Feriadão tem maratona no Espaço Cultural Porto Seguro

Fachada do Espaço Cultural Porto Seguro – Foto: Edson Lopes Jr.

Espaço Cultural Porto Seguro, em parceria com a editora Lote 42, apresenta a 2ª edição da Tinta fresca – experiências gráficas e feira de publicações, com entrada gratuita, nos dias 14 e 15 de outubro, sábado e domingo, das 12h às 19h.

O evento conta com oficinas de diferentes técnicas relacionadas ao universo das publicações, como tipografia, corte e dobra, carimbos, xilogravura, gravura em metal, encadernação, serigrafia e estêncil; uma feira com livros, zines, pôsteres e gravuras, além de shows e discotecagem. A maioria delas acontecerá livremente durante todo o período dos dois dias de evento, possibilitando que os interessados se aproximem e experimentem técnicas de produção gráfica. Não é necessário pagar inscrição ou levar material.

Há ainda oficinas mais aprofundadas com 60 minutos de duração, agendadas em horários específicos durante o evento. Os participantes poderão levar para casa os resultados de suas experiências.

Os artistas Gilberto Tomé e Danilo de Paulo, da editora-ateliê Gráficafábrica, criaram uma série de imagens para as oficinas a partir de fotos e registros do bairro Campos Elíseos, no entorno do Espaço Cultural Porto Seguro. As imagens propostas para os carimbos, por exemplo, foram retiradas do desenho de gradis de portas e janelas de casas e prédios da região.

Luiz Gabriel Lopes está entre as atrações – Foto: Ramon Moreira/Divulgação

Uma programação musical foi especialmente preparada para os dois dias do evento. No sábado, acontece o encontro do cantor e compositor Luiz Gabriel Lopes com a cantora angolana Aline Frazão. Juntos pela primeira vez, sobem ao palco para entoar canções de seus mais recentes trabalhos (Insular, de Aline Frazão, e Mana, de Luiz Gabriel Lopes) e versões para músicas de compositores angolanos e brasileiros. 

No domingo é a vez da banda Ruspô  projeto musical do jornalista Ruy Sposati – mostrar ao vivo canções criadas a partir de samples, loops, colagens e instrumentos de software, dos álbuns Esses Patifes (2013) e Dourados (2016). Durante os dois dias, o duo DiMangaba, formado por Eduardo Lemos e Rafael Pucci, apresenta um set de dub, ska, funk americano e MPB.

O PortoFabLab, laboratório de fabricação digital do Espaço Cultural Porto Seguro, estará aberto ao público durante os dois dias. O laboratório conta com educadores e máquinas de fabricação digital, como cortadora laser e impressora 3D, para a realização de experimentos voltados para o diálogo entre arte e novas tecnologias. Na visita, é possível conhecer os projetos já realizados, ver as máquinas em funcionamento e entender como foram criadas as peças usadas nas oficinas de estêncil, carimbo, serigrafia e xilogravura do Tinta Fresca.

A primeira edição do evento Tinta Fresca aconteceu em junho de 2016, em uma parceria do Espaço Cultural Porto Seguro com a Lote 42, editora paulistana que se destaca no meio editorial brasileiro por sua aposta em edições cuidadosas, do conteúdo ao projeto gráfico. A editora organiza a feira anual Miolo(s) na Biblioteca Mário de Andrade, além de outros eventos, e é responsável pela Banca Tatuí, espaço de publicações independentes no centro de São Paulo, que distribui o trabalho de mais de 160 editoras e artistas.

Para Rodrigo Villela, diretor executivo do Espaço Cultural Porto Seguro, trata-se de uma oportunidade de abrir para um público maior uma das vocações da entidade: a de pesquisa, experimentação e acesso ao conhecimento no campo das artes, em paralelo às exposições. “Serão dois dias de programação intensa em torno de um tema, o das publicações e da gráfica, que está profundamente conectado com a exposição Manifesto Gráfico, que se encerra neste mesmo final de semana. Faz todo sentido chegar ao fim de uma exposição sobre design de cartazes com um evento de experiências gráficas, pois é mais uma forma de aproximar o público de técnicas e procedimentos que estão ligadas à criação no campo do design visual.”

Segundo os organizadores, a Tinta Fresca cresceu. “Nossa expectativa é receber um público maior após a repercussão positiva do ano anterior. A novidade desta edição é que as atividades estarão mais integradas, permitindo até que os interessados desenvolvam uma publicação própria. Queremos que as pessoas tenham uma experiência ainda melhor do que foi na edição anterior”, explica João Varella, sócio da editora Lote 42 e da Banca Tatuí.

Para Varella, iniciativas como esta “ajudam as pessoas a entenderem melhor esse campo artístico, que é muito rico, permitindo experimentar na prática diferentes técnicas. É uma porta de entrada para diversas técnicas e conhecimentos das artes visuais, estimulando a troca direta de experiências ao colocar as pessoas em contato direto com as editoras e autores das publicações presentes no evento”.

Abaixo a programação completa:

Oficinas

****

Xilogravura

Orientação: Nori Figueiredo

A técnica da xilogravura permite a reprodução de imagens impressas a partir de uma matriz de madeira talhada com ferramentas de corte, como goivas, estilete ou laser. A tinta é depositada sobre o relevo da matriz com a utilização de um rolo de borracha. As impressões são feitas com o uso de prensas ou colheres de bambu e geram imagens espelhadas em relação ao desenho talhado na matriz.

Datas e horáriosDias 14 e 15 de outubro – Sábado e domingo, às 13h, 14h e 15h.

Ingressos: Grátis – Distribuição de senhas 1 hora antes.

Duração: 60 minutos.

****

Encadernação

Orientação: Estela Vilela

A encadernação é a arte de dar forma e estrutura a publicações de qualquer natureza. É a espinha dorsal do livro. Pode ser feita com linha, cola, dobras e encaixes, permitindo uma infinidade de estilos e formas. O universo da encadernação também envolve a douração de livros, o conhecimento de papéis e revestimentos, como o couro e o pergaminho, e o manuseio de diversas ferramentas e utensílios, como os furadores, agulhas, bastidores, entre tantos outros.

Datas e horáriosDias 14 e 15 de outubro – Sábado e domingo, 13h, 14h, 15h, 17h e 18h.

Ingressos: Grátis – Distribuição de senhas 1 hora antes.

Duração: 60 minutos.

****

Gravura em metal

Orientação: Nori Figueiredo

A calcogravura, ou gravura em metal, permite a reprodução de imagens impressas a partir de uma matriz metálica, geralmente de cobre, gravada com instrumentos de corte, como a ponta seca, ou ácidos capazes de corroer o material metálico. A superfície da placa é entintada e em seguida limpa, de forma que a tinta permaneça apenas nos sulcos da matriz. As impressões são feitas com o uso de prensas e geram imagens espelhadas em relação ao desenho gravado na matriz.

Datas e horáriosDias 14 e 15 de outubro – Sábado e domingo, às 17h e 18h.

Ingressos: Grátis – Distribuição de senhas 1 hora antes.

Duração: 60 minutos.

****

Tipografia

Orientação: Heloisa Etelvina

A tipografia é um sistema de procedimentos e técnicas de composição e impressão. Abrange desde o desenho de letras e elaboração de matrizes de tipos móveis de chumbo ou madeira até o manuseio de ferramentas e máquinas de impressão, como o tira provas, prensas, prelos e guilhotinas. Com a tipografia é possível criar e compor textos literários, clichês ilustrativos, cartazes, composições artísticas, entre outros.

Datas e horáriosDias 14 e 15 de outubro – Sábado e domingo – Oficina aberta das 12h às 19h.

Ingressos: Grátis.

****

Serigrafia

Orientação: Ricardo Sutto

A serigrafia é o processo de reprodução de imagens a partir de uma tela preparada através da qual se transfere a tinta sobre uma superfície com a utilização de um rodo. No processo podem ser utilizadas máscaras feitas de papel ou a partir de transparências e emulsão fotossensível, ou ainda aplicar a tinta diretamente sobre a tela. Dessa forma, determina-se o desenho que será transferido para o papel, seguindo o princípio do estêncil.

Datas e horáriosDias 14 e 15 de outubro – Sábado e domingo – Oficina aberta das 12h às 19h.

Ingressos: Grátis.

****

Carimbos
Orientação: Gráficafábrica

Os carimbos são formas em relevo que podem ser impressos manualmente, com uma pequena pressão, sobre superfícies variadas. Podem ser produzidos com o uso de borrachas, madeira, superfícies texturizadas e até mesmo frutas e legumes, como a batata e a maçã. Suas impressões podem ser feitas com diversas tintas. É uma técnica acessível que permite a elaboração de composições fluidas e variadas.

Datas e horáriosDias 14 e 15 de outubro – Sábado e domingo – Oficina aberta das 12h às 19h.

Ingressos: Grátis.

****

Estêncil
Orientação: Gráficafábrica

O estêncil é a técnica de impressão a partir do uso de máscaras que podem ser recortadas manualmente ou com o uso de máquina de corte a laser. Determina-se uma imagem ou texto que se quer imprimir e extrai-se o material de uma superfície de papel ou plástico por onde a tinta será transferida. Ao se posicionar o estêncil sobre a superfície escolhida, a impressão é feita por meio de rolinhos, sprays ou até mesmo pincéis com tintas variadas.

Datas e horáriosDias 14 e 15 de outubro – Sábado e domingo – Oficina aberta das 12h às 19h.

Ingressos: Grátis.

****

Corte e dobra em papel

Orientação: Bruna Ximenes

As estruturas de corte e dobra podem ser muito variadas e permitem que, apenas com o uso de um estilete e dobradeira, estruture-se um papel plano em uma forma tridimensional. Ao explorar estes dois recursos de recorte e dobra é possível transformar folhas impressas em livretos que não exigem o uso de cola ou linha.

Datas e horáriosDias 14 e 15 de outubro – Sábado e domingo – Oficina aberta das 12h às 19h.

Ingressos: Grátis.

****

PortoFabLab – Ateliê aberto

Durante o Tinta Fresca, o PortoFabLab estará aberto ao público. O laboratório conta com educadores e máquinas de fabricação digital para a realização de experimentos que criem um diálogo entre arte, inovação e novas tecnologias. Na visita, o público poderá conhecer os projetos já realizados, ver as máquinas em funcionamento e entender como foram criadas as peças usadas nas oficinas de estêncil, carimbo, serigrafia e xilogravura do Tinta Fresca.

Datas e horáriosDias 14 e 15 de outubro – Sábado e domingo – das 12h às 19h.

Ingressos: Grátis.

Shows

Luiz Gabriel Lopes e Aline Frazão – Dia 14 de outubro

Dois cantautores em um encontro inédito entre a música do Brasil e de Angola. Aline Frazão é angolana de nascença, espanhola de vivência e brasileira de influência. A cantora e compositora de 29 anos, fã de Chico Buarque e Djavan, tem três discos lançados, mesmo número de álbuns de Luiz Gabriel Lopes (membro da banda mineira Graveola). Admiradores do trabalho um do outro, eles sobem ao palco juntos pela primeira vez, para entoar canções de seus mais recentes trabalhos (Insular, dela, e Mana, dele) e versões para músicas de compositores angolanos e brasileiros. 

Datas e horáriosDia 14 de outubro – Sábado, às 17h30.

Show aberto, na praça do Espaço Cultural Porto Seguro.

Ingressos: Grátis.

****

Ruspô – Dia 15 de outubro


Com dois álbuns lançados (Esses Patifes, 2013, e Dourados, 2016) o Ruspô fez pouquíssimas apresentações em sua trajetória. Nesta que será sua estreia em palcos paulistanos, a banda – projeto musical do jornalista Ruy Sposati – mostra ao vivo canções criadas a partir de samples, loops, colagens e instrumentos de software. Se na sonoridade o grupo mistura influências tropicais e brasileiras com música eletrônica, nas letras, Ruspô trafega por um Brasil árido e contemporâneo como se fizesse uma “etnografia musical”, especialmente da causa indígena, como escancara o título do segundo disco, uma referência à cidade matogrossense.

Datas e horáriosDia 15 de outubro – Domingo, às 17h30.

Show aberto, na praça do Espaço Cultural Porto Seguro.

Ingressos: Grátis.

****

DJ DiMangaba

Durante os dois dias de Tinta Fresca, o duo DiMangaba, formado por Eduardo Lemos e Rafael Pucci, apresenta um set de dub, ska, funk americano e MPB.

Serviço

TINTA FRESCA – EXPERIÊNCIAS GRÁFICAS E FEIRA DE PUBLICAÇÕES

Dias 14 e 15 de outubro

Sábado e domingo, das 12h às 19h

Classificação etária: Livre

Entrada gratuita

ESPAÇO CULTURAL PORTO SEGURO
Alameda Barão de Piracicaba, 610
Campos Elíseos – São Paulo
(11) 3226-7361

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *