Veja cinco fotos de Pierre Verger que estão no Museu Afro Brasil

Cérémonie Sogbadji, Ouidah, Bénin - 1948 - Foto: Pierre Verger

Cérémonie Sogbadji, Ouidah, Bénin – 1948 – Foto: Pierre Verger

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

O francês Pierre Verger (1902-1996) é um dos maiores fotógrafo etnográficos da história da humanidade. Nascido em Paris, ele morreu em Salvador da Bahia, cidade onde escolheu viver.

O artista viajou boa parte do mundo com sua câmera, fazendo registros históricos de comunidades humanas pouco observadas até então. Cerca de 270 imagens captadas pelo fotógrafo estão na exposição As Aventuras de Pierre Verger, no Museu Afro Brasil, dentro do Parque Ibirapuera, em São Paulo, até 30 de dezembro com entrada a R$ 6 a inteira e R$ 3 a meia.

A iniciativa é uma parceria da instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo com a Fundação Pierre Verger. Além de fotógrafo, Verger também foi etnólogo e babalaô. A mostra, já vista em Salvador por mais de 30 mil pessoas no Museu de Arte Moderna da Bahia, marca a finalização do projeto Memórias de Pierre Verger, patrocinado pela Petrobrás e pela Odebrecht para duplicar digitalmente o acervo fotográfico de Verger e acondicionar sua obra.

Alex Baradel assina a curadoria da exposição, dividida em nove módulos: Paris, Viagens, Polinésia, Saara, China, Peru, África, Projeto e Educativo.

A mostra ainda tem 11 ilustrações do artista visual baiano Bruno Marcello (Bua) e ainda explora o paralelo entre a obra de Verger e As Aventuras de Tintim, histórias em quadrinhos editadas entre 1929 e 1983, bastante populares e que se tornaram clássicas graças ao apuro estético dos traços e aos roteiros bem elaborados pelo autor belga Georges Prosper Reni, mais conhecido como Hergé. Veja mais fotos de Verger que estão na exposição:

Ruas, Cuzco, Pérou - 1941-1946 - Foto: Pierre Verger

Ruas, Cuzco, Pérou – 1941-1946 – Foto: Pierre Verger

Festa Santiago, Cuzco, Peru - 1941-1946 - Foto: Pierre Verger

Festa Santiago, Cuzco, Peru – 1941-1946 – Foto: Pierre Verger

Kidal, Mali - 1935 - Foto: Pierre Verger

Kidal, Mali – 1935 – Foto: Pierre Verger

Alger, Argélia – 1935 - Foto: Pierre Verger

Alger, Argélia – 1935 – Foto: Pierre Verger

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *