Livro reúne 783 críticas do mestre Sábato Magaldi

Sábato Magaldi, na biblioteca de sua casa, em pose exclusiva para Bob Sousa – Foto: Bob Sousa

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Foto BOB SOUSA

O jornalista e escritor belo-horizontino Sábado Magaldi fez história na crítica teatral brasileira. Apesar de ter estudado direito na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), foi em São Paulo, cidade onde ainda vive, que fez carreira na imprensa. O artista completa 88 anos no próximo dia 9 de maio.

O presente não vem só para ele, mas também para todos os admiradores de sua obra, marco na história do teatro nacional: as Edições Sesc SP acabam de lançar o livro Amor ao Teatro, com 783 textos escritos pelo mineiro entre 1966 e 1988, reunidos em 1224 páginas. O preço é R$ 154.

Edla Van Steen, mulher de Magaldi, foi quem fez a organização do volume e contou com assessoria de José Eduardo Vendramini. Magaldi é membro da Academia Brasileira de Letras e doutor pela USP (Universidade de São Paulo).

Capa de Amor ao Teatro, de Sábato Magaldi – Foto: Divulgação

Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, afirma que “a crítica continua tendo relevância para a evolução dos movimentos que surgem a todo instante”. E ainda vai além: “A crítica não faz um papel de rechaçar ou de tentar moldar os fazeres artísticos; seu papel é o da reflexão, do embasamento teórico, histórico e prático, que faz do crítico um elemento necessário, um ponto de referência ao desenvolvimento das artes”, pontua.

Para o colega Jefferson Del Rios, crítico de teatro do jornal O Estado de S. Paulo e membro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), da qual , a constância do mineiro na cobertura teatral o fez respeitado nacional e internacionalmente. “Somos todos seus devedores, artistas, alunos de várias gerações e discípulos de crítica”, avalia.

O lançamento será no dia 24 de março, 19h, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 245).

Curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Saiba o que os atores fazem nos palcos e nos bastidores

Descubra a cultura de uma maneira leve e inteligente

Todas as notícias que você quer saber em um só lugar

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *