Perda da memória é tema de Origens, que estreia em SP

Fran Lipinski e Lauanda Varone estão na peça Origens, que estreia neste sábado (9) e fica em cartaz até 1º de maio - Foto: Sarah Marinho/Divulgação

Fran Lipinski e Lauanda Varone estão na peça Origens, que estreia neste sábado (9) e fica em cartaz até 1º de maio – Foto: Sarah Marinho/Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

O resgate de lembranças em conflito com a perda da memória é o foco da peça Origens, que a Cia. Alóctone estreia neste sábado (9) no iNBOX Cultural, em São Paulo, onde fica em cartaz até 30 de abril.

Em cena, estão as atrizes Fran Lipinski e Lauanda Varone, que abordam o mal de Alzheimer na obra. As atrizes investigaram o universo do esquecimento, no qual suas vítimas perdem a capacidade de responderem por si mesmas, ficando cada vez mais alheias à realidade.

A montagem mostra uma ceia de Natal em família, na qual a personagem Julieta percebe que suas lembranças se esvaem.

“No Alzheimer, as memórias não são exatamente perdidas, elas vêm e vão, o que distorce a forma como a pessoa entende – e vive – seu presente e seu passado”, afirma Fran Lipinski, também autora do texto. Ela ainda o dirige junto com Lauanda Varone, que define: “A peça é a resposta à pergunta ‘Como você está?’. O que essa pessoa (vítima da doença) diria, se pudesse, se tivesse ainda o domínio sobre o próprio corpo?”.

O espetáculo ainda tem iluminação de Laiza Menegassi, edição e mixagem de som de Renato Navarro, figurino de Isabelle Krauze e arte gráfica de Bruna e Isabelle Krauze.

Ainda há participações especiais de vozes em off gravadas pelos artistas: Luah Guimarãez, Helô Aquino, Júlia Mariano, Maíra de Aviz, Cristiano Alfer, Roberto Rezende, Isabelle Krauze e Emi Peron.

O espetáculo tem 55 minutos de duração e classificação etária livre. As apresentações acontecem aos sábados, às 20h30, e aos domingos, às 19h. No último fim de semana será sexta, 21h, e sábado, 20h30. Os ingressos custam R$ 30 (R$ 15 para meia entrada). A iNBOx Cultural fica na rua Teodoro Sampaio, 2355 (sobreloja, a 200 metros do metrô Faria Lima), em São Paulo.

Curta nossa página no Facebook e siga o site!

Fique por dentro do que está rolando nas artes

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. abril 8, 2016

    […] Alóctone, estreiam Origens neste sábado (9) no inBox Cultural, em Pinheiros, São Paulo. Falam sobre a perda da memória. A coluna […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *