Saiba como vai ser a entrega do Prêmio APCA

Teatro Paulo Autran vai sediar a festa da APCA nesta terça (17) em SP – Foto: Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

A cerimônia de entrega da 59ª edição do Prêmio APCA promete surpresa a quem estiver na plateia do Teatro Paulo Autran, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, a partir das 20h desta terça (17).

O presidente da APCA, José Henrique Fabre Rolim, e a crítica Edianez Parente convidaram o ator, dramaturgo e diretor Ivam Cabral para dirigir a cerimônia. Esta contará com os maiores expoentes das artes no Brasil. Ivam, que ganhou um Prêmio APCA no começo de sua carreira, conta que se emocionou com o convite.

Edianez foi a responsável por fazer o primeiro contato com Ivam. Ela revela ao R7 que ainda não o conhecia pessoalmente, apesar de acompanhar o trabalho de seu grupo de teatro, o Satyros. E ainda entrega um detalhe curioso: eram amigos na rede social Twitter. “O entusiasmo dele foi imediato e claro com o convite, ele abraçou a causa com garra e muita vontade de fazer um evento marcante”, afirma.

Do outro lado, Ivam confessa que ficou lisonjeado quando o convite foi formalizado: “Levei um susto, mas aceitei de pronto, porque acho a APCA incrível. Tenho um carinho profundo pela entidade, que pode contar sempre com meu apoio. Vejo que todos que ganharam esse troféu têm muito orgulho dele. Poder fazer a direção desta cerimônia tão importante para as artes é um presente”, diz.

Ivam também receberá seu próprio troféu, o de melhor espetáculo de teatro, por Pessoas Perfeitas, de seu grupo, Os Satyros, que empatou na categoria com o musical O Homem de la Mancha, dirigido por Miguel Falabella.

José Henrique Fabre Rolim, presidente da APCA: “Será uma noite memorável” – Foto: Denise Andrade

O presidente da APCA, Fabre Rolim, afirma ao R7 que a cerimônia “será memorável com a direção artística de Ivam Cabral”. E lembra que “o grande homenageado da diretoria é Mauricio de Sousa, um dos grandes mestres das histórias em quadrinhos com a Turma da Mônica”.

Fabre Rolim diz que Ivam vai inovar na cerimônia, com “um rol incrível de personalidades no palco, criando um charme a mais”. O presidente da APCA ainda recorda que “a importância é enorme para o artista que recebe o Prêmio da APCA,  reconhecido como um dos que mais consagram a Arte na sua maior abrangência, são 11 áreas”. E decreta: “Praticamente não existe nada comparável”.

Para o presidente da APCA, o artista que tem seu nome chamado ao palco é um privilegiado. “Ser selecionado por profissionais atuantes na mídia representa uma brilhante conquista para todos que com sensibilidade abrem novas perspectivas. Os grandes protagonistas da festa são os premiados que se distinguiram por um primoroso labor, fruto de um duro percurso, uma história pessoal que coincide com muitas outras entre tantas atividades humanas que lidam com a criatividade”, declara.

Semelhanças com o Oscar

Em conversa exclusiva com o Atores & Bastidores do R7, Ivam conta que a cerimônia ganhará mais agilidade este ano. E explica o porquê: “Em vez de ter apenas um casal de apresentadores, a noite contará com vários casais nomeando os vencedores, como acontece na cerimônia do Oscar”. Escalar o elenco foi fácil: “Todos que foram convidados aceitaram de cara, não ouvi um não sequer”, conta.

Ivam Cabral vai dirigir a cerimônia de entrega do Prêmio APCA – Foto: Bob Sousa

Para comandar a noite, Ivam conta com a ajuda dos assistentes Robson Catalunha e Gustavo Ferreira. Para o cerimonial, ainda integram a equipe Eric Vecchione e Bruno Galvincio.

Subirão ao palco nomes das mais distintas matizes artísticas, inclusive da própria crítica atual. Ivam adianta ao blog alguns nomes confirmados: “Laerte Coutinho, Maria Fernanda Cândido, Gaby Amarantos, Valério Araújo, Oscar Filho, Sarah Oliveira, Tulipa Ruiz, Edianez Parente, Miguel Arcanjo Prado [editor de Cultura do R7, colunista da Record News e autor deste blog], Barbara Paz, Leona Cavalli e Ruy Ohtake, entre outros”.

Segundo o diretor “o público vai se divertir e se surpreender também”.

Em votação realizada em dezembro último, mais de 50 críticos da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) escolheram os melhores do ano de 2014 nas seguintes áreas artísticas: Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantil e Televisão. Apenas não houve premiação em Música Erudita, categoria que só retornará a ser votada no fim de 2015. Saiba quem subirá ao palco para receber o Prêmio APCA.

Curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Saiba o que os atores fazem nos palcos e nos bastidores

Descubra a cultura de uma maneira leve e inteligente

Todas as notícias que você quer saber em um só lugar

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Ellen disse:

    APCA é uma premiação de referência nas artes de nosso país. Sempre acompanho a lista dos ganhadores do prêmio. Além disso, um dos jurados é a querida e supercompetente Edianez Parente, que foi minha chefe nos tempos de Meio & Mensagem. Ah, e parabéns pelo blog, Miguel! Gosto da forma descomplicada que você escreve sobre teatro, ainda tão estigmatizado em nossa cultura…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *