Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Michelle Ferreira: peça encenada na Escócia - Foto: Bob Sousa

Michelle Ferreira: peça encenada na Escócia – Foto: Bob Sousa

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Voar, voar, subir, subir…
Michelle Ferreira, a dramaturga, viajou nesta semana para a Escócia. É que sua peça Tem Alguém Que Nos Odeia será encenada por lá, onde ganhou o nome de There Is Someone Who Hate Us, sob direção de Lynda Radley. No Brasil, a moça acaba de estrear Os Médios, no Centro Cultural São Paulo. Poderosa.

Está acabando
Algumas peças paulistanas entram em sua reta final. Anote aí: Eu Tenho Tudo, até 10 de abril no Viga Espaço Cênico; Vermelho Labirinto, que vai até 16 de abril no Sesc Pinheiros; As Sombras de Dom Casmurro, até 20 de abril no Sesc Ipiranga, Fale Mais sobre Isto, até 23 de abril no Teatro Folha; As Lágrimas Quentes de Amor que Só Meu Secador Sabe Enxugar, até 24 de abril na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi; Amarelo Distante, no Teatro Augusta a´te 28 de abril; e Como Ter Sexo a Vida Toda com a Mesma Pessoa, no Teatro Eva Herz até 29 de abril.

Leona Jhovs (foto) entra para o elenco de Fando e Lis ao lado de Gisa Guttervil - Foto: Divulgação

Leona Jhovs (foto) entra para o elenco de Fando e Lis ao lado de Gisa Guttervil – Foto: Divulgação

Jhovs na área
A peça Fando e Lis estará de volta aos palcos paulistanos a partir de 20 de abril. A coluna descobriu que tem novidade no elenco. Agora, no elenco estão Gisa Guttervil e Leona Jhovs. A nova temporada é no Espaço dos Parlapatões, coração da praça Roosevelt. A coluna vai. Ah, as meninas estão com campanha para levantar grana para a montagem. Colabore, se puder.

Esnobe
Uma atriz estava fazendo carão outro dia no bar do Parlapatões. Via velhos amigos e fingia que não conhecia. Pode?

Educação é bom…
Uma regrinha básica para muitos do teatro: cumprimentar o coleguinha não doi. A menos que seja um arqui-inimigo.

Alberto Guzi, que morreu em 2010, aos 66 anos: grande nome dos palcos - Foto: Divulgação

Alberto Guzi, que morreu em 2010, aos 66 anos: grande nome dos palcos – Foto: Divulgação

Viva Guzik
O Núcleo de Experimentação dos Satyros estreia neste sábado (9), 23h59, na peça Os Dias e as Horas, com direção de Eduardo Chagas e coordenação de Rodolfo García Vázquez. É inspirada no blog homônimo do jornalista, ator e crítico teatral Alberto Guzik, que morreu em 2010, vítma de um câncer, aos 66 anos.

Time completo
Dão vida aos textos de Guzik os atores Camila Carodoso, Carlos Mourão, Carol Bifulco, Daniel Falcão, Débora Taboada, Elisa Barboza, Higor Lemo, Isabela Cetraro, Janaina Delfino, Ju Alonso, Laiza Fernanda, Leonardo Dalla Valle, Lilibell Torrejón, Milton Aguiar e Safira Santos.

Cena da peça Os Dias e as Horas - Foto: Ricardo Tanios Hamzo

Cena da peça Os Dias e as Horas – Foto: Ricardo Tanios Hamzo


Nome importante
Rodolfo García Vázquez, que foi amigo de Guzik, se emociona com a montagem. “Alberto Guzik foi um dos mais respeitados críticos da história de nosso país. Seu olhar arguto destacou e promoveu novos talentos, apontou direções inusitadas para o olhar dos espectadores e testemunhou alguns dos momentos mais importantes da história do nosso teatro. Ao recolher histórias de seu blog e transformá-las em um espetáculo, o núcleo dos Satyros pretende resgatar a memória deste que é, sem dúvida, um dos mais importantes pensadores da história do teatro brasileiro”, declara.

Adeus
O último post de Guzik no blog Os Dias e as Horas foi o seguinte: “Em plena segunda-feira de Carnaval, embarco em minha viagem rumo à travessia do rio Letes e à descida para o Hades. Quando voltar, relatarei o que vi e vivi. O Hades não é um reino fácil de visitar. Ninguém retorna de lá sem estar transformado. Dionísios me acompanha na viagem, além de ótimos amigos e do amor de muita gente. Evoé”. É de arrepiar.

Peça Os Dias e as Horas é inspirada no blog de Alberto Guzik - Foto: Ricardo Tanios Hamzo

Peça Os Dias e as Horas é inspirada no blog de Alberto Guzik – Foto: Ricardo Tanios Hamzo

Operários
A diretora Rita Carelli estreia No Coração das Máquinas no dia 15 de abril na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Cariocas
Depois de temporadas paulistanas, a peça Roleta-Russa estreou nesta quinta (7) no Rio, no Theatro Net Rio. A obra é uma adaptação do livro Suicidas de Raphael Montes, feita pelo diretor César Baptista, com Helio Souto, Gabriel Chadan, Dan Rosseto e grande elenco.

Farinha com Açucar - 11 - Crédito Jorge Martins

0800
Após sucesso no Sesc Pompeia, a peça Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos e Homens, do Coletivo Negro, faz temporada gratuita na Funarte de São Paulo, de quinta a domingo, até 17 de abril. Estão todos convidados.

Dizia ele estou indo pra Brasília…
Zé Celso e a turma do Oficina aportam em Brasília com a peça Pra Dar um Fim no Juízo de Deus. Vai ser um auê.

Vamos estudar?
O Teatro do Incêndio faz uma série de oficinas gratuitas pelo Projeto Terra Mestiça em sua sede, na rua Treze de Maio, 53, na Bela Vista. Começam no dia 13 de abril e vão até 2 de junho, em vários horários. Vale a pena conferir.

 Single Singers Bar está na programação do Circuito Nacional de Teatro - Foto: Bob Sousa

Single Singers Bar está na programação do Circuito Nacional de Teatro – Foto: Bob Sousa

Vamos ao teatro?
A primeira edição do Circuito Nacional de Teatro, que acontece entre os dias 09 e 28 de abril, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Goiânia, vai distribuir 20 mil ingressos gratuitos. Com curadoria de Silmara Deon, a programação tem oito espetáculos, entre adultos e infantis em 30 sessões.

Tempos de guerra
Os cariocas da Troupp Pas D’argent estreiam neste sábado (9) a peça Holoclownsto, no Teatro Jaraguá, em São Paulo. Apresenta seis clowns prisioneiros em um trem cujo destino é desconhecido por eles.

Aflição
A atriz Glamour Garcia deixou seu público apreensivo em uma cena da peça Salomé na sacada da Casa da Luz, em São Paulo, na pré-estreia, nesta quinta (7). Teve gente que quase infartou.

Patricia Cipriano no bar que comandou na Curitiba Mostra no Festival de Curitiba - Foto: Humberto Araujo

Patricia Cipriano no bar que comandou na Curitiba Mostra no Festival de Curitiba – Foto: Humberto Araujo

Passando a limpo
Diva do tearo paranaense, Patricia Cipriano define assim seus últimos dias: “O mês de março/abril ficou, pra mim, marcado como um mês de realizações de sonhos. 1- eu conheci uma araucária criança. 2- fui convidada para intervir num espetáculo – Hermanas Son Las Tetas. 3- Conheci de perto Claudete Pereira Jorge. 4 – Tive a experiência de gerir um Bar.” Aliás, o bar comandado por Patricia na Curitiba Mostra foi uma das sensações do 25º Festival de Teatro de Curitiba. Quem esteve por lá sabe bem.

Sete pecados capitais
Os sete pecados capitais são a inspiração da peça A Formiga e a Folhinha, que estreia neste sábado (9), no Espaço Amado Dito, em São Paulo. O infantil tem lições de cidadania. Mostra a história de Formiguinha, que no dia do aniversário de sua mãe sai em busca do presente perfeito para ela, uma folhinha. Não é uma graça?

Doces lembranças
As atrizes Lauanda Varone e Fran Lipinski, da Cia. Alóctone, estreiam Origens neste sábado (9) no inBox Cultural, em Pinheiros, São Paulo. Falam sobre a perda da memória. A coluna vai.

Cléo De Páris vive Justine na nova montagem do Satyros - Foto: André Stefano

Cléo De Páris vive Justine na nova montagem do Satyros – Foto: André Stefano

O retorno de Cléo
Cléo De Páris faz volta triunfal ao palco com o grupo Os Satyros no próximo dia 15 de abril, quando estreia a nova versão de Justine, protagonizada por ela sob direção de Rodolfo García Vázquez. O papel já foi vivido por Andressa Cabral, atualmente como Stella em Blanche, de Antunes Filho.

Luto
Morreu nesta quinta (7) o ator Flávio Guarnieri, filho de Gianfrancesco Guarnieri. A cremação será às 16h desta sexta na Vila Alpina, em São Paulo. Ele tinha 56 anos e a família não divulgou a causa da morte. Descanse em paz.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *