinha. Olha, que graça, aí acima, os dois posando, com exclusividade para a coluna!

Tricô
As atrizes Adriane Esteves e Maria Fernanda Cândido circulavam no maior bate-papo e sem nenhuma maquiagem na última terça-feira (23), em um shopping de Brasília. Pareciam melhores amigas.

Por pouco
Gilda Nomacce quase levou para a casa o prêmio de melhor atriz de curta no 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ela vive uma estranha doceira no filme Nua por Dentro do Couro, do jovem cineasta Lucas Sá, que concorria no evento com uma pitada de terror pop. Na reta final da decisão do júri, Gildinha perdeu para Maeve Jinkings, que levou seu troféu Candango de melhor atriz de curta por sua excelente performance em Estátua!, filme de Gabriela Amaral Almeida, também com pegada de pregar susto no espectador.

Revolta
Falando em Festival de Brasília, teve ator profissional que ficou revoltado com o fato de alguns prêmios de melhor ator e melhor atriz terem sido dado a não-atores.

Agenda Cultural da Record News

Pirou no Pirandello
Cacá Carvalho fechou temporada de sua peça umnenhumcemmil, de Pirandello, na Funarte de São Paulo (al. Nothmann, 1.058). As apresentações serão nos dias 3 e 4 de outubro, às 20h, e no dia 10 de outubro, às 18h e às 20h. A entrada é franca.

Titia
A atriz Cléo De Páris está toda feliz com o nascimento do primeiro sobrinho, Ian José. Parabéns.

Elenco de Abra a Janela Antes de Começar, de Silvia Gomez com direção de Fábio Mazzoni: temporada no Sesc Consolação, quinta e sexta, às 20h, até 31 de outubro – Foto: Divulgação

Deixa o sol entrar
Abra a Janela Antes de Começar é o novo texto da dramaturga mineirinha radicada em São Paulo Silvia Gomez. Estreou nesta quinta (25), no Espaço Beta do Sesc Consolação, com direção de Fábio Mazzoni. O elenco traz nomes de peso do teatro paulistano: Jorge Emil, Marcos de Andrade, Marcelo Villas Boas e Simone Iliescu, aquela atriz que cantava lindamente Roberto Carlos em um dos Prêt-à-Porter de Antunes Filho.

Amor e dor
O ator Dionísio Neto fará na próxima quinta (2) a Trilogia do Amor de Walcyr Carrasco. Será no Teatro Garagem, em São Paulo, a partir das 20h. A entrada é R$ 30.

Clique amigo
A moda selfie já chegou até o Grupo XIX de Teatro, um dos mais tradicionais da cena paulistana. O elenco da nova peça da trupe, América Vizinha, com direção de Juliana Sanches, foi flagrado em uma sessão conjunta de autorretratos. Mas, calma, não foi nenhum momento de ego coletivo. Tudo faz parte do enredo, que vai tratar a nova moda em uma das cenas. Em tempo: a peça chega aos palcos dia 3 de outubro, às 19h30, na Vila Maria Zélia, zona leste paulistana. A entrada é grátis. Vai, gente.

Elenco de América Vizinha, do Grupo XIX de Teatro, entra na onda selfie – Foto: Adriana Balsanelli

Curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Saiba o que os atores fazem nos palcos e nos bastidores

Descubra a cultura de uma maneira leve e inteligente

Todas as notícias que você quer saber em um só lugar

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Phillipe disse:

    1. Particularmente, posiciono-me contra as “Selfies”. Primeiro, por que tem de ser “Selfie”? Por que não pode ser autorretrato? Por que em tudo temos de ser eternamente colonizados culturalmente pelos Estados Unidos? Segundo, porque o que se vê, na profusão das “Selfies” espalhadas por aí, é o reinado da máxima futilidade e culto extremado ao narcisismo/individualismo. No caso especificamente do elenco de América Vizinha, não vejo essa futilidade. Ali, pareceu-me ser mas o fenômeno de uma nova forma de registrar o trabalho do grupo. Portanto, ótimo! Mas confesso que aprecio mais as antigas fotos, do estilo “velha escola”, mas, enfim, entendo que tudo possa ser modernizado e, como muito bem destacado na legenda, se o elenco embarcou nessa “onda” para gerar mídia e divulgar a peça, não posso deixar de dizer que foi um bom movimento.
    2. Gostaria de maiores detalhes sobre a nota acerca do Festival de Brasília. Como assim prêmios de ator e atriz foram dados a não-atores?

    • Miguel Arcanjo Prado disse:

      Phillipe, tudo bem? O festival tinha muitos filmes em formato de mistura de ficção e documentários. Alguns prêmios de atuação foram dados a não-atores que participaram deste tipo de produção. Sobre as selfies, é mesmo uma provocação cênica do grupo, que discutirá a questão na peça. Atualizei no texto para ficar mais claro. Aquele abraço!

    • Phillipe disse:

      Muito obrigado, Miguel, pelo comentário complementar!

  2. Phillipe disse:

    Já pesquisei e nem preciso de resposta. Já li matérias sobre as premiações do Festival de Brasília e não apenas em relação a curtas. Entendo e concordo com a revolta de alguns atores com as premiações. Aliás, pelo que li sobre esse festival, concordo com as matérias que apontam falhas. Penso de igual forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *