Regina Duarte usa foto do Grupo XIX de Teatro fora de contexto e se mete em confusão

Fora de contexto: a atriz Regina Duarte tentou associar a imagem de uma peça do Grupo XIX às manifestações deste domingo (12); só que a peça não tem nada a ver com os protestos – Foto: Reprodução

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

A atriz Regina Duarte, de 68 anos, se meteu em uma confusão neste domingo (12) na rede social Instagram.

Ela usou, fora de contexto, uma imagem do espetáculo Hygiene, do Grupo XIX de Teatro, de São Paulo, para externar seus sentimentos em relação às manifestações contra o governo federal. Só que o espetáculo não tem nada a ver com os protestos. A montagem tem como pano de fundo o processo de urbanização do Brasil no fim do século 19.

Regina retirou a foto da Revista da Folha, onde a imagem saiu na reportagem que divulgou a nova temporada do grupo paulistano em sua sede, na Vila Maria Zélia, na zona leste paulistana.

Regina escreveu a seguinte legenda para a foto da atriz Juliana Sanches no espetáculo Hygiene: “A atriz Juliana Sanches do Grupo XIX de Teatro em foto de Regina Acutu, para a Revista de Domingo, hoje n’A Folha de SP. Significativa , pra mim, da Manifestação de Hoje. Atenção, Brasil! estamos escrevendo a nossa HISTÓRIA [sic]”.

Manipulação de imagem: Regina Duarte tentou associar a foto com a atriz Juliana Sanches, na peça Hygiene, do Grupo XIX de Teatro, às manifestações contra o governo federal neste domingo (12) – Foto: Reprodução

A atriz Juliana Sanches e o Grupo XIX de Teatro, ao verem a foto da peça utilizada para fins políticos de forma indevida, solicitaram à atriz que retirasse a imagem do ar.

Regina primeiro tentou discutir com os artistas. Confessou que não conhecia a peça, mas “achou a foto bonita”. Ela tentou se fazer de vítima de uma possível “censura” e disse que tinha o direito de “expor” seus “sentimentos”, não admitindo o uso da imagem fora de contexto.

Juliana Sanches, a atriz do Grupo XIX de Teatro que aparece na foto, tentou esclarecer Regina Duarte do que esta havia feito. Escreveu assim na timeline da colega de profissão: “O que aconteceu é que você utilizou uma foto de uma obra artística, de um espetáculo teatral, e a usou num contexto político, no mínimo polêmico. Isso, sem permissão dos envolvidos nesta obra teatral. Não dá para eu pegar uma foto sua, de um personagem de uma peça que eu não assisti, e dizer que ela representa um posicionamento político meu, por exemplo. Por mais bonita que você possa achar a foto, relacioná-la com uma manifestação publicamente não é um direito. Por favor, peço para retirá-la”.

Após a discussão, Regina disse que retiraria a foto do ar, mas até o fechamento desta reportagem, a intérprete da personagem Porcina na novela Roque Santeiro não havia cumprido sua promessa. A veterana atriz da televisão preferiu afirmar que a reclamação tratava-se de “muito barulho por nada” e ainda jurou ser “inocente”.

A internauta Elaine Belmonte comentou na timeline de Regina: “Só não entendi porque você, Regina Duarte, usou uma foto de um trabalho artístico que não conhece ao invés de usar uma foto do próprio trabalho, já que é para defender algo em que acredita”.

Curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Saiba o que os atores fazem nos palcos e nos bastidores

Descubra a cultura de uma maneira leve e inteligente

Todas as notícias que você quer saber em um só lugar

Você pode gostar...

21 Resultados

  1. Phillipe disse:

    Não aprovo o que Regina fez, mas apoio o que ela escreveu. Devemos reescrever nossa história porque está demais. O mar de corrupção está afogando a todos.

  2. adriana disse:

    Esse povinho de teatro aqui de sp é tudo petralha, Regina. Não tem salvação. A praça roosevelt tá infestada. Nojo.

  3. Albertinho Limonta disse:

    Regina Duarte, a despeito de ser uma boa atriz e uma história na TV brasileira, é useira e vezeira em apoiar qualquer coisa contra o governo Lula/Dilma. Ela é incapaz de reconhecer qualquer avanço social do governo Lula/Dilma, inclusive no combate à corrupção. Duarte poderia estar acima disso tudo, mas, infelizmente faz coro a artistas que perderam a credibilidade de tanta asneira que falam como Lobão, Juca Chaves, Juca de Oliveira, Roger, Marcelo Tas. Duarte deveria se afastar dessas pessoas

  4. marcia correa disse:

    Usual da parte dela. Continua a mesma , ainda não aprendeu. Blééé para ela de novo

  5. Paula Carolei disse:

    Triste. As pessoas famosas se acham acima da lei. Sou muito mais fã do grupo XIX e da atriz Juliana Sanches que faz um trabalho impecável, sério e conscientizador do que da eterna viuva Porcina que só se liga a coroneis.

  6. Rafael Tavares disse:

    Tempestade em tampinha de refrigerante.
    Agora eu sei que existe um grupo de teatro chamado Grupo XIX de Teatro.
    Adivinha que lucrou?

  7. disse:

    Essa véia é louca.

  8. Marcelo Campos disse:

    Regina Duarte parece não aprender, já fez um papel patético em eleições passadas, e agora, se junta à corja golpista, que ao invés de ir às ruas lutar por uma reforma política, prefere escancarar o golpismo junto com o chororô dos derrotados nas urnas.

  9. ney vieira disse:

    É bem a cara da extrema direita brasileira ! Faz Hitler parecer um amador !

  10. Ricardo disse:

    Interessante como um acontecimento leva a outro. Acabou sendo uma promoção gratuita sem ônus ao grupo. 😉

  11. Marcos Adriano de Carvalho Marcello disse:

    Por ser contra o stablishment petralha, a maravilhosa atriz Regina Duarte tem sofrido perseguição política, desde que declarou que tem mêdo do luladrão.
    Isso só acontece neste país vira-latas!
    Eu odeio luladrão, dilpilantra e toda essa verdadeira organização criminosa, que desgiverna o país há 12 anos.
    esse tipo de patrulhamento ideológico, é a cara dos eleitores militontos petistas.
    Essa gente é assim: ou você compactua com o que eles pensam, ou você é “coxinha”, “reacinha”, etc.
    Essa é a “democracia” petralha.
    Esses “atores” qurem se perfazer às custas de uma atriz famosa e de talento… talento que nem sei se eles têm!

    • Osmar Domingos disse:

      Marcos Adriano de Carvalho, quando eu tinha sete anos eu tbm inventava noma pras coisas e pessoas, é tão legal né

  12. Alessandro disse:

    Não sei quem é pior… se é a ehr… “atriz” que usa imagem alheia para promover sua retórica paranóide, ou se são aqueles que falam de “corrupção” mas não acham nada errado usar imagem alheia sem autorização.

    E são os que mais bradam aos quatro ventos falando de “moralidade”, “ética”…

    Respeito ao trabalho do artista, do grupo, moçada!

  13. Beth castro disse:

    Coisa feia falar de algo que não conhece, não assistiu, não sabe do que se trata. É assim que está acontecendo nas manifestações. O “povo” está pedido ditadura, intervenção militar, o fim da democracia, sem nem saber o que significa! Eu assisti o espetáculo e não tem nada a ver com essas manifestações desinformadas. É um lindo trabalho de pesquisa que faz pensar!

  14. Wagner disse:

    Essa véia me dá medo! Mas a esperança vai vencer o medo. De novo.

  15. Eliseu Drummond disse:

    Essa tal Regina Duarte é uma mulher de muita petulância e capaz de absorver, durante os anos, células e células de estupidez em seu micro e fecal cérebro. Uma atriz que pouco pensou ou se envolveu em política, e logo menos apareceu em televisão falando que tinha medo de um governo que ela nem se quer pensou politicamente a respeito (provavelmente falou besteirinha porque foi paga com um cachê saudável).
    Ela acaba por ser desmiolada mental e egoísta, discutindo com os donos da imagem, se fazendo de velha tonta (um papel que Regininha desempenha com orgulho, já há alguns anos) para não assumir a grande cagada que fez.

    Resumindo: Regina Duarte é idiota e egoísta.

    abraços

    Eliseu Drummond

  16. M. Teresa Almeida disse:

    Acho uma vergonha uma atriz de grande porte usar desta artimanha, se queria expor sua opinião usasse uns de seus personagens ,ou sua foto mesmo e não a de outra pessoa

  17. maurcio disse:

    Ela usou a foto de uma Santa ? ele se sente como tal em relação aos protestos ? é isto mesmo ?

  18. Robson disse:

    Sr Wagner, respeite e honre os idosos, se der sorte, talvez chegue lá.

  19. Kakinka disse:

    Um vizinho dela,disse,que ela é arrogante,metida,não cumprimenta NINGUÉM,no condomínio.Se acha uma “celebridade mesmo”(ela acredita ser)um baita mal educada!!!Quero ver, quando a globinho RUIR,e tirarem dela a “escada”, ficará segurando só o pincel….Guarda um dinheirinho,para o futuro…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *