Silvana Garzaro vai parar no Andy Warhol Museum

Greg Schaffer e seu retrato feito por Silvana Garzaro, colado na porta do Andy Warhol Museum, em Pittsburg, EUA - Foto: Paul Steidl/Divulgação

Greg Schaffer e seu retrato feito por Silvana Garzaro, colado na porta do Andy Warhol Museum, em Pittsburg, EUA – Foto: Paul Steidl/Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Silvana Garzaro, mesmo sendo uma das fotógrafas mais poderosas da cena paulistana, não poderia imaginar que seu ensaio Todos Verão iria tão longe.

Um de seus retratos foi parar no Andy Warhol Museum, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

A iniciativa foi do norte-americano Greg Schaffer, amigo de Silvana que levou o retrato que ela tirou dele para a porta do célebre espaço do criador da pop art.

“Foi sensacional ver minha foto estampada na porta do museu do Andy Warhol, de quem sempre fui fã”, conta Silvana ao site.

A ação teve o apoio do museu norte-americano, já que, certamente, Warhol ficaria feliz com o diálogo potente que a obra de Silvana Garzaro trouxe ao seu espaço.

Assim como São Paulo, Pittsburg também sofre com a poluição das águas e sua escassez, foco do ensaio da fotógrafa paulistana.

Por meio da ação Lambe Lambe, a fotógrafa Silvana Garzaro quer levar suas fotos aos lugares mais inusitados, para que possam dialogar com diferentes públicos.

Lambe Lambe internacional: Greg Schaffer e seu retrato do projeto Todos Verão na porta do Andy Warhol Museum - Foto: Paul Steidl/Divulgação

Lambe Lambe internacional: Greg Schaffer e seu retrato do projeto Todos Verão na porta do Andy Warhol Museum – Foto: Paul Steidl/Divulgação

Projeto Todos Verão

São Paulo, com seus mais de 20 milhões de habitantes em sua região metropolitana, sofre há mais de um ano com a escassez de água.

Nos últimos verões, a cidade tem visto altas temperaturas, o que faz a população improvisar modos para se refrescar.

Daí nasceu a ideia de Silvana do ensaio Todos Verão, cuja primeira foto foi feita em 2011.

A partir daí, ela convidou amigos para tomarem um banho de mangueira na varanda de seu antigo apartamento, localizado na rua das Palmeiras, no bairro de Santa Cecília e nas proximidades do Minhocão.

Capa da revista são paulo, do jornal Folha de S.Paulo, com foto do ensaio Todos Verão, de Silvana Garzaro - Foto: Silvana Garzaro/Arquivo

Capa da revista são paulo, do jornal Folha de S.Paulo, com foto do ensaio Todos Verão, de Silvana Garzaro – Foto: Silvana Garzaro/Arquivo

Capa de revista

O ensaio logo fez sucesso e foi parar na capa da revista são paulo, suplemento dominical do jornal Folha de S.Paulo, o principal do País.

“Quando comecei este ensaio ainda não se ouvia falar em crise de água, que só veio entrar em pauta pelas autoridades de uma forma clara, mas nem tanto, em 2014, ano no qual fiz apenas algumas imagens”, revela.

A fotógrafa diz que a intenção do ensaio é “refletir sobre as formas de felicidade de uma maneira simples, dentro de uma cidade dura e poluída”.

E vai além: “E também refletir e discutir como usar o nosso bem maior, que é a água. Um simples e rápido banho de mangueira, pode sim ser mais econômico que um banho de chuveiro, porque além de não usar energia elétrica, ainda tem a função de molhar as plantas e limpar o chão cheio de fuligem que a poluição traz para os apartamentos e varandas da região”, explica.

Fotos do ensaio Todos Verão estão circulando por lugares inusitados em uma ação Lambe Lambe - Foto: Silvana Garzaro

Fotos do ensaio Todos Verão estão circulando por lugares inusitados em uma ação Lambe Lambe – Foto: Silvana Garzaro

A fotógrafa Silvana Garzaro - Foto: Silvana Garzaro/Divulgação

A fotógrafa Silvana Garzaro – Foto: Silvana Garzaro/Divulgação

Veja todas as fotos do projeto Todos Verão, de Silvana Garzaro

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *