Rapidinhas teatrais

Leão Lobo e Antonio Netto na nova peça da Cia das Artes, Mambembe - Foto: Divulgação

Leão Lobo e Antonio Netto na nova peça da Cia das Artes, Mambembe – Foto: Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Rugido em cena
O jornalista e ator Leão Lobo, coleguinha querido da coluna, tomou gosto novamente pelos palcos. Tanto que depois de O Beijo no Asfalto, ele volta a atuar em O Mambembe, que estreia neste 31, Dia das Bruxas, no Teatro Paiol Cultural. Fica em cartaz até 29 de novembro, sábado, 21h, e domingo, 19h. Jair Aguiar dirige a peça da Cia das Artes, e também está em cena. A obra mostra uma trupe interiorana que passa dificuldades e ainda precisa de lidar com um político corrupto. Coisas do Brasil.

Eu canto e danço!
O cantor Daniel se encontrou com a coluna outro dia. Sim, o sertanejo. Ele pediu que avisássemos na praça que ele está doidinho para fazer um musical. Convida o moço, gente.

Nuvem de Lágrimas estreia no dia 5 de novembro no Teatro Bradesco, em SP - Foto: Divulgação

Nuvem de Lágrimas estreia no dia 5 de novembro no Teatro Bradesco, em SP – Foto: Divulgação

Violeiros
Falando em musical, a pré-estreia VIP de Nuvem de Lágrimas, na última segunda (26), foi um estrondo. A nata da música caipira foi. Além de Daniel, também estavam na plateia Chitãozinho & Xororó, Sérgio Reis, Almir Sater e Renato Teixeira, grande compositor de Romaria, aquela que Elis cantava: “Sou caipira, Pirapora, Nossa Senhora de Aparecida…”

Pranto de felicidade
Luciano Andrey, que dirige o musical, subiu ao palco no fim para agradecer a todos. E dedicou a peça à mãe, que o ensinou músicas do campo desde pequenininho no interior de São Paulo. Ela chorou copiosamente.

Estreia
Nuvem de Lágrimas estreia para o grande público no dia 5 de novembro.

Circo Zanni: temporada gratuita ao lado do metrô Barra Funda, no Memorial - Foto: Carlos Gueller

Circo Zanni: temporada gratuita ao lado do metrô Barra Funda, no Memorial – Foto: Carlos Gueller

Senhoras e senhores
A lona do Circo Zanni já está montada no Memorial da América Latina. A trupe se apresenta no local entre 5 e 15 de novembro, celebrando dez anos de trajetória. Domingos Montagner é o diretor. As sessões são gratuitas e fazem parte da 9ª Semana Ticket de Cultura. No dia 5, a apresentação é às 20h. Já nos dias 7, 8, 14 e 15 de novembro tem apresentações às 17h e às 19h30. Coisa boa.

Meu nome é trabalho
Zé Henrique de Paula é o novo workaholic do pedaço. Está atuando em Nuvem de Lágrimas e ainda dirige Urinal, o Musical e Ao Pé do Ouvido, essas duas últimas peças em seu Teatro do Núcleo Experimental, na Barra Funda. Mas ele aguenta.

Antipatia
Christiane Torloni anda dando trabalho nos bastidores da peça Master Class, no Teatro das Artes, em São Paulo.

O ator Valmir Martins: um Coringa à la Dia das Bruxas - Foto: Divulgação

O ator Valmir Martins: um Coringa à la Dia das Bruxas – Foto: Divulgação

Halloween
O ator Valmir Martins, que anda arrancando suspiros na festa Gambiarra, já entrou no clima de Dia das Bruxas. Faz muito bem.

Dia de los Muertos
Dizem que a melhor festa macabra vai acontecer nesta sexta (30), no Macadâmia (r. Pedroso, 628, Bela Vista), em São Paulo. É a Festa de Dia de Los Muertos, produzida pelo DJ boliviano Pancho Valdez. Também vão tocar a argentina Piti Vaccari e o brasileiro Tahira. Os Latinos Mariachi farão pocket show. Na porta, os ingressos custam R$ 40. Aviso dado.


Feriado macabro
A turma do Teat(r)o Oficina pede para a coluna avisar que terá Plínio Marcos de sobra neste feriadão. Neste sábado (31), Dia das Bruxas, há duas sessões de Navalha na Carne: às 21h e às 23h. Já no domingo (1º), Dia de Todos os Santos, tem sessão às 20h. E na segunda (2), Dia dos Mortos, também tem sessão extra, às 20h. Vai, gente. Tony Reis, Sylvia Prado e Marcelo Drummond agradecem.

Os Babylônicos fizeram a escola Satyros e chegam querendo quebrar tabus - Foto: Divulgação

Os Babylônicos fizeram a escola Satyros e chegam querendo quebrar tabus – Foto: Divulgação

Circo de pecados
Os Babylônicos estreiam com muita sede de quebrar tabus a peça Babylon: Luxúria e Morte. No dia 6 de novembro, 23h59, no Teatro do Ator, na praça Roosevelt. Saiba mais.

Festa teatral
O diretor, dramaturgo e ator mineiro Léo Kildare Louback está preparando surpresas para o festival Satyrianas 2015. Aguardemos.

Cena da peça A Gata Ingênua, da Cia. Aos Quatro Ventos: apresentações em Medellín, Colômbia - Foto: Divulgação

Cena da peça A Gata Ingênua, da Cia. Aos Quatro Ventos: apresentações em Medellín, Colômbia – Foto: Divulgação

Mala pronta
A Cia Teatral Aos Quatro Ventos, grupo criado pelo Instituto Pombas Urbanas, em Cidade Tiradentes, na zona leste paulistana, vai para a Colômbia, em sua primeira viagem internacional. Participam do 20º Encontro Nacional Comunitário Teatro Jovem, entre 1º e 8 de novembro, em Medellín.

Hermanos
Além do grupo brasileiro, participam ao todo 20 trupes. Argentina e Cuba também enviam representantes. O grupo brasileiro vai mostrar aos colombianos sua primeira peça A Gata Ingênua, que já foi apresentada no Museu da Língua Portuguesa, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato e no Centro Cultural Arte em Construção. A coluna manda os parabéns.

Teatro grátis e internacional
Começa nesta sexta (30) a X Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, com peças por toda São Paulo com entrada gratuita. Conheça a programação.

Tato Gabus Mendes e Vera Fischer: sessões de Relações Aparentes em Vitória - Foto: Divulgação

Tato Gabus Mendes e Vera Fischer: sessões de Relações Aparentes em Vitória – Foto: Divulgação

Vera gata
Vera Fischer e Tato Gabus Mendes encerram a sétima edição do Circuito Unimed de Teatro, em Vitória, no Espírito Santo, com a peça Relações Aparentes. Nos dias 7 e 8 de novembro. A diva loira só não contou se vai aproveitar a temporada capixaba para comprar sacolas de DVDs, como outro dia confessou que adora fazer….

Homenagem
Claudia Raia dedicou a estreia de Raia 30 – O Musical, no Rio, à sua mãe, dona Odete. Foi uma emoção só.

Caras e bocas
Como toda estreia carioca que se preze, a sessão tinha vários famosos na plateia: Luiz Fernando Guimarães, Angélica, Luciano Huck, Paolla Oliveira e Carolina Dieckman deram as caras.

Claudia Raia recebe Ney Matogrosso no camarim após estrear Raia 30 - O Musical, no Rio - Foto: Divulgação

Claudia Raia recebe Ney Matogrosso no camarim após estrear Raia 30 – O Musical, no Rio – Foto: Divulgação

Chama o Ney!
Ney Latorraca fez questão de ir cumprimentar a ex-colega de TV Pirata no camarim. Os dois ficaram tricotando um tempão.

Vestida para causar
Danielle Winits foi com um decote tão profundo que quase ofuscava Claudia Raia no palco.

Regime
O produtor Sandro Chaim desfilou com visual magrinho na estreia de Raia 30 – O Musical.

As meninas da Morente Forte: festança na noite desta sexta (30) - Foto: Divulgação

As meninas da Morente Forte: festança na noite desta sexta (30) – Foto: Divulgação

#morenteforte30anos
A Morente Forte, principal assessoria teatral em São Paulo, comemora 30 anos. Parece que foi ontem que Célia Regina Forte e Selma Morente, então duas garotinhas, decidiram se unir para divulgar o teatro.

Palácios e barracos
Em conversa com a coluna dentro de seu carro nesta semana, Célia Forte definiu: “São 30 anos entre palácios e barracos. Já divulgamos tudo quanto é tipo de teatro que você possa imaginar”. A mais pura verdade.

Turma grande
E a turma da Morente Forte hoje é bem maior do que a dupla Célia & Selma. Daniela Bustos, Beth Gallo e Thais Peres, por exemplo, são quem fica hoje na linha de frente com os jornalistas.

Festão
Claro que as meninas da Morente Forte não deixariam passar batido seus 30 anos. Vão fazer uma festa daquelas no Hotel Cambridge, no Anhangabaú, para seletos convidados. Tem gente se matando para colocar o nome na lista VIPérrima. Vai ser um fuzuê danado. A coluna não perde essa festa por nada desse mundo.

Vista de Havana, Cuba - Foto: Ivam Cabral

Vista de Havana, Cuba – Foto: Ivam Cabral

Mamãe, eu quero ir a Cuba
Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez estão em Cuba, onde se apresentam com a peça Pessoas Perfeitas em Havana, com o grupo Os Satyros. Olha a vista da janela do quarto onde estão hospedados. Phedra D. Córdoba, que por aqui ficou, daria vida para estar nesta ventana.

Quero ver a vida lá
Ivam conta que á a quinta vez que visita a ilha comandada por Fidel e Raúl Castro. Mas que, dessa vez, tem uma novidade: “É a primeira que percorro o interior do país”, revela.

Cuba seja aqui
Ivam ainda conta mais, para nossa alegria: “continuo me surpreendendo com os cubanos”. Só não deu detalhes.

Mamãe, eu quero ir a Cuba e quero voltar
Apesar da empolgação, uma coisa chateia Ivam. “Infelizmente, a internet aqui é limitada e não dá pra postar as fotos incríveis que tenho registrado”. Aos que estão se roendo de curiosidade, ele avisa: “Prometo fazer isso quando chegar aí, na semana que vem”. Ufa.

Calor latino: Raul Teixeira, Juan Manuel Tellategui, Lauanda Varone, Ivam Cabral e Liza Caetano, após última sessão de Hermanas Son las Tetas na SP Escola de Teatro - Foto: Miguel Arcanjo Prado

Casa cheia: Raul Teixeira, Juan Manuel Tellategui, Lauanda Varone, Ivam Cabral e Liza Caetano, após última sessão de Hermanas Son las Tetas na SP Escola de Teatro, no domingo (25) – Foto: Miguel Arcanjo Prado

Despedida
Horas antes de embarcar para Havana em Guarulhos, Ivam Cabral viu a última sessão da peça Hermanas Son las Tetas, de Juan Manuel Tellategui com Lauanda Varone e Liza Caetano, na SP Escola de Teatro. Foi acompanhado do amigo Raul Teixeira, nosso maior especialista em sonoplastia teatral. Ivam ficou todo feliz ao ver que no aquário-altar da personagem Angustias estava uma foto sua ao lado de grandes referentes do teatro mundial. Justamente uma imagem dele na peça Pessoas Perfeitas.

Rá-tim-bum
A Cia Hiato parece não querer mais sair do divã do analista. Dessa vez, dialoga com memórias do polonês Tadeusz Kantor e com sua última peça Hoje É Meu Aniversário, na exposição de obras do próprio artista no Sesc Consolação, em São Paulo. Entre 5 e 7 de novembro. Programe-se.

Manhattan
Falando nisso, o Wooster Group, em Nova York, ensaia também Hoje É Meu Aniversário. Tudo em comemoração ao centenário do polonês.

O Retorno
Lisbela e o Prisioneiro volta a São Paulo, após fazer sucesso Brasil afora, no dia 7 de novembro, no Teatro Espaço Promon. No elenco, estão oito atores, cinco acrobatas e oito músicos. No repertório, a mais fina nata da MPB: Pixinguinha, Dominguinhos e Caetano Veloso estão no repertório. Cenografia e figurino assinados por Kleber Montanheiro. Já Ligia Paula Machado e Dan Rosseto dirigem o musical nacionalíssimo que fez a cabeça de Aguinaldo Silva.

Yara de Novaes e Miriam Rinaldi em Uma Espécie de Alasca - Foto: Leekyung Kim

Yara de Novaes e Miriam Rinaldi em Uma Espécie de Alasca – Foto: Leekyung Kim

Ê trem bão, sô!
Yara de Novaes, diva da coluna, estreia nesta sexta (30), no auditório do Masp, em São Paulo, a peça Uma Espécie de Alasca. O texto de Oliver Sacks tem direção de Gabriel Fontes Paiva. Detalhe: o figurino é de Débora Falabella. A mineirada toda unida.

Gente
Cléo De Páris, a atriz, disse outro dia a seguinte frase: “As pessoas nunca vão admitir o que elas não são; as pessoas só admitem o que elas não tem”. Para se pensar…

Padrão branco?
A coluna pede para os produtores de elenco da +Add Casting reverem seu conceito de “beleza”. E ainda recomenda que busquem estudar o racismo e suas manifestações no Brasil, muitas vezes veladas ou também explícitas, como foi no caso deles, que afirmaram por e-mail ser “difícil” encontrar “atores negros bonitos”. Dizer que foram “mal interpretados”, como a +Add Casting fez, é querer culpabilizar a vítima pela frase racista proferida por eles. Só piora a situação. Entenda o que aconteceu.

Os "fodedores" de Os 120 Dias de Sodoma: sucesso na praça Roosevelt - Foto: André Stéfano

Os “fodedores” de Os 120 Dias de Sodoma: sucesso na praça Roosevelt – Foto: André Stéfano

Sade é aqui
Está um sucesso danado a temporada de Os 120 Dias de Sodoma, no Estação Satyros, da praça Roosevelt, com o grupo Os Satyros new generation sob direção de Rodolfo García Vázquez. Com pegada fortemente política, a peça desmascara a hipocrisia dos políticos de Brasília.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *