Canal Curta! faz três anos com pacote especial no ar; série inédita vai lembrar anos 80

Com André Di Biasi e Kadu Moliterno, série Armação Ilimitada será lembrada na série inédita Os Anos 80 - Foto: Divulgação

Com André Di Biasi e Kadu Moliterno, série Armação Ilimitada será lembrada na série inédita Anos 80 do canal Curta! – Foto: Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

O mês de novembro é de aniversário de três anos do Canal Curta!, dedicado, sobretudo, à cultura brasileira.

Seis longas e dez curtas-metragens especiais, além de cinco novas séries com 51 episódios no total, estreiam neste mês por conta da festa.

Entre os longas estão obras de cineastas como Eduardo Coutinho com “Moscou”; Pierre Beuchot com “Claude Levi-Strauss”; João Batista de Andrade com “Vlado – 30 anos depois” e Rogério Sganzerla com “Copacabana Mon Amour”. Também os aguardados “Lenine – Continuação”, de Rodrigo Pinto; e “O Prólogo”, de Gabriel F. Marinho.

A faixa “A Vida é Curta!” também terá novidades. O diretor Pedro Severien ganha um especial, já na primeira semana, com exibição de três de seus trabalhos: “Loja de Répteis”, “Carnaval Inesquecível” e “São”. O também pernambucano Kleber Mendonça ganha um programa inteiramente dedicado a ele com as estreias de “Vinil Verde”, “Eletrodoméstica”, “Noite de Sexta, Manhã de Sábado” e “Recife Frio”. Além desses, “O Bom Comportamento”, de Eva Randolph; e “E” e“Salomão”, de Miguel Antunes Ramos, estarão na programação pela primeira vez.

Como parte das comemorações, o canal lança as séries “Jogo: Ato, Atalho e Vento”, de Marcelo Masagão, com 17 episódios; “Sobre Crimes e Castigos”, de Marina Lima e Vini Andrade com 12; “Blues”, que traz sete filmes de diretores famosos como Martin Scorcese, Wim Wenders e Clint Eastwood; “Eles Filmaram a Guerra em Cores”, de René-Jean Bouyer, mostra em quatro capítulos imagens coloridas da história com temas como Segunda Guerra Mundial: a Libertação da França e a Guerra do Pacífico.

“Anos 80” é uma produção exclusiva para o canal que, em 11 capítulos, mostra fatos importantes da década de 80 em áreas como música, teatro, e artes plásticas, tendo depoimentos de figuras fundamentais da época como George Israel e Kadu Moliterno e André de Biase, que faziam Juba e Lula em “Armação Ilimitada”.

“A partir de uma seleção com muita pesquisa e garimpagem, a equipe do Curta! vai guardando as melhores aquisições do segundo semestre para estrear em novembro, mês de aniversário do canal. Nosso objetivo é ter no mínimo duas novidades por semana na grade”, ressalta Bibiana de Sá, chefe da equipe de curadoria e programação do canal.

O canal Curta! faz sucesso nas redes sociais e tem hoje quase 300 mil seguidores no Facebook com nível de engajamento diferenciado. São fãs que se identificam com um canal “plural, verdadeiramente contemporâneo e multifacetado. Que reserva ao Brasil a sua melhor porção, mas não hesita em passear por todos os cantos do mundo.”

Destaques da semana de 2 a 8 de novembro

A primeira semana de novembro reserva sete estreias na programação. Na Terça das Artes, vai ao ar“Moscou”, de Eduardo Coutinho. Na Quarta de Cinema, o “A Vida É Curta!” exibe um especial sobre Pedro Severien com exibição de “Loja de Répteis”, “Carnaval Inesquecível” e “São”. No mesmo dia, estreia a série “Jogo: Ato, Atalho e Vento”. A Quinta do Pensamento traz o documentário“Claude Levi-Strauss”. Já a série “Anos 80” será lançada no domingo, 8 de novembro, com o primeiro episódio “Panorama da Década”. Com direção de Darcy Burger, o documentário foi produzido especialmente para o canal.

Confira abaixo mais informações sobre a programação:

TERÇA DAS ARTES

“Moscou” (documentário)

Em Moscou, Eduardo Coutinho acompanha o Grupo Galpão, dirigido por Enrique Diaz, durante os ensaios da peça As Três Irmãs, de Tchekhov, por um período de três semanas. Ao propor a ideia ao Galpão – os atores só saberiam qual o texto no primeiro dia de filmagem – Coutinho deixou claro que o interesse maior era a experiência do processo e não o resultado final. O filme é composto de fragmentos dos workshops, improvisações e ensaios de uma peça que não teve e nem teria estreia. A peça “As Três Irmãs” conta a história de Olga, Macha e Irina que, sem perspectivas com a vida levada na província, sonham em voltar para Moscou. É um drama sobre pessoas comuns, que vivem presas a um passado idealizado e a um futuro improvável, sem a capacidade de viver o presente.

Diretor: Eduardo Coutinho
Duração: 77 min.     Ano: 2009

Estreia: 3 de novembro, terça-feira, 22h30m

Horários alternativos: Dia 4 de novembro, quarta-feira, às 2h30m e às 16h30m / Dia 5 de novembro, quinta-feira, às 10h30m / Dia 7 de novembro, sábado, às 22h30m

Classificação: Livre

QUARTA DE CINEMA

A VIDA É CURTA! da semana apresenta filmes dirigidos por Pedro Severien. Na estreia, “Loja de Répteis”, “Carnaval Inesquecível” e “São”

Para abrir a faixa, “Loja de Répteis” narra os conflitos vividos por Aluisio (Fransérgio Araújo), dono de uma loja de répteis, e sua esposa Claudia (Maeve Jinkings), que não vê a hora de vender a loja e que mostra estar disposta a fazer qualquer coisa para se livrar dos animais. Na sequência, “Carnaval Inesquecível”, que narra as alucinações carnavalescas vividas pela personagem de Hermila Guedes. Para fechar, “São”, com Simone Spoladore e Julio Andrade. Na trama, que é cheia de enigmas e aberta a interpretações, um homem se torna agressivo com a namorada depois de ler uma carta deixada por seu pai, que acaba de morrer. Sua crise de valores resulta em um comportamento paranoico.

Estreia: Dia 4 de novembro, quarta-feira, às 20h

Horários alternativos: Dia 5 de novembro, quinta-feira, à 0h e às 14h/ Dia 6 de novembro, sexta-feira, às 8h / Dia 7 de novembro, sábado, às 6h

“Jogo: Ato, Atalho e Vento” – 1º episódio “Caverna” (série)

Baseado no livro “O Mal-estar da Civilização”, de Sigmund Freud, o longa é uma junção de trechos de 143 filmes, dirigidos por grandes cineastas dos mais diferentes lugares do planeta, organizados em mais de 4800 cortes. A série vai exibir o material em fragmentos, a cada semana.

Diretor: Marcelo Masagão

Duração: 7 min. Ano: 2015

Estreia: Dia 4 de novembro, quarta-feira, às 22h

Horários alternativos: Dia 5 de novembro, quinta-feira, às 2h e às 16h / Dia 6 de novembro, sexta-feira, às 10h / Dia 7 de novembro, sábado, às 22h15m

Classificação: Livre

QUINTA DO PENSAMENTO

Claude Levi-Strauss” (Documentário)
Em 1972, poucos meses antes de entrar para a Academia Francesa, Claude Lévi-Strauss dá uma entrevista excepcional sobre a sua trajetória e os seus pensamentos a Jean-José Marchand. A partir desses arquivos únicos, em 2004, Pierre Beuchot monta esse documentário, que continua a ser a melhor introdução à obra de Claude Lévi-Strauss.

Diretor: Peirre Beuchot

Duração: 59 min Ano: 2004

Estreia: 29 de outubro, quinta-feira, às 20h30m

Horários alternativos: Dia 5 de novembro, quinta-feira, às 22h40m / Dia 6 de novembro, sexta-feira, às 2h40m e às 16h40m / Dia 7 de novembro, sábado, às 12h/ Dia 8 de novembro, domingo, às 23h30

Classificação: Livre

“Anos 80” – 1º episódio “Panorama da Década” (série)

Nesse primeiro episódio é mostrado um resumo do que de mais importante aconteceu na década de 80 no Brasil em várias áreas: na música, no teatro, nas artes plásticas. Os fenômenos culturais e de comportamento. O surgimento de bandas como Legião Urbana, Titãs e Paralamas do Sucesso que deram uma cara nacional ao rock. O primeiro Festival Rock in Rio, realizado em janeiro de 1985 pelo empresário Roberto Medina e que colocou o Brasil no mapa dos shows internacionais. O movimento pelas Diretas Já e a aparição da AIDS, que se transformou numa espécie de contrarrevolução sexual. Depoimentos de Evandro Mesquita, Léo Jaime, Marcelo Madureira, Arthur Dapieve, Eduardo Bueno, Bruno Gouveia e Marcelo Rubens Paiva, entre outros.

Diretor: Darcy Burger

Duração: 26min   Ano: 2014

Exibição: 8 de novembro, domingo, 21h30m

Horários alternativos: Dia 12 de novembro, quinta-feira, às 19h30m/ Dia 13 de novembro, sexta-feira, às 5h30m e às 13h30m/ Dia 14 de novembro, sábado, às 19h15m

Classificação: Livre

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *