Perfil

Miguel Arcanjo Prado é jornalista e vice-presidente da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).

Nascido em Belo Horizonte em 3 de dezembro de 1981, é graduado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em Comunicação Social , com habilitação em Jornalismo e formação complementar em Geografia. Também é pós-graduado pela USP (Universidade de São Paulo) em Mídia, Informação e Cultura, pelo CELACC (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação) da ECA (Escola de Comunicação e Artes).

Atualmente, é mestrando no Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

Em Minas, passou por O Pasquim 21, TV UFMG, Cedecom-UFMG e TV Globo Minas. Em 2007, transferiu-se para São Paulo ao ingressar no Curso Abril de Jornalismo, da Editora Abril. Foi repórter e colunista teatral da revista Contigo!, repórter do caderno Ilustrada na Folha de S.Paulo e repórter e colunista teatral do jornal Agora São Paulo.

Em 2009, fez parte da equipe que criou o Portal R7, onde esteve por seis anos e passou pelos cargos de repórter especial, editor de Famosos e TV e Entretenimento, editor de Cultura e colunista. Também foi comentarista da Record e apresentou e editou a Agenda Cultural da TV Record News por cinco anos.

Também atua como repórter colaborador em teatro e cultura no portal UOL e atuou como comentarista de Entretenimento e Cultura no programa Melhor pra Você, da Rede TV!.

É vencedor dos prêmios Medalha Cruz da Referência Nacional em Cultural pela ANCEC e Troféu Inspiração do Amanhã – Categoria Crítico de Arte. Foi finalista do Prêmio Comunique-se como Melhor Jornalista de Cultura em Mídia Eletrônica do Brasil.

Integra o júri das seguintes premiações: Prêmio APCA, Prêmio Reverência, Prêmio Aplauso Brasil e Prêmio Sesc de Melhores Filmes.

Em Belo Horizonte, em 2004, idealizou, produziu e dirigiu o espetáculo poético-musical Revertério, que teve três edições na UFMG.

Foto: Bob Sousa

Miguel_Arcanjo_Prado (1)