Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Cartaz da 15ª Satyrianas é obra do ator Henrique Mello com ilustração do artista Marcelo Maffei

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Muitos números
A Satyrianas 2014, cujo cartaz foi feito pelo ator Henrique Mello com ilustração de Marcelo Maffei, terá 78 horas de arte ininterruptas entre as 18h da quinta (20) e a meia-noite de domingo (23). Serão 2.500 artistas em 500 apresentações em 50 teatros e espaços culturais paulistanos. O evento celebra os 25 anos dos Satyros, que o realizou pela primeira vez em 1991 e o tornou anual a partir de 2002. Esta é sua 15ª edição. No SatyriCine serão exibidos 17 filmes em mais de 300 minutos de cinema nacional. Durante este evento, haverá um concurso de curta-metragens, sob curadoria do cineasta paulistano Daniel Gaggini, ex-integrante do Satyros.

Balé no ar
Os primeiros artistas a se apresentarem na Satyrianas 2014 serão os integrantes da Cia. de Base. A partir das 18h da próxima quinta (20), eles apresentam as peças Arranha Céu e Futebol Voador. O grupo faz balé aéreo e promete deixar a praça Roosevelt de queixo caído.

Bate-cabelo
Durante toda a Satyrianas, a Tenda Música, montada na praça Roosevelt, promete ser o espaço dos moderninhos de plantão. DJs e bandas animarão o público em distintos estilos musicais. O frenesi será o dramaturgo Mário Bortolotto cantando músicas de Roberto Carlos. Será às 17h do domingo (23). O nome do show? Roberto Embriagado.

Léo Kildare Louback: de BH direto para a Satyrianas com duas peças – Foto: Divulgação

Dose dupla 1
O dramaturgo e diretor mineiro Léo Kildare Louback estará com dois espetáculos na Satyrianas. O primeiro é Carolina, de Lorca, direção que divide com Antônia Claret no solo da atriz Carolina Correa, com quem fez o texto. Sábado (22), 18h, na SP Escola de Teatro da praça Roosevelt. Antes de aportar em São Paulo, a peça já passou por Buenos Aires, Rio e Belo Horizonte.

Dose dupla 2
Também na SP Escola de Teatro da Roosevelt, só que no domingo (23), às 23h, Louback encena Como Matar a Mãe – 3 Atos, peça dele na qual atua ao lado de Soraya Martins e Fabiane Aguiar. O espetáculo fez sucesso em Belo Horizonte com os conflitos entre os filhos e suas mães. É uma potência que só.

Tempo, tempo, mano velho…
Um encontro de duas potentes atrizes promete abalar as estruturas da Roosevelt à 0h30 de domingo (23): Ester Laccava e Lulu Pavarin estão em Quando Eu Era Bonita, texto e direção de Elzemann Neves escrito especialmente para as duas. Pura explosão.

Hermanas Son las Tetas, escrita e dirigida por Juan Manuel Tellategui: estreia na Satyrianas – Foto: Divulgação

Hermanitas
As atrizes Lau Varone e Liza Caetano estão na reta final de ensaios do espetáculo Hermanas Son las Tetas, que estará na abertura do festival Satyrianas 2014, na próxima quinta (20), às 23h30, no Satyros 1, na praça Roosevelt, em São Paulo. O texto e a direção são do ator, autor e diretor argentino Juan Manuel Tellategui. O elenco ainda traz Allan Christos e Osvaldo Steavnv.

Lau Varone e Liza Caetano em Hermanas Son las Tetas: dia 20, 23h30, no Satyros 1 – Foto: Juan Manuel Tellategui

Embate
Na peça, Lau e Liza vivem duas irmãs que foram famosas na infância e agora precisam suportar uma a outra. Tudo regado a muito conflito ideológico, é claro. E muita ironia. Vai dar o que falar…

Estreia
Hermanas Son las Tetas marca a estreia do ator Tellategui como autor e diretor teatral no Brasil. Ele já dirigiu e escreveu peças na Argentina, sua terra natal, onde comandou o grupo Teatro Del Son.

Juan Manuel Tellategui: estreia no Brasil como dramaturgo e diretor – Foto: Divulgação

Poeta e dramaturgo
E vai ter lançamento do livro de poesias de Guilherme Dearo na Satyrianas. Será no sábado (22), entre 17h e 20h, no Parlapatões, na praça Roosevelt. Ele promete autografar todos os exemplares de Duas Hipóteses para um Acontecimento (Ed. Giostri). Ah, Dearo avisa que sua peça Câmara Escura também será apresentada com direção de Gustavo Ferreira, o coordenador geral das Satyrianas. Será às 2h30 da sexta (21), na SP Escola de Teatro. A obra conta a história de um pretendente a terrorista que virou fotógrafo. No elenco, estão Bel Friósi, Diego Ribeiro, Felipe Moretti, Fernando Soares e Silvio Eduardo. Estão todos convidados.

Centrão
Falando em livro, Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez lançam Pessoas Perfeitas (Ed. Giostri) no sábado (22), às 18h, na SP Escola de Teatro. A obra traz o texto da mais recente peça do grupo fundado pela dupla, Os Satyros, que celebra seus 25 anos na Satyrianas. Pessoas Perfeitas mostra o cotidiano atormentado de moradores do centro de São Paulo.

Tiago Martelli, Ney Matogrosso e Daniel Faleiros: leitura de Jonas e a Baleia, de Walcyr Carrasco – Foto: Divulgação

Olha o Ney!
O ator Tiago Martelli anda feliz da vida com a Satyrianas 2014. Ele, que sempre apronta alguma coisa no festival, desta vez chamou ninguém menos do que o cantor Ney Matogrosso para dirigir a leitura da peça Jonas e a Baleia, escrita por Walcyr Carrasco no evento, dentro do projeto Dramamix. E o melhor: Ney topou na hora. Assim, dará o ar de sua graça na praça Roosevelt, para a alegria dos paulistanos. Na obra, Martelli vai atuar ao lado de Daniel Faleiros, em uma explosiva paixão entre um homem casado e um adolescente. Será no domingo (23), às 20h30, na SP Escola de Teatro. Vai ser um fuzuê!

Sessão da tarde
Leandro Nunes apresenta sua peça Zodíaco na Satyrianas. Com direção de Eduardo Chagas, a peça tem no elenco Gustavo Ferreira e Henrique Mello. Conta a história de um menino que resolve contar para os pais que o irmão vai fugir de casa. Sábado (22), 18h30, na SP Escola de Teatro. Vai, gente.

Gustavo Ferreira: coordenador da Satyrianas vai atuar em peça de Leandro Nunes – Foto: Bob Sousa

Fortaleza
Outra coleguinha que escreveu texto para a Satyrianas é Célia Regina Forte. O nome: De Quem Você Ri? Henrique Mello dirige Dani Moreno e Julia Bobrow na montagem, que é apresentada na sexta (21) em dois horários: 19h30 e 20h. Célia promete levar a nata do teatro para ser sua plateia. Faz muito bem.

Festão
Na noite do domingo (23), quando tudo acabar, todo mundo vai correr para a festa Gambiarra, no Open Bar, em Pinheiros, que fará o encerramento da Satyrianas 2014.

Marba Goicochea promete fazer a coisa “mais ousada” de sua vida na Satyrianas – Foto: Eduardo Enomoto

Ousadia
“É a coisa mais ousada que já fiz na minha vida”, conta à coluna a atriz peruana Marba Goicochea, sobre uma de suas duas participações na Satyrianas 2014. Ela fala sobre Escola de Tiranos, texto do uruguaio Isidore Ducasse com o Teatro Selvagem dirigido por Fransérgio Araújo. Será no sábado (22), 1h30, no Teatro do Ator, na praça Roosevelt. Marbita também estará em Fedra Desmembrada, com direção de Milton F. Verderi, ao lado da atriz Vanessa Cornélio. Esta peça será na sexta (21), 20h30, no Bar Bambolina. Vamos todos ver Marba!

Preço
Toda programação da Satyrianas 2014 é no esquema pague quanto puder. Mas não vale dar 50 centavos, né, gente!

Estacionamento
Durante a Satyrianas, carros estacionados na praça Roosevelt servem de cenário para curtos e intimistas espetáculos dentro do projeto Auto-Peças. É pura exclusividade. Vale a pena conhecer.

Viviane Roesil: dramaturga interessante do pedaço – Foto: Divulgação

Décadance avec élégance 1
Viviane Roesil, uma das autoras mais interessantes da atual cena teatral paulistana, também prepara sua participação na Satyrianas. Ao lado de Márcio Haiduck e Victor Hugo Valois, escreveu a peça Sete Canções para uma Diva. O texto é pura ironia fina, coisa que Vivi tem de sobra. E ainda é chique, claro. Porque a moça também é elegante.

Décadance avec élégance 2
Vivi Roesil convocou os atores Joaquim Gama, Dione Leal, Juan Manuel Tellategui, Damaris Pietra e Renata Perón para a apresentação da obra no festival, que será dirigida por ninguém menos do que Fernando Neves. Sim, o diretor do grupo Os Fofos Encenam que é o queridinho de Lilia Cabral. Domingo (23), 0h30, no Espaço dos Satyros 1. Vivi manda avisar que não precisa de pulseirinha VIP para entrar, tá?

Espetáculo Iepe, da Trupe Temdona, será apresentado na praça Roosevelt, no sábado (22), às 22h – Foto: Divulgação

Quero grana!
A trupe Temdona também vai marcar presença na Satyrianas. Vão fazer Iepe, comédia política de Luis Alberto de Abreu sobre a força do poder no homem. No elenco, estão André Félix, Rosane Rodrigues, Thais Irentti, Anderson Galvão e Rodrigo Sampaio, que diz que a apresentação “será inesquecível”. No sábado (22), 22h, na praça Roosevelt. É só chegar e aproveitar.

Site
A programação completa da Satyrianas 2014 já está no site oficial. Visite e monte a sua.

Ai, que medo!
Tem artista por aí tentando convencer o público a ver sua peça com ameaça e chantagem emocional. Cruz credo.

Vestibular
O ator Ney Piacentini, da Cia. do Latão e que presidiu a Cooperativa Paulista de Teatro, está fazendo prova para entrar no CPT (Centro de Pesquisa Teatral) de Antunes Filho, no Sesc Consolação, em São Paulo. Boa sorte.

Curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Saiba o que os atores fazem nos palcos e nos bastidores

Descubra a cultura de uma maneira leve e inteligente

Todas as notícias que você quer saber em um só lugar

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Ruan Azevedo disse:

    E a Cia. Bará ? Gostaria de informações sobre eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *