Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Magali Biff em cena de Puzzle (D), que estreia em pleno Carnaval, em SP- Foto: Adauto Perin

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Sexta-feira 13
Enquanto a maioria dos brasileiros só pensa em pular Carnaval, o diretor Felipe Hirsch escolheu esta sexta-feira (13), data do começo da folia, para estrear sua peça Puzzle (D), no Teatro do Sesc Vila Mariana, em São Paulo. Tudo a ver com o recado da obra.

Pesos pesados
No elenco, estão grandes nomes do nosso teatro: Georgette Faddel, Guilherme Weber, Isabel Teixeira, Javier Drolas, Luiz Paetöw, Luna Martinelli e Magali Biff. Aliás, Magali é sempre um espetáculo à parte.

Cadê a folia?
Boa parte dos intelectuais da Selva de Pedra estarão na estreia. Em tempo: a peça enfia o dedo nas feridas brasileiras (maiores a cada dia), sendo uma espécie de manifesto antiufanista (até mesmo porque, do jeito que as coisas andam, não dá para se orgulhar do Brasil). Nada mais apropriado, então, do que estrear em pleno Carnaval.

Tristeza não tem fim…
Falando em depressão em plena folia, o que é esse novo presidente da Câmara dos Deputados (cujo nome é melhor nem dizer, para que não ganhe mais fama) que só pensa em instituir “dia do orgulho hétero” e ainda em atacar famílias fora do “padrão” heteronormativo? Por que ele não se preocupa com a grave crise hídrica que vem a galopes por aí?

Atraso
Não adianta nada o Brasil ser a sétima economia do mundo e ter políticos desse naipe no cargo que é o terceiro da linha sucessória do poder. Para chegarmos ao desenvolvimento, ainda falta muito. Mas, muito mesmo…

O empresário e produtor cultural curitibano Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Teatro de Curitiba: ele não quer saber de crise – Foto: Daniel Sorrentino/Clix

Sem medo da crise
Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Teatro de Curitiba, não quer saber de tristeza porque o evento perdeu verba. Muito pelo contrário, aposta em sua tradição. Ele viu seu orçamento diminuir de R$ 6,5 milhões para cerca de R$ 4 milhões neste ano. Mesmo assim, manteve a programação farta.

“Vai continuar o maior do Brasil”
Em conversa exclusiva com o blog, disse: “Todos os anos reunimos 1.500 profissionais do teatro em Curitiba. O Festival de Teatro de Curitiba é o maior do Brasil, é a maior plataforma de lançamento de espetáculos do País. Neste ano, mesmo com um cenário econômico complicado no País, não será diferente. O Festival de Teatro de Curitiba continua o maior do Brasil. E vai continuar sendo”. Leia a entrevista completa.

Heiner Goebbels, músico alemão que dará oficina durante a MITsp – Foto: Wonge Bergmann

Reclamação
Tem muita gente por aí reclamando que não conseguiu comprar ingresso para as peças da 2ª MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Um espectador, deprimido, escreveu para a coluna, dizendo que preferia a época em que as entradas eram de graça, quando podia esperar na fila, mas se garantia, chegando bem cedo. Guilherme Marques, diretor da MITsp, explicou o porquê de cobrar ingresso ao blog. Leia.

Sem panelinha, hein?
Tem gente também que já revelou à coluna que ficará de olho na lista dos aprovados para os cursos com nomes internacionais na MITsp. É que tem muita gente com medo de só entrarem “nomes da panelinha”. E já que o evento é feito com dinheiro público, o justo é que a seleção seja feita da forma mais democrática possível, modo que a coluna acredita que será. Se assim não fosse, viraria uma espécie de curso VIP para poucos bancado por todos nós. O que não seria ético.

Concentração
Voltando a falar do Carnaval, o povo do Teat(r)o Oficina quer mais é exibir sua brasilidade na avenida. A turma da Ala Um Povo que Sorri, da Nenê de Vila Matilde, vai se concentrar na sede Teat(r)o Oficina, no Bixiga, entre 23h e 3h, quando partem para o sambódromo do Anhembi. Todos juntinhos e já devidamente alimentados pelo chef Alessandro Ubirajara, que vai cozinhar um farto prato moçambicano para ninguém fazer feio no samba.

Elisete Jeremias, no Anhembi: pronta para o desfile da Nenê – Foto: Guilherme Godoy

Derradeira
A ala, que tem 80 atores do grupo de Zé Celso, será a última a pisar na avenida no primeiro dia do Grupo Especial paulistano. É a última da escola, que encerra a abertura do Carnaval no Anhembi. Zé Celso estará por lá, arrasando, é claro. A Nenê homenageia Moçambique, onde Zé viveu durante o exílio. Elisete Jeremias é a diretora de ala. Deu a vida por esse Carnaval e merece o título de campeã.

Caipira, Pirapora
Já a turma do grupo Os Satyros vai sair na ala Romaria, da Vai-Vai, que homenageia Elis Regina em seu desfile. Como o nome indica, a ala vai representar a canção de Renato Teixeira que foi sucesso na voz da Pimentinha. Ivam Cabral vai acompanhar o desfile de casa, pela televisão. Isso mesmo, Ivam, tem de descansar um pouco da vida corrida.

Heroínas da resistência
A peça As Moças – O Último Beijo vai fazer que não viu o bloco passar. Terá sessões normais no sábado (14), às 20h, e no domingo (15), às 19h, no Espaço dos Parlapatões. A coluna dá todo o apoio. O teatro não pode parar.

Curitiba, aí vou eu!
A Trupe Temdona está feliz da vida. O grupo vai participar do Fringe, a mostra diversa do Festival de Teatro de Curitiba. Estarão por lá com a peça Iepe.

Agenda Cultural da Record News

Encontro marcado
José Fábio Nougueira, secretário de Cultura de Presidente Prudente, no interior paulista, pede para a coluna tornar público que já está definida a data do 22º Fentepp, o Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente. Será realizado entre 20 e 29 de agosto de 2015.

Glória
Em tempo: o Fentepp foi eleito o melhor festival de teatro de 2014 do Brasil pelos internautas do R7, na votação dos Melhores do Teatro R7 de 2014, que contou com mais de 200 mil votos.

O diretor Zé Celso recebe o abraço do fotógrafo Bob Sousa durante o último Fentepp: 22ª edição do festival eleito o melhor do Brasil no R7 será em agosto – Foto: Claudia Junqueira

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Phillipe disse:

    Observem as palavras escolhidas para as palavras cruzadas de PUZZLE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *