Crítica: A Anta de Copacabana vira sensação em Curitiba e revela talento de Adriano Petermann

Adriano Petermann protagoniza A Anta de Copacabana: um dos melhores atores do Festival de Curitiba 2015 – Foto: Virginia Benevenuto/Clix

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Enviado especial do R7 a Curitiba*
Fotos VIRGINIA BENEVENUTO/Clix

Um teatrinho pequeno e charmoso, com forma de canoa, é o cenário para uma das peças mais comentadas do Fringe, a mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba em 2015. Trata-se da sala diminuta da Bicicletaria Cultural, point jovem e alternativo da capital paranaense.

É o lugar que abriga, todos os dias do festival às 19h, o monólogo A Anta de Copacabana, escrito e dirigido pelo artista paranaense Rafael Camargo, com larga trajetória pelos palcos nacionais.

A sala pequena provoca uma relação intimista entre ator  e plateia, potencializando a experiência estética que a obra propõe.

Quem protagoniza a montagem que virou burburinho é Adriano Petermann, que já é um dos melhores atores desta edição do Festival.

Na proposta de encenação calcada no minimalismo expressivo, o ator utiliza apenas seu rosto, diante de um foco de luz em uma sala totalmente escura. Petermann mostra domínio técnico a cada palavra dita, em variações vocais e de repetição dando novos significados a cada frase proferida.

Faz um personagem instigante. Este paira sobre o bairro carioca de Copacabana, onde acontecem diferentes formas de ocupação do espaço público, como a praia, a procissão, a banda, o bloco de Carnaval.

Diante da rua, da vida e dos outros, chega à conclusão de que é “tudo uma cambada de filha da puta”.

Não está de todo errado.

A Anta de Copacabana
Avaliação: Muito bom

Diante do mundo, personagem de A Anta de Copacabana chega à conclusão: “Tudo uma cambada de filha da puta” – Foto: Virginia Benevenuto/Clix

*O jornalista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Festival de Teatro de Curitiba.

Acompanhe em tempo real o R7 no Festival de Teatro de Curitiba 2015!

Curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Saiba o que os atores fazem nos palcos e nos bastidores

Descubra a cultura de uma maneira leve e inteligente

Todas as notícias que você quer saber em um só lugar

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *