Centenário do escritor e jornalista Murilo Rubião é lembrado em Minas

O escritor e jornalista mineiro Murilo Rubião (1916-1991) - Foto: Divulgação

O escritor e jornalista mineiro Murilo Rubião (1916-1991) – Foto: Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Esta quarta (1º) marca o centenário do escritor e jornalista mineiro Murilo Rubião.

Grande nome de nossa literatura, ele nasceu em Carmo de Minas, no dia 1º de junho de 1916. A importante data é lembrada em Minas, onde desenvolveu sua obra.

Murilo Rubião tem sua obra reconhecida como uma das mais inventivas do conto brasileiro. Fundou, com outros estudantes do curso de direito, a revista literária “Tentativa”. Em 1940, tem sua primeira publicação literária, o conto “Elvira, Outros Mistérios”, impressa na revista Mensagem.

Entre suas obras destaca-se “Ex-Mágico” (1947), ganhador de um prêmio da Academia Mineira de Letras, “Os Dragões e Outros Contos” (1965), “O pirotécnico Zacarias” (1974) e “A Armadilha” (1984).

Murilo Eugênio Rubião foi também o criador do Suplemento Literário de Minas Gerais (SLMG), em 1966, que é até hoje um dos mais respeitados periódicos do gênero no Brasil. A diversidade é a principal característica do Suplemento, desde seu primeiro número.

Ao longo dessas quatro décadas, o jornal se revelou um veículo aberto, recebendo trabalhos de autores de outros estados e países, tendo em vista unicamente a sua qualidade. Murilo Rubião morreu em 16 de setembro de 1991.

Com Fundação Municipal de Cultura de BH

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *